Os 20 Drinks Famosos Mais Vendidos No Mundo

drinks-famosos-mais-vendidos

Não existe nada mais empolgante para quem gosta de bebidas do que assistir um bom barman preparar drinks famosos na nossa frente seja pessoalmente ou através de algum vídeo ou filme.

Sempre bate aquela curiosidade: Qual será o drink mais vendido no mundo?

Todo ano a Drinks International prepara uma pesquisa com os 100 melhores bares do mundo para saber quais são os drinks famosos mais vendidos no planeta. A lista mudou pouco de 2019 para 2020 mas continua muito democrática.

negroni-cocktail-drink

Quais são os 20 Drinks Famosos mais vendidos no mundo?

Entra ano e sai ano e uma coisa é certa: Haverá alguém em alguma parte do mundo fazendo drinks para celebrar. Quer saber quais são os drinks famosos mais vendidos do mundo? Vamos a lista:

42 – Caipirinha (Bônus)

A nossa caipirinha é o 42º drink mais vendido no planeta. Ela inaugura essa lista para mostrar que o Brasil também está no topo do mundo dos drinks famosos.

20 – Aviation

Subindo na lista – nove posições – está o Aviation. A receita apareceu pela primeira vez no livro de Hugo Ensslin chamado “Recipes for Mixed Drinks” em 1916, onde o crème de violetas deu um toque extra floral para o momento.

É um dos 16 drinks famosos feitos com gim na lista dos 50 mais vendidos do mundo de acordo com a pesquisa.

Na preparação vai gim, licor marroquino, suco de lima da pérsia, licor de violeta, uma cereja.

19 – Dark ‘N’ Stormy

Esse highball das Bermudas é quase muito simples para ser um  ‘cocktail’. Na sua essência é uma versão em rum do Moscow Mule.

A história conta que os marinheiros britânicos trouxeram com eles a cerveja de gengibre e os destiladores locais de Goslings acrescentaram o rum.

Eles jogaram um pouco de limão e assim o  Dark ’n’ Stormy nasceu. Essa é uma receita que praticamente tem barba e tatuagens e pode ser bebida tanto na terra quanto no alto mar.

18 – Penicillin

drinks-famosos-penicillin

Inventada pelo ex-proprietário da Milk & Honey, agora Attaboy, Sam Ross, esta bebida usa whisky, suco de limão, xarope de mel e gengibre e whisky turvo guarnecido com gengibre cristalizado.

Esse é o drink escocês mais bem colocado na lista dos drinks famosos mais vendidos do mundo.

Sugestão:

  • 60ml Chivas Regal 12 Anos
  • 7ml Islay Single Malt Scotch whisky
  • 20ml suco de limão siciliano
  • 20ml xarope de mel 1:1

17 – French 75

Saltando 12 lugares na lista, o French 75 originalmente foi criado por Harry MacElhone no Harry’s New York Bar em Paris.

O coquetel foi popularizado pelo The Savoy Cocktail Book e mais tarde apareceu no The Stork Club, em Nova York, o que contribuiu para sua popularidade.

No Arnaud’s – o lar adotivo da bebida em Nova Orleans – o French 75 é feito com Courvoisier VS, açúcar, suco de limão e champanhe Moët & Chandon.

16 – Clover Club

Este clássico existe desde a pré-proibição do álcool nos Estados Unidos e recebeu o nome de um clube masculino da Filadélfia.

Apesar de ser muito popular em seu apogeu, caiu de popularidade até reaparecer novamente durante o renascimento do coquetel, a uns 15-20 anos atrás.

O bar Clover Club de Julie Reiner – que foi cinco vezes eleito um dos 50 melhores bares do mundo – é, obviamente, nomeado em homenagem à bebida.

O drink usa gim, vermute seco, framboesa, suco de limão e clara de ovo.

15 – Boulevardier

drink-famosos-boulevardier

Cansado de Negroni? Se você substituir o gim pelo whisky americano, terá um Boulevardier. Em 1/4 de todos os 100 melhores bares do mundo esse drink estava entre seu repertório dos 10 melhores drinks famosos.

