Quantos Tipos de Abacate Existem? [2021]

Abacate-quintal-tipos-de-abacate

O abacate é um fruto polêmico. Algumas pessoas amam, outras dispensam. Algumas pessoas usam como aliado nas dietas, outras consideram o abacate um vilão para o emagrecimento, independente dos tipos de abacate que estivermos falando.

Obtido do abacateiro, o abacate pertence à família da Lauraceae, planta nativa da América do Sul e do México.

Há muitas variedades existentes no mundo, mas no Brasil as principais são: o abacate avocado (também conhecido por abacate hass), o abacate breda, o abacate fortuna, o abacate geada, o abacate margarida, o abacate ouro verde e o abacate quintal.

As características de cada variedade do fruto variam de acordo com a cor da casca, a textura da casca, o teor de gordura e a concentração de água presentes na polpa, e o período em que é feita a colheita dos frutos.

Confira abaixo as principais características de cada tipo de abacate:

Abacate Avocado (Hass)

tipos-de-abacate-avocados
Avocado (Tipos de Abacate)

Originário da América do Sul, o avocado – também conhecido por hass – é a menor espécie de abacate. A colheita do avocado no Brasil é realizada no período entres os meses de fevereiro a setembro.

Possui no exterior uma casca verde escura, cuja textura é muito rugosa. Quando muito maduro, a casca assume um tom de roxo escuro.

A sua polpa é de coloração esverdeada, e a sua consistência é amanteigada, porém firme e sem fibras.

Isso porque a polpa possui uma maior quantidade de gorduras – ou óleos essenciais, em torno de 20% – e menor concentração de água – uma média de 61% – o que dá a ela um aspecto mais compacto.

Essa consistência é muito apreciada na culinária por permite utilizá-la no preparo de outras receitas, como o famoso guacamole, que é um purê de abacate temperado típico da culinária mexicana.

Além disso, a polpa do avocado é rica em vitaminas, sais minerais e antioxidantes.

O valor de mercado do avocado é mais caro que os demais tipos de abacate por conta do custo de produção da colheita que é feita manualmente, em torno de três vezes mais cara que o abacate adquirido no mercado interno.

Por isso, é dedicada ao mercado externo a maior parte da produção de avocado.

Abacate Breda

tipos-de-abacate-abacate-breda
Abacate Breda (Tipos de Abacate)

Assim como o abacate do tipo avocado, o abacate Breda também não é um fruto muito grande, pesando apenas cerca de 200 gramas.

A sua colheita no Brasil costuma ser realizada entre o fim de agosto e o início do mês de janeiro, além disso recomenda-se que o fruto seja colhido ainda verde.

O abacate Breda, assim como o avocado, também costuma ser muito utilizado na produção do purê mexicano de abacate, o guacamole.

Isso porque a sua polpa contém uma maior concentração de açúcar quando comparada às outras espécies de abacates, o que torna o seu sabor mais adocicado.

A casca do abacate Breda apresenta um tom de verde intenso e brilhante, predominantemente lisa e apenas levemente rugosa.

A polpa é bastante equilibrada quanto à proporção da quantidade de água – aproximadamente 75% – e o teor de gorduras – aproximadamente 12%.

Essa espécie de abacate não possui fibras. Além disso, é possível aproveitar bastante o interior da fruta devido à grande quantidade de polpa, sendo um abacate que rende bastante.

Devido essa proporção de água e gordura, a polpa é macia o suficiente para ser amassada ou cortada sem esforço, e é ideal para fazer cremes ou consumir puro em saladas.

Abacate Fortuna

Abacate-Fortuna-tipos-de-abacate
Abacate Fortuna (Tipos de Abacate)

O abacate fortuna, diferentemente do avocado e do Breda, é uma espécie de tamanho bem maior, chegando a pesar entre 600 gramas a 1 quilo.

A sua colheita no Brasil acontece no período entre o final do mês de janeiro e o início do mês de agosto, sendo uma das safras mais longas do Brasil.

A casa do abacate fortuna apresenta uma coloração verde mais escura e intensa, e sua casca é lisa, porém um pouco mais rugosa do que a casca do abacate Breda. A polpa possui um sabor adocicado, de coloração amarelada e caroço solto.

