5 Tipos de Banana: Como Escolher Certo?

tipos-de-banana-2-880

Originária do sudeste da Ásia, a banana é uma das frutas mais populares do mundo. É um fruto versátil, prático, saboroso e muito nutritivo. Os diversos Tipos de Banana são cultivadas em larga escala na maioria das regiões tropicais do globo.

Via de regra, as bananas possuem uma casca de coloração amarela e uma polpa clara macia e levemente adocicada.

Mas há muitas espécies, cujas variedades possuem cores, tamanhos, sabores e texturas diferentes entre si.

Além disso, as bananas são frutas extremamente nutritivas, ricas em potássio e em fibras. Por isso, são muito consumidas em cafés da manhã e utilizadas no preparo de receitas diversas.

tipos-de-banana-4
Tipos de Banana (Foto: Reprodução)

Tipos de Banana

Confira a seguir os principais tipos de banana consumidos no Brasil:

Banana Ouro

banana-ouro-tipos-de-banana
Banana Ouro (Tipos de Banana)

A Fruta

De todas as espécies de bananas conhecidas atualmente no Brasil, a banana ouro é a que apresenta o menor comprimento. O seu tamanho geralmente é de no máximo 10 centímetros.

A sua casca é de textura fina e de coloração amarela, adquirindo pequenas manchas escuras à proporção em que vai amadurecendo.

A polpa da banana ouro é muito adocicada e macia. Por isso, é considerada uma ótima opção de fruta para se consumir na sobremesa ou em lanches, sendo ideal também para ser utilizada no preparo de receitas doces. Normalmente, é uma fruta consumida crua.

A Planta

A banana ouro é uma fruta que pertence à espécie Musa Acuminata, ou Musa Acuminata Colla, uma variedade de bananeiras.

É considerada uma fruta híbrida, pois é resultado do cruzamento das espécies originais da Musa Balbisiana e da Musa Acuminata. Ambas as espécies são originárias da Malásia e da China.

A banana ouro possui as características que mais se aproximam da musa acuminata nativa. É uma planta do tipo perene, ou seja, o seu ciclo de vida é contínuo.

Além disso, o corpo do vegetal pode se apresentar enterrado de forma parcial ou completa, de onde emerge um pseudocaule com camadas compactas de folhas.

O pé de banana ouro é uma planta que precisa de um solo fértil e bem drenado, ou seja, um solo menos rígido e com boa capacidade de escoamento de água.

É importante cultivá-la também sob a luz solar direta, além de que essa espécie de bananeira não suporta temperaturas muito baixas.

É uma planta muito utilizada par cultivo em vasos ou em jardins, pois possui uma bela folhagem e com flores hermafroditas com coloração branco-amareladas.

Benefícios E Informações Nutricionais

A banana ouro é uma fruta rica em nutrientes. Além de saudável, é muito gostosa, devido a presença marcante da frutose, que é um açúcar natural que garante um sabor adocicado muito apreciado em pratos doces.

Além disso, muitas mamães oferecem papinhas feitas à base de banana ouro pois o seu sabor doce costuma ser mais fácil de agradar o paladar dos bebês.

Mas não é só isso, a banana ouro garante muitos benefícios para os pequenos, por isso é muito indicada para essa faixa etária.

Alguns desses benefícios são: a redução de episódios de diarreia, a prevenção da anemia e também de caso de prisão de ventre, e a atuação como auxiliar do fortalecimento muscular dos bebes, o que ajuda a desenvolver o seu crescimento.

A banana ouro é, também, rica em potássio, assim como as outras variedades de banana. É também fonte de ferro e vitamina C, além de carboidratos e proteínas.

O seu diferencial está no reduzido teor de gordura e sódio. Cerca de 100 gramas de banana ouro devem apresentar em torno de 87 calorias.

Banana Prata

A Fruta

A banana da prata é, sem dúvidas, a variedade de banana mais consumida no Brasil. É fácil de encontrar e muito durável, ou seja, demora mais para apodrecer.

É uma fruta de tamanho médio, medindo entre cerca de 10 a 15 centímetros. Possui um formato alongado, apenas levemente encurvado.

A sua casca é lisa, de coloração amarela e pode apresentar pequenas manchas escuras ao amadurecer, além disso geralmente apresenta cinco facetas.

A sua polpa é macia e ao mesmo tempo firme, principalmente nas extremidades, e apresenta coloração branca. Possui sementes em seu interior, que são os minúsculos pontos pretos presentes na polpa.

Não é muito doce e apresenta uma leve acidez.

Apesar de ser uma espécie bem menos adocicada quando comparada à banana ouro, é uma fruta muito utilizada em preparos de receitas como bolos, panquecas, muffins, vitaminas e farofas.

Além disso, normalmente é consumida crua, pois é muito consistente e saborosa, ou com adição de mel e aveia, por exemplo.

A Planta

O pé de banana da prata pertence à variedade de bananeiras cuja espécie se chama Musa Paradisíaca L, pertencente à família Musaceae, originária do Sudeste Asiático e difundida pela África e toda a América.

É uma planta perene, que pode ser encontrada durante todo o ano.

Benefícios E Informações Nutricionais

A banana da prata é muito popular na alimentação dos brasileiros, principalmente por ser conhecida como a fruta aliada da boa alimentação.

Assim como as outras espécies de banana, a banana da prata é rica em potássio, perdendo apenas para a banana nanica que oferece uma quantidade maior desse nutriente.

Uma porção de banana da prata não possui muitas calorias, e sendo menos adocicada, é ótima para quem segue uma alimentação regrada ou com restrições calóricas.