Este clássico do whisky foi criado por Erskine Gwynne, um escritor americano na década de 1920. O Boulevardier recebeu o nome da revista mensal parisiense de mesmo título.

14 – Bloody Mary

Esse é um daqueles clássicos que nunca sai de moda. Está entre os 10 drinks mais vendidos em mais de 25% dos 100 melhores bares do mundo.

A região que mais curte esse clássico é Connaught, em Londres, onde o Bloody Mary é lendário. Idealizado por Ago Perrone e Erik Lorincz uma década atrás, ele pede vodka Ketel One, suco de tomate fresco, uma mistura de especiarias caseiras, suco de limão fresco e ar de aipo.

Existe uma versão romântica sobre a sua criação que afirma que o bartender Bertin Azimont criou o coquetel para Ernest Hemingway.

O escritor, ganhador do prêmio Nobel de literatura de 1954, teria pedido um drinque sem odor de álcool, para que sua esposa não percebesse quando ele estivesse bebendo.

13 – Tommy’s Margarita

Este toque cult na Margarita de Julio Bermejo, a Tommy’s Margarita em San Francisco quase se tornou a receita padrão para muitos na comunidade de bares sofisticados.

Pela primeira vez ele aparece sozinho na lista e já está no Top 15. O toque do Bermejo inclui tequila 100% agave, além de suco de limão fresco e xarope de agave.

12 – Gimlet

Este coquetel gim-que virou-vodca-que virou-gim-com-limão está presente no Top 10 Mais Pedidos em um quarto dos 100 melhores bares do mundo.

A proporção era originalmente 50/50 de gim e limão, mas isso acontecia quando as pessoas não ligavam muito para os seus dentes e para a ressaca do dia seguinte.

Hoje se usa uma proporção de 75/25 gim-e-limão. Muitos, porém, vão de suco de limão fresco, tornando este um Daiquiri para os bebedores de gim.

11 – Moscow Mule

moscow-mule-drinks-famosos

O Moscow Mule, mesmo não estando mais no Top 10, ainda ocupa uma posição elevada nesta lista. É um dos drinks famosos mais pedidos em mais de um quarto dos 100 melhores bares, com popularidade maior nos Estados Unidos.

É vodka, limão, gengibre e refrigerante – um bom drink para os menos aventureiros. Ainda assim, ótimo para pedidos em grandes quantidades em noites movimentadas.

10 – Aperol Spritz

aperol-spritz-drinks-famosos

O Aperol Spritz continua no top 10 dos drinks famosos, embora tenha caído uma posição em relação ao ano passado. Praticamente 30% dos bares o colocaram entre os 10 primeiros.

Criado pelos irmãos Barbieri em 1900, o Aperol Spritz foi a proposta deles para uma bebida mais leve antes do jantar.

Aperol, prosseco e um toque de soda – uma das bebidas mais fáceis de preparar desta lista.

9 – Mojito

Este clássico cubano pode parecer em descompasso com a moda atual de drinks – um vestígio dos anos noventa – mas continua sendo um verdadeiro clássico, muito amado por todos.

É um dos 10 drinks famosos mais vendidos do mundo em cerca de 30% dos melhores bares do mundo.

Você pode fazer seus Mojitos com rum, suco de limão, refrigerante, açúcar mascavo, hortelã fresca e gelo.

8 – Manhattan

A oitava posição parece um pouco baixa este clássico, mas 37% dos bares tornam o Manhattan um de seus 10 melhores.

Bitters e vermute doce são geralmente usados com Bulleit, Woodford Reserve ou Rittenhouse.

Jim Meehan tem a receita: uísque de centeio, vermute doce e duas pitadas de Angostura, mexidas com gelo, coadas em um recipiente resfriado e guarnecidas com cerejas curtidas no conhaque.

7 – Margarita

A Margarita é o clássico da tequila mais bem posicionado na lista dos drinks famosos mais vendidos no mundo.

A Margarita está entre os três primeiros drinks mais vendidos em quase 10% dos bares.

Mesmo dividindo os votos com a Tommy’s Margarita, o drink continuou firme na lista entre os 10.