O teor de gordura presente na polpa é considerado médio para baixo, com uma proporção de aproximadamente 8% em relação à grande quantidade de água que é cerca de 81%.

Por conter uma polpa macia e apenas levemente adocicada, é muito consumido puro, de forma natural ou temperado com sumo de limão e açúcar.

Além, é claro, de ser uma opção mais saudável para incrementar em outras receitas, como patês

É uma ótima opção de abacate pelo seu sabor delicioso, alto rendimento da polpa por conter uma casca mais fina e um caroço solto e de tamanho menor.

O seu amadurecimento é rápido, mas demora um pouco mais para apodrecer.

Abacate Geada

Abacate-Geada-tipos-de-abacate
Abacate Geada (Tipos de Abacate)

O abacate Geada é o amiguinho das dietas. Sendo uma espécie de verão, a sua colheita ocorre no período entre o mês de novembro e o mês de fevereiro.

E é perfeito para ser consumido gelado, seja puro ou em preparo de cremes, vitaminas e sobremesas, pois a sua polpa é feita de água em sua grande maioria, deixando o fruto mais leve.

Apesar do nome geada, a sua polpa é bem amarelada e abundante, com o caroço preso à massa do fruto. A sua casca é possui um tom de verde médio – mais claro que o verde do abacate fortuna – e textura levemente rugosa e brilhante. Amadurece de forma rápida.

A polpa do abacate Geada possui quase nada de gordura e óleos – somente 3,5% –, sendo em sua grande maioria feita de água.

É uma das variedades de abacate com menor teor de gordura, sendo muito recomendado em dietas de restrição calórica. Quanto ao tamanho, o tipo geada se assemelha ao abacate Breda.

Abacate Margarida

Abacate-Margarida-tipos-de-abacate
Abacate Margarida (Tipos de Abacate)

O abacate margarida é uma variedade de abacate de formato redondo, cuja casca é bastante rugosa, perdendo o posto de mais rugoso apenas para o avocado, e com uma coloração num tom de verde claro para médio.

A safra no Brasil do abacate margarida ocorre entre o fim do mês de meio e o fim do mês de novembro.

A polpa do abacate margarida apresenta uma altíssima concentração de água, talvez tanto quanto o abacate Geada. Já a quantidade de gordura é só um pouco maior do que o abacate geada, cerca de 8% de oleosidade.

Além disso, a polpa da margarida possui um tom bem amarelado envolvendo um pequeno caroço.

A variedade de abacate margarida rende bastante, possui uma polpa consistente e macia, com um sabor levemente adocicado e é muito usado tanto para sucos e vitaminas, quando para cremes e molhos de salada.

Abacate Ouro Verde

ABACATE-ouro-verde
Abacate Ouro Verde (Tipos de Abacate)

Diferentemente do abacate geada cuja colheita é feita durante todo o verão, a safra do abacate ouro verde ocorre durante todo o inverno, entre o fim do mês de maio e o início do mês de setembro, sendo o menor período de colheita das variedades de abacate.

A casca do abacate ouro verde apresenta um tom de verde mais escuro e rugosidade média para alta. Já a sua polpa apresenta cerca de 80% de água, o que é considerado bastante, e aproximadamente 10% de teor de gorduras.

Sendo assim., a sua oleosidade é média, apenas um pouco acima do teor de gordura do abacate margarida.

A polpa do abacate ouro verde se apresenta lisa, macia e ao mesmo tempo firme, e sem fibras. O seu sabor suave permite utilizar a poupa tanto em preparações doces, como sobremesas, cremes, sucos e vitaminas, quanto em preparações salgadas.

Abacate Quintal

Abacate-quintal-tipos-de-abacate
Abacate Quintal (Tipos de Abacate)

O abacate quintal conquista pela sua beleza e robustez. Possui uma casca uniforme, sem manchas e brilhante, sem rugosidade e com um tom de verde claro reluzente.

É um dos tipos de abacates mais consumidos no Brasil. A sua colheita ocorre durante o período que se encontra entre o fim do mês de fevereiro e o início do mês de agosto.

A polpa do abacate quintal é muito saborosa. Apresenta aproximadamente 73% de concentração de água e cerca de 10% de teor de gordura, o que mantém a sua oleosidade num patamar médio para alto.