Cada porção de 100 gramas apresenta aproximadamente 98 calorias. De todos os tipos de banana, a banana da prata é a que possui maior teor de vitamina C.

Além disso, assim como a banana maçã, a banana da prata é rica em manganês.

E como qualquer banana, apresenta grandes quantidades de fibras, proteínas, carboidratos, ácido fólico, minerais e vitaminas, o que a torna um alimento completo, saudável e delicioso.

Banana Nanica

tipos-de-banana-3
Banana Nanica (Tipos de Banana)

A Fruta

A banana nanica é conhecida também por muitos outros nomes como banana d’água, banana caturra e banana Cavendish, a depender da região do Brasil.

Apesar do nome, a banana nanica não é pequena, e chega a medir cerca de 15 a 24 centímetros.

Na verdade, esse termo é atribuído à sua planta, que é uma espécie de pequeno porte, originária da Ásia.

A casca da banana nanica, ou caturra, é fina e apresenta uma coloração que varia entre o amarelo e o verde claro, ainda que madura, com apenas algumas manchas amarronzadas.

Possui um corpo alongado e bastante encurvado, lembrando o formato da banana da terra.

A polpa da banana nanica é macia, de coloração branca e muito doce. Além disso, é muito aromática também, apresentando um cheiro agradável e característico da fruta.

O seu sabor permite que ela seja utilizada como ingrediente principal de muitas receitas, como bolos, panquecas e doces, e entre elas a famosa cuca alemã, uma espécie de bolo com farofa doce.

A Planta

A bananeira que produz bananas do tipo caturra é conhecida por oferecer uma grande quantidade de frutos. Cada cacho produz entre 200 a 400 unidades de banana nanica.

As variedades de bananas Cavendish são três, e essas subespécies se diferenciam pelo tamanho e porte da planta.

São elas: a banana nanica – ou pequena anã –, cujo tamanho varia entre 1,2 a 2,1 metros de altura; a banana nanicão e a grande naine, que podem medir aproximadamente entre 3 a 5 metros de altura.

Benefícios E Informações Nutricionais

Dentre todos os outros tipos de banana, a banana nanica – ou caturra – é a variedade que apresenta maior teor de potássio.

Por isso, é muito consumida por pessoas praticantes de exercícios físicos e atleta.

O potássio é um mineral importantíssimo para a saúde, pois contribui para o bom funcionamento dos músculos, auxilia no fortalecimento dos ossos e ajuda a prevenir a ocorrência de câimbras e dores de cabeça.

Além do potássio, a banana nanica também é rica em vitaminas do complexo B e vitamina C.

Uma porção de 100 gramas de banana caturra possui cerca de 92 calorias, uma quantidade um pouco menor que a banana da prata.

Banana Maçã

banana-maçã-tipos-de-banana
Banana Maçã (Tipos de Banana)

A Fruta

A banana maçã é uma das variedades de banana mais diferenciadas, tanto pelo seu tamanho quanto pelo seu sabor.

O seu nome característico vem do fato de possuir um sabor que realmente lembra uma maçã. Por isso, e por ser levemente adocicada e ácida, é muito apreciada por crianças e bebês.

A casca da banana maçã é grossa e bem firme, cuja coloração é amarela, que vai escurecendo à medida que amadurece mais, podendo ficar completamente preta.

Ela apresenta um tamanho pequeno, semelhante à banana ouro, sendo apenas um pouco maior.

A sua polpa é de coloração levemente rosada, apresentando uma textura mais úmida, cremosa e macia.

Por demorar mais de escurecer, quando comparada às polpas de outras variedades de banana, é muito utilizada no preparo de receitas como salada de frutas ou outras preparações em que ela é mantida crua ou natural.

A Planta

A planta da bananeira que produz a banana maça é do tipo perene, ou seja, possui um ciclo de vida constante. O seu fruto pode ser colhido durante o ano, sendo possível que haja até três colheitas anuais.

E a quantidade de frutos por cacho irá depender da estação do ano.

A banana maçã é uma fruta híbrida da espécie Musa Balbisiana, pertencente à família Musaceae, e é originária da América Central e do Sul, sendo cultivada principalmente em países como o Brasil, o México, a Malásia e o Havaí.

Benefícios E Informações Nutricionais

A banana maçã é a espécie que possui maior quantidade de manganês, quando comparada às outras variedades.

O manganês é um importante nutriente que atua no organismo melhorando o funcionamento de diversos sistemas e funções, como o sistema reprodutor e muscular.

Além disso, o manganês presente na banana maçã ajuda a acelerar o metabolismo e eliminar radicais livres, além de ser antioxidante.

A banana maçã também é rica em vitaminas do complexo B e vitamina C.

Outra vantagem da banana maça é a sua maior quantidade de fibras, além de ser pouco calórica, o que contribui para dietas e alimentação regrada.

Uma porção de 100 gramas da fruta apresenta em torno de 87 calorias.

Banana Da Terra

tipos-de-banana-2-880
Banana da Terra (Tipos de Banana)

A Fruta

A banana da terra é também conhecida como plátano, ou banana pacová. É muito popular no Brasil, assim como a banana da prata, e é uma fruta muito consumida no dia a dia.

Geralmente a banana da terra passa por algum tipo de preparo, sendo consumida madura tanto frita quanto cozida ou até mesmo assada.

A sua casa é fina, cuja coloração é amarela intensa quando madura, apresentando algumas manchas escuras à medida que amadurece.

O seu formato é alongado, apenas levemente encurvado e comprido. A banana da terra tem um tamanho maior em comparação com as outras espécies, podendo chegar a até 26 centímetros aproximadamente.

A polpa da banana da terra possui um tom de cor rosa claro