13 Tipos de Abóbora e Como Usar Cada Uma Delas

abobora-tipos-de-aboboras

A abóbora é um dos ingredientes mais democráticos e acessíveis do planeta. Seu cultivo é fácil e seu sabor traz muito conforto e doçura a mesa. Bora aprender tudo sobre abóboras?

Nesse artigo vamos falar sobre 13 tipos de abóboras e suas características.

Separe um tempinho e se prepare porque lá vem muita informação sobre esse que é o ingrediente preferido de muita gente. Para facilitar a sua leitura, criamos o índice interativo abaixo, se quiser pular diretamente para alguma parte que te interesse mais basta clicar:

abobora-tipos-de-aboboras-1

Qual é o Nome Científico da Abóbora?

O nome científico da abóbora é Cucurbita. Ela pertence a um gênero botânico da família das cucurbitáceas (Cucurbitaceae), que é igual ao da melancia, do chuchu, do pepino e do melão.

ReinoPlantae

GêneroCucurbita

OrdemCucurbitales

DivisãoMagnoliophyta

FamíliaCucurbitaceae

ClasseMagnoliopsida

abobora-tipos-de-aboboras-3

Como Comprar Abóbora? Como Escolher A Abóbora Certa?

Para que você consiga escolher a abóbora certa, ela precisa estar pesada e razoavelmente firme, isso significa que a parte de dentro está úmida e macia. Dê preferência por abóboras inteiras ou no máximo cortadas ao meio.

Abóboras cortadas em pequenos pedaços podem facilmente perder sabor, principalmente as “que já vem” sem a casca.

abobora-tipos-de-aboboras-2

Receitas com Abóbora

Junto com as batatas, a abóbora é um dos ingredientes mais democráticos do planeta. Centenas de milhares de chef criam pratos incríveis com elas o tempo todo.

Dependendo do tipo de abóbora, você consegue mais ou menos doçura na sua preparação. Isso também se aplica a textura.

Separamos uma lista com as principais receitas clássicas com esse ingrediente:

  • Camarão na Moranga
  • Tortéi
  • Doce de Abóbora
  • Nhoque de Abóbora
  • Abóbora com Shitake
  • Purê de Abóbora
  • Abóbora Assada
  • Sopa de Abóbora com Gorgonzola
  • Risoto de Abóbora
  • Moranga Caramelada

Para facilitar as suas receitas, separamos esse vídeo de como cortar esse legume do jeito certo! Dá uma olhada:

Com o passar do tempo vamos atualizar esse artigo colocando acima os links das nossas receitas. Você pode encontrar mais receitas com outros ingredientes aqui na Cozinha Que Fala clicando nesse link.

Ps. Você tem alguma receita incrível que utiliza abóbora? Algo de família guardado a sete chaves? Compartilhe com a gente nos comentários.

Tipos de Abóbora

Como falamos anteriormente, existem diversos tipos de abóboras e isso vai interferir diretamente na doçura, textura e potência do seu prato.

A seguir, vamos trazer mais informações sobre os 13 tipos mais comuns e sua principais características. Segue a leitura!

Abóbora Seca ou Abóbora de Pescoço

Essa é uma das peso pesadas aqui da lista. Podendo chegar a até 15kg, a abóbora de pescoço tem uma casca verde intensa, com listas em alaranjado claro.

Ela é bem fibrosa, de sabor doce e com uma textura interna bem úmida. Vai muito bem em preparações de salada, doces ou para dar aquele sabor a mais no seu pão.

Essa provavelmente é a favorita da sua avó para fazer doce. Acredite.

abobora-de-pescoco-abobora-seca-tipos-de-aboboras
Abóbora de Pescoço ou Abóbora Seca

Abobrinha

A abobrinha é uma espécie anual, de nome científico Cucurbita pepo, suas flores são amarelas e são muito consumidas fritas principalmente na culinária oriental japonesa.

Ela também é conhecida por abóbora de moita ou abobrinha italiana.

Majoritariamente, esse legume tem coloração verde clara, rajada de verde escuro. Trata-se de um vegetal super sensível.

Fonte de cálcio, fósforo e ferro, a abobrinha geralmente é consumida in natura, frita ou cozida. Ao comprar, evite escolher uma abobrinha que contenha partes escuras ou moles. Isso pode ser um indicativo que ela já está passada ou foi batida no transporte.

abobrinha-cucurbita-pepo
Abobrinha

Abóbora Paulista

Essa é uma das mais versáteis abóboras dessa lista. A abóbora paulista pode ser consumida praticamente inteira (desde a casca, folhas, flores e até as sementes) e contém alto teor de ferro.

Seu nome científico é cucurbita morschata, ela é um legume legitimamente americano que foi difundido para a europa pelos portugueses.