6 – Espresso Martini

espresso-martini-drinks-famosos

Um dos drinks famosos que mais subiu na lista é esse coquetel de café e vodka, impulsionado pelo falecimento de seu inventor Dick Bradsell.

Em 2017, ele era o número 27 da lista e agora está lutando contra os grandes clássicos no top 10.

Feito infame para um cliente que queria uma bebida que iria “acordá-la e deixá-la disposta a transar”, este clássico moderno foi considerado o coquetel número um em 6% dos melhores bares do mundo e um dos 10 primeiros servidos em quase 40%.

5 – Whisky Sour

O nome e a receita podem variar um pouco, mas este coquetel clássico continua consistente em nossa lista de drinks famosos.

Diz-se que a receita do Whisky Sour foi publicada pela primeira vez no livro de Jerry Thomas, How to Mix Drinks or the Bon Vivant’s Companion, em 1862.

Este não é o melhor drink de muitos bares – é uma bebida comum – mas foi um clássico dos 10 melhores em quase 50% dos bares pesquisados.

A receita é bourbon, suco de limão e uma colher de chá de açúcar. A clara do ovo é opcional, embora esta seja uma bebida que se beneficia da textura.

4 – Dry Martini

O Dry Martini, muito querido pelos fãs de gim, aparece entre o Top 5 dos drinks famosos mais vendidos no mundo.

Existem muitos bares que fazem um ótimo Dry Martini, mas o Barcelona’s Dry Martini (eleito várias vezes entre os 50 melhores bares do mundo) é definitivamente um dos melhores.

Esse drink usa gim e vermute francês em proporção 50/50, uma pitada de bitter de laranja, um esguicho de limão e uma azeitona verde.

3 – Daiquiri

Daiquiri-drinks-famosos

O favorito do barman, o Daiquiri é a bebida de rum mais pedida nos melhores bares do mundo.

Curiosamente, apenas 6% dos bares disseram que este era o seu melhor clássico, mas 27% deles o escolheram entre os três primeiros e quase metade entre os dez mais produzidos.

Na casa da bebida, La Floridita de Havana, eles preferem a versão congelada, mas geralmente é suco de limão, rum branco e xarope de açúcar, batido e servido.

Na maioria dos bares, os morangos (que são usados em alguns lugares do mundo) são deixados na geladeira.

2 – Negroni

A anos o Negroni está no Top 3 da Lista dos Drinks Famosos mais vendidos da Drinks International.

Assim como o Old Fashioned, o ponto forte do Negroni foi sua transição de queridinho dos bartenders para o favorito do consumidor – 13% dos bares disseram que era o clássico número um e estava entre os três primeiros servidos em mais de 40% dos bares.

Se existe um drink que pode ser feito em casa, é o Negroni – a receita clássica é um terço de Campari, um terço de Vermute Doce e um terço de gim.

1 – Old Fashioned

os 20 drinks famosos mais vendidos no mundo

Em número um, o mais consumido na lista dos drinks famosos é o Old Fashioned, o clássico dos clássicos.

Entra ano e sai ano o Old Fashioned se mantém firme na primeira posição – na verdade, este clássico do whisky americano está ganhando cada vez mais terreno segundo a pesquisa. Quase 35% dos bares disseram que era o drink mais vendido da casa.

Faça com bourbon ou whisky de centeio, como provavelmente faziam na época de sua criação. O inventor do drink, David Wondrich diz:

“Um cubo de açúcar hidratado com 3 jatos de bitter de agostura e gotas de água, batido com uma grande pedra de gelo, bourbon e soda, finalizado com uma fatia de casca de laranja.”

Conclusão

E aí? Gostou da Lista? Quais desses drinks famosos você não conhecia? Aproveite para contar pra gente nos comentários. Fique por dentro também do mundo dos drinks com vodka lendo o nosso artigo, clique aqui.

Se a sua cozinha falasse, o que ela diria? Aqui eu digo tudo! MUITO PRAZER, sou a Cozinha que fala! #cuisinenopopulê

Deixe uma resposta:

Your email address will not be published.

Site Footer