Na prática, significa uma polpa cremosa e macia, perfeita parar utilizar em receitas líquidas como sucos, vitaminas e smoothies.

Mas é necessário se atentar para a quantidade de gordura, que aumenta as calorias da porção, o que pode levar a ganho de peso.

A grande quantidade de polpa garante um bom rendimento da fruta, aliado ao preço de mercado que é bastante acessível.

O abacate quintal amadurece de forma mais rápida, e apresenta um pequeno caroço em seu interior.

Propriedades Nutricionais e Benefícios do Abacate

O abacate é um fruto muito nutritivo, e rico em vitaminas e minerais como: antioxidantes como a vitamina A e a vitamina C, vitamina E, vitaminas do complexo B, magnésio, cobre, manganês, potássio, fosforo e zinco.

Uma porção de abacate apresenta em torno de 240 calorias, 13 gramas de carboidrato, 3 gramas de proteína, 10 gramas de fibras e 22 gramas de gorduras.

Dessas gorduras, aproximadamente 70% são formadas por gorduras monoinsaturadas, que são as gorduras do bem.

As gorduras monoinsaturadas substituem as gorduras saturadas presentes no sangue, o que reduz o risco de doenças cardiovasculares ao controlar os níveis de colesterol e triglicérides.

Os antioxidantes presentes na vitamina A, na vitamina C e na vitamina E auxiliam o organismo a absorverem melhor substâncias como o betacaroteno e o licopeno, além de ajudarem a reduzir os riscos de envelhecimento precoce.

As fibras presentes no abacate regulam o aparelho digestivo e auxiliam na atividade intestinal, além de auxiliar no emagrecimento por conta da sensação de saciedade que o abacate oferece.

Apesar de possuir diversos benefícios que auxiliam nas dietas de restrição calórica, o consumo excessivo de abacate pode gerar justamente o efeito contrário, pois a polpa da fruta contém uma quantidade considerável de gorduras monoinsaturadas, poli-insaturadas (ômega-6 e ômega-3) e saturadas.

Receita de Guacamole

O abacate é a principal matéria prima dessa receita super famosa: o guacamole. Esse prato nada mais é que uma receita típica do México de purê de abacate com temperos especiais. Confira abaixo como preparar essa delicia:

Ingredientes:

  • 6 avocados maduros
  • ½ cebola branca picada
  • 1 tomate grande sem semente
  • ½ colher de chá de sal
  • Pimenta do reino moída a gosto
  • Suco de um limão
  • 2 colheres de sopa de azeite extravirgem

Modo de preparo:

Com o auxílio de uma colher, retire a polpa dos abacates avocados e coloque tudo num recipiente. Com um garfo ou colher, amasse as polpas de abacate até ficarem bem macias e cremosas. Vá acrescentando aos poucos os outros ingredientes: a cebola, o tomate, o sal, a pimenta do reino, o sumo de limão e o azeite extravirgem.

Misture tudo com calma até que fique um purê homogêneo. É ideal para servir com tortillas, batatas chips, biscoitos salgados, nachos ou até mesmo em saladas.

Tipos de Abacate: Como Plantar Abacate?

Para plantar abacates é necessário seguir os seguintes passos:

  • Após consumir o abacate de sua preferência, retire o caroço e lave bem em água corrente. O caroço será usado como semente.
  • Após isso, encha um copo grande com água até chegar na metade.
  • Com o auxilio de três palitos de churrasco, espete o caroço.
  • Coloque o caroço – ou semente – sobre o copo com água de forma que ele fique apoiado por meio dos palitos de churrasco.
  • Coloque o copo com o caroço em um local com boa luminosidade e deixe-o lá até que a semente comece a germinar.
  • O processo de germinação se iniciará após cerca de 30 dias depois.
  • Aproximadamente seis meses depois, transfira a semente germinada para um vaso maior ou pomar, de forma a permitir que a planta tenha espaço para se desenvolver.

Prontinho! Agora é só aproveitar os abacates cultivados em sua própria casa. Aproveite para preparar uma deliciosa guacamole!

Se a sua cozinha falasse, o que ela diria? Aqui eu digo tudo! MUITO PRAZER, sou a Cozinha que fala! #cuisinenopopulê

Deixe uma resposta:

Your email address will not be published.

Site Footer