Com uma casca bastante mole, a abóbora paulista é uma das mais fáceis de descascar. Vai muito bem em preparações como saladas, pratos quentes, bolos e sopas.

abobora-paulista-tipos-de-aboboras
Abóbora Paulista

Moranga

Segundo a Embrapa, o que diferencia a Moranga da Abóbora o pedúnculo ou cabinho do fruto. A moranga tem pedúnculo liso, sem sulcos, corticoso e grosso, enquanto a abóbora tem pedúnculo sulcado, alargado e achatado na inserção do fruto.

O que isso quer dizer?

O cabinho da moranga é grosso e sem ranhurazinhas, o das abóboras é tem ranhuras ou pregas e é mais alargado. São diferenças técnicas porque o sabor é incrível também.

A moranga é cultivada a mais de 10 mil anos nas américas e é fonte importante de vitamina A, vitamina C, fibras e potássio.

Ela só é consumida madura, quando a sua polpa fica docinha e com um sabor incrivelmente clássico. Na hora de comprar, escolha sempre a moranga que estiver com o “cabinho”, a casca dura, de casca fosca e sem machucados.

moranga
Moranga

Abóbora Manteiga ou Abóbora Butternut

Dentro dos tipos de abóboras, essa é a que tem uma das cores mais bonitas. Trata-se de um legume de casca lisa e coloração amarela bem clarinha.

Sua textura interna é bem macia com uma certa cremosidade. Existem muitas pessoas que afirmam sentir um gosto de nozes ao provar.

Por ter um sabor bem específico e puxar um pouco para a neutralidade, essa abóbora vai muito bem tanto em receitas salgadas quanto doces.

Ela é escolhida na maioria das vezes devido a sua textura e não necessariamente pelo sabor marcante.

Ela é muito fácil (e legal) de cortar e vai bem em uma série de preparações.

abobora-manteiga-abobora-butternut-tipos-de-aboboras
Abóbora Manteiga ou Abobora Butternut

Abóbora Hokkaido

De sabor doce e textura aveludada, a hokkaido é muito utilizada em preparações de nhoques mundo afora.

Essas abóboras destacam-se pelo sabor suave e agradável. Sua densidade nutricional é uma das maiores entre todos os outros tipos, o que quer dizer que ela é bem calórica.

Sua casca é bem dura porém a sua polpa após o cozimento, torna-se macia e cremosa.

Rica em betacaroteno, luteína, vitaminas do complexo B e vitamina A, trata-se de um super alimento.

abobora-hokkaido-tipos-de-aboboras
Abóbora Hokkaido

Abóbora Chila ou Chila Caiota

Essa é um dos mais curiosos tipos de abóbora aqui dessa lista. De nome científico Cucurbita ficifolia, esse legume de cor verde rajado de branco é muito utilizado para fazer doces.

Dentre os tipos de abóboras, esse se caracteriza por ter uma polpa branca bem fibrosa que facilita na hora do preparo. Originária a mais de 3000 anos na América Central e do Sul, algumas pessoas ainda confundem ela com uma melancia.

No Brasil, ela é cultivada principalmente na Região Sul do país, nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

abobora-chila-chila-caiota-tipos-de-aboboras
Abóbora Chila ou Chila Caiota

Abóbora Halloween

As abóboras halloween, também chamadas na França de citrouille, é uma variedade conhecida principalmente pelo seu aspecto do que pelo seu sabor.

Geralmente são legumes grandes, de cor alaranjado bem intenso e formato mais arredondado.

De interior seco e fibroso, essa abóbora foi utilizada por muitos anos como ração para animais durante a década de 50 na França.

Você vai encontrá-la em preparações clássicas americanas como tortas de abóbora.

abobora-halloween-tipos-de-aboboras
Abóbora Halloween

Abóbora Espaguete ou Abobrinha Bavette

Dentre os diversos tipos de abóboras, essa é uma das mais curiosas. De formato quase cilíndrico, esse legume japonês tem seu interior fibras que lembrar muito espeguetes italianos.

Seus longos filamentos são muito utilizados em receitas fit pois tem uma densidade calórica muito inferior as massas com farinha.

Para fazer o “macarrão” com ela, primeiro retira-se as sementes, depois bem levemente com um garfo raspa-se o interior. Assim os filamentos vão se soltando formando a massa.

As folhas são verde escuras, as flores alaranjadas e o interior tem cor creme.

abobora-espaguete-abobora-bavette-tipos-de-aboboras
Abóbora Espaguete ou Abóbora Bavette

Abóbora Menina ou Abóbora Gigante

A maior dessa lista, as abóboras meninas ou abóboras gigantes tem nome científico Cucurbita maxima, e são nitidamente reconhecidas pelo seu tamanho avantajado.

Ela também é conhecida como moranga de mesa e tem crescimento considerável em diversos tipos de solo.

Assim como a abóbora halloween, uma das suas maiores qualidades é o tamanho mesmo. Seu sabor fica bem no meio entre o doce e o neutro.

abobora-menina-abobora-gigante-tipos-de-aboboras
Abóbora Menina ou Abóbora Gigante

Abóbora Cabotiá

Originária do Japão, a Abóbora Cabotiá é considerada uma das melhores do seu gênero por ter um sabor aveludado e uma textura interna bem densa e um pouco mais seca.

