Manga Palmer: Sabor, Características e Benefícios

manga-palmer

A manga palmer é uma das mangas mais queridas e saborosas do Brasil. É uma variedade da fruta tropical originária da América do Norte, nos Estados Unidos, mais precisamente da Flórida, apesar de que alguns defendem a sua origem asiática.

No Brasil, a manga palmer é amplamente cultivada, principalmente por ser uma variedade da fruta mais atrativa para o comércio. É muito comum encontrar essa espécie de manga em mercados e feiras livres.

Confira todas as informações sobre essa deliciosa variedade de manga!

manga-palmer-2

Características da Manga Palmer

A manga palmer possui uma polpa de sabor bastante adocicado e, diferentemente da manga rosa, praticamente não apresenta textura fibrosa. Isso faz com que a manga palmer seja mais confortável de consumir, por não gerar fiapos que podem ficar presos aos dentes.

Outro ponto positivo para a manga palmer é o tamanho do seu caroço, que é bastante pequeno. E por isso, a fruta possui maior quantidade de polpa, que é firme e consistente.

A polpa da manga palmer apresenta uma coloração em tons de amarelo claro. A sua casca é grossa, com tons que variam do verde escuro ao roxo, e em alguns casos, vermelho. Já o seu formato é arredondado, por vezes levemente achatado na extremidade.

Origem da Manga Palmer

A origem da manga palmer apresenta algumas divergências.

Alguns defendem que a sua origem se deu na América do Norte, cuja espécie foi cultivada pela primeira vez no ano de 1945, no estado da Flórida que está situado nos Estados Unidos da América. Outros relatos indicam que a origem da manga palmer é asiática, assim como outros tipos.

No Brasil, a espécie da manga palmer passou a ser amplamente cultivada nos anos 60. Inclusive, graças a ela que se deu o nome de Morro da Mangueira à localidade onde era inicialmente cultivada, próxima à residência real.

Benefícios da Manga Palmer

A manga palmer apresenta diversos benefícios para a saúde do corpo. É uma fruta completa, com baixo teor calórico e com grande quantidade de fibras.

Uma porção de 100 gramas de manga palmer chega a possuir cerca de 12 gramas de fibras. As fibras são muito benéficas, pois ajudam a regular o trânsito intestinal e a dar sensação de saciedade.

A manga palmer é uma grande aliada no emagrecimento. Em conjunto com as fibras, ela apresenta baixo teor calórico e pouca quantidade de gorduras totais.

Além disso, assim como as outras variedades da fruta, contém vitaminas e sais mineiras importantes, como o ferro por exemplo, sendo uma ótima fruta para combater a anemia.

Confira outros principais benefícios da manda palmer e como eles atuam no organismo:

Vitamina A

A vitamina A é um antioxidante muito poderoso e eficaz em inibir o efeito dos radicais livres no organismo. Isso ajuda a evitar o envelhecimento das células que ocorre com a oxidação das mesmas.

Com as células protegidas, o corpo é capaz de se proteger contra doenças degenerativas como os vários tipos de cânceres, mal de Parkinson e Alzheimer.

Vitamina C

A vitamina C é também um antioxidante cujo papel no organismo é de extrema importância. Isso porque a vitamina C atua diretamente no fortalecimento do sistema imunológico, protegendo o corpo contra doenças e infecções ao manter as células saudáveis.

Além disso, a vitamina C presente na manga palmer é eficiente é facilitar a absorção do ferro no sangue. E ajuda a produzir neurotransmissores como serotonina e a dopamina, contribuindo com a melhor do humor.

Vitamina B1

A vitamina B1 é uma vitamina do complexo B, também conhecida por tiamina, e é bastante presente na manga palmer.

A principal função da tiamina no corpo é garantir o pleno funcionamento de sistemas importantes como o nervoso, o cardíaco e o muscular, sendo interessante o seu consumo por parte de pessoas idosas.

Cálcio

A manga palmer é rica em cálcio. O cálcio é responsável pela construção e manutenção da estrutura óssea do corpo, juntamente com o manganês e o magnésio.

Mas não é só isso, ele também contribui com o sistema nervoso, principalmente no que diz respeito aos impulsos e contrações musculares. E assim como o fósforo, o cálcio ajuda a regular o pH sanguíneo.

Magnésio

O magnésio é um sal mineral importante encontrado na manga palmer. Ele desempenha papel importante no cérebro, pois melhora a atividade cerebral e ajuda na produção de novos neurônios, sendo fundamental para a boa memória.

Manganês

O manganês presente na manga palmer também atua como antioxidante, e não apenas isso, contribui também para a produção de hormônios da tireóide.

Previne a osteoporose por atuar juntamente com o cálcio na saúde dos ossos. Além disso, ajuda a controlar a glicemia do sangue.

manga-palmer-3

Veja Também: Noz Moscada – Como Usar + 13 Benefícios

Como cultivar a Manga Palmer

O pé de manga palmer não se adapta bem em climas muitos frios, por isso é mais difícil que ela cresça saudável em regiões com o Sul e o Sudeste.

É interessante também fazer o plantio a partir de mudas, pois em caso de plantio de sementes, o pé pode levar anos para crescer e gerar frutos.

Para o plantio, basta cavar no solo um berço de plantio com aproximadamente 40 x 40 centímetros e inserir a muda. Em seguida, cobrir a planta com terra, esterco e farinha de ossos.

E finalmente, a irrigação deve ser realizada aproximadamente três vezes por semana enquanto o pé ainda estiver pequeno. Assim que ficar mais maduro, basta regar quando estiver seco.

Se a sua cozinha falasse, o que ela diria? Aqui eu digo tudo! MUITO PRAZER, sou a Cozinha que fala! #cuisinenopopulê

Deixe uma resposta:

Your email address will not be published.