A escolha da bebida em uma ocasião especial pode salvar a sua pele ou arruinar a sua noite, principalmente se tratando de vodka. Nesse artito você vai aprender como escolher a garrafa certa e nunca ser pego de surpresa. Vamos nessa?
Vodka é feita de que?
A vodka é uma bebida nacional da Rússia, feita a partir de cereais ou tubérculos, submetida a uma temperatura alta, e filtragens químicas para retirar os aromas dos cereais, ao fim deste processo tem cerca de 35 a 60 % de teor alcoólico.
Atualmente além da vodka pura há também a vodka saborizada que tem o mesmo teor alcoólico da vodka, a diferença que em vez de criar uma bebida para agregar sabor na vodka ela já o possui, em alguns casos as vodkas saborizada podem ser usadas em drinks com vodka mais incrementados.
Além de ser uma bebida muito usada em drinks e até consumida pura, o uso da vodka na gastronomia aumentou muito, usada no cozimento, em recheios de doces e molhos caseiros de pimentas. Incrível, não é mesmo?
Conheça agora algumas das principais dicas de como escolher a melhor Vodka:
Como escolher a melhor Vodka
A melhor vodka sem sombra de dúvidas será aquela que tem a matéria prima de alta qualidade, vodkas produzidas com trigo costumam ter o sabor mais suave do que as que são produzidas com milho que são mais neutras.
Assim sendo, as bebidas com os melhores ingredientes serão mais puras e de sabor mais equilibrado, desta forma que a vodka for barata significa que passou por menos processos de destilação e purificação.
Porém, também terá alteração no sabor da vodka, se ela for produzida com um mix de grãos e cereais, ou com a fermentação de um produto apenas, algumas marcas são conhecidas pela qualidade das suas vodkas entre elas estão Cîroc, Absolut e Smirnoff.
O consumo puro da vodka é menos apreciado do que a vodka e drinks, até por que em um drink a vodka acaba sendo diluída tanto no gelo quanto nos outros ingredientes e desta forma o seu teor alcoólico não fica tão marcante.
TOP 8: Melhores Vodkas Vendidas no Brasil
Agora você já sabe como escolher a sua bebida. Preparamos uma lista com as 8 melhores vodkas vendidas no Brasil. Vamos lá?
Smirnoff – Coringa para Festas
Essa é uma das bebidas mais conhecidas dos brasileiros. A garrafa mais barata dessa lista é um coringa para qualquer festa e pode ser usada na preparação de muitos drinks com vodka (como os da lista acima).
Absolut – Um Clássico Reconhecido
Subindo alguns degraus está a Absolut. Sinônimo de qualidade essa vodka tem um controle de qualidade muito rígido e seu sabor é marcante e presente. É muito vendidas em bares e casas de show por todo o país.
Suas principais características são:
- Elaborada a partir de ingredientes naturais, os principais ingredientes da absolut vodka são água e o trigo de inverno do sul da suécia.
- É saborosa, encorpada e complexa, mas mantém a suavidade e a leveza com a presença marcante de grãos.
- Em sua produção é destilada incontáveis vezes e, ao contrário de outras vodkas, não contém açúcar.
- Seguindo o conceito de one source ou única fonte, é 100% produzida na suécia, em åhus, o que faz com que toda garrafa de absolut consumida no mundo venha do mesmo local e tenha a mesma qualidade.
- Devido sua capacidade para misturar com outros sabores e realçá-los, absolut é o ingrediente chave para as mais diversas combinações, sendo a opção mais indicada para seus drinks e coquetéis.
Grey Goose – Destilada apenas uma vez
Nesse momento já podemos afirmar que essa garrafa é um clássico. A Grey Goose é uma das vodkas mais notáveis do planeta e sua garrafa é inconfundível.
Seu processo de qualidade foi herdado do processo rígido de controle das destilarias francesas, tornando essa bebida realmente especial.
Suas principais características são:
- Foi a pioneira e criou o segmento de vodkas Super Premium, sendo a principal referência do segmento no mundo.
- Vodka Super Premium mais vendida no mundo.
- Importada da França e produzida a partir do melhor trigo e da água naturalmente filtrada das montanhas francesas.
- Vodka de qualidade incomparável, do campo à garrafa.
Vodka Cîroc – A Francesa mais Russa do Mundo
“…e agora assista aí de camarote… eu bebendo gela, tomando cîroc…”
É difícil um brasileiro não lembrar desse clássico (até porque tocava o dia inteiro, em todos os lugares). A Cîroc é reconhecida por muitos especialistas por ser a vodka internacional “mais russa” do mundo.
É elaborada com insumos criteriosamente selecionados e também carrega a tradição das destilarias francesas na sua essência.
Suas principais características são:
Vodka Belverdere Pure – Equilíbrio e Qualidade
Essa vodka polonesa é realmente um ponto fora da curva no mercado da bebida.
Produzida com centeio nobre essa bebida alia o “ardente” da vodka com uma certa suavidade tornando a Belvedere ótima para consumir pura.
Vodka Stolichnaya – Custo Benefício
A famosa Stoli é uma vodka realmente especial.
Produzida com centeio e trigo ela traz um sabor diferente ao copo de quem se arrisca. É uma vodka que exala originalidade.
Em seu processo de produção a Stolichnaya é filtrada 4x e destilada 3, garantindo um ótimo controle de qualidade e sabores finais diferenciados.
Outra garrafa que vale a pena ser apreciada pura (mas vai muito bem em drinks com vodka também).
Vodka Beluga Noble – O Padrão Ouro Russo
Essa garrafa é considerada por muitos especialistas como a melhor e mais única vodka do planeta.
Produzida na melhor destilaria da Rússia ela é feita com água dos poços artesianos da Sibéria e utiliza trigo na sua preparação.
Vodka Wyborowa Exquisite – Sofisticação e Alto Padrão
Em primeiro lugar na nossa lista, desbancando a Beluga, está a Wyborowa Exquisite.
Ela está em primeiro devido ao seu processo rígido de preparação na Polônia, sua garrafa INCRÍVEL e principalmente o seu custo benefício.
Você também pode conferir as Vodkas mais vendidas na Amazon clicando aqui.
Perguntas e Respostas sobre Vodka
Vodka é feita de que?
A vodka é uma bebida nacional da Rússia, feita a partir de cereais ou tubérculos, submetida a uma temperatura alta, e filtragens químicas para retirar os aromas dos cereais, ao fim deste processo tem cerca de 35 a 60 % de teor alcoólico.