Seu fruto tem tamanho médio e sua casca é bem áspera de coloração verde escuro.

Seu sabor aveludado também tem notas terrosas e é levemente adocicado. Vai muito bem em preparações principais salgadas por equilibrar bem os sabores.

Dentre os tipos de abóboras, essa é uma das mais utilizadas nas cozinhas de restaurante no Brasil.

Quer aprender como cortar uma Abóbora Cabotiá em 3 minutos? Saca só o vídeo abaixo:

abobora-cabotia-tipos-de-aboboras
Abóbora Cabotiá

Abóbora Musquee de Provence

Essa variedade de origem francesa tem uma característica muito curiosa, sua casca é verde bem escuro mas vai ficando alaranjada conforme vai amadurecendo.

Sua polpa tem coloração alaranjada bem viva.

A Musquee de Provence tem uma textura bem lisa e macia, com um sabor adocicado que vai bem em várias receitas salgadas e doces.

Também conhecida como Abóbora Moscada em Portugal, ela é mais um dos tipos de abóboras utilizados em todo o mundo.

abobora-musquee-de-provence-tipos-de-aboboras
Abóbora Musquee de Provence

Abóbora Bolota

Com uma aparência que lembra muito o caju e o fruto do carvalho, essa variedade tem uma coloração externa que pode variar entre o verde escuro, o verde claro e o alaranjado.

Dentre as outras variedades de abóboras citadas nessa lista, a bolota é a que tem um dos sabores mais únicos.

Seu interior lembra muito o avelã, mas tem quem identifique notas de canela e até mel no seu sabor.

Caso você queira se aventurar nas panelas com a Bolota, sugerimos que utilize o forno ou se jogue de cabeça em uma sopa aveludada com creme de leite. Vai casar certinho.

abobora-bolota-tipos-de-aboboras
Abóbora Bolota

Perguntas e Respostas Sobre Abóboras

Quantos tipos de abóboras existem?

No total existem apenas um tipo de Abóbora, que é uma espécie nativa da América do Sul. Já as Cucurbitas (gênero que inclui as abóboras mais comuns) tem no total entre 20 e 27 espécies.

Qual é a melhor abóbora para fazer doce?

A Abóbora de Pescoço é a melhor abóbora para fazer doce. Ela pode chegar a até 15kg, tem uma casca verde intensa, com listas em alaranjado claro e um sabor bem doce com textura úmida.

Abóbora é legume?

Sim. Abóbora é um legume que pertence ao gênero Cucurbita e é da ordem dos Cucurbitales.

Como cultivar Abóboras?

De maneira geral, para cultivar abóboras você vai precisar de um solo com pH entre 6 e 6,5, fazer covas de 40cm/30cm/25cm (comprimento/largura/profundidade), depositar as sementes com aproximadamente 3cm de profundidade e irrigar caso esteja em uma região seca.

O que é Abóbora Cabotiá?

A Abóbora Cabotiá é uma cucurbita originária do japão. A espécie é considerada uma das melhores do seu gênero por ter um sabor aveludado e uma textura interna bem densa e um pouco mais seca. Seu fruto tem tamanho médio e sua casca é bem áspera de coloração verde escuro.
Seu sabor aveludado também tem notas terrosas e é levemente adocicado. Vai muito bem em preparações principais salgadas por equilibrar bem os sabores.

O que significa Abóbora?

Abóbora vem do latim apopora.

Como saber se a abóbora é boa?

Para saber se uma abóbora é boa antes de comprar você precisa fazer uma análise. Ela precisa estar pesada e razoavelmente firme, isso significa que a parte de dentro está úmida e macia. Você deve dar preferência por abóboras inteiras ou no máximo cortadas ao meio para melhor aproveitamento.

Conclusão: Abóbora e Tipos de Abóboras

Existem muitos tipos e variedades desse legume tão democrático e amado pelas pessoas ao redor de todo o mundo.

O ideal para quem quiser se aventurar na cozinha com ele é testar, testar e testar. Doces são uma boa pedida, preparações salgadas são uma boa pedida, sopas são melhor ainda.

Tenha em mente que trata-se de um vegetal com densidades internas bem diferentes, então escolha bem o tipo de acordo com a preparação que for realizar.

Após essa lista, é só ter coragem de trazer uma dessas para casa e começar a se aventurar.

Gostou da Lista de abóboras? Achou que faltou alguma? Conta para a gente nos comentários!

Se a sua cozinha falasse, o que ela diria? Aqui eu digo tudo! MUITO PRAZER, sou a Cozinha que fala! #cuisinenopopulê

1 comments On 13 Tipos de Abóbora e Como Usar Cada Uma Delas

Deixe uma resposta:

Your email address will not be published.

Site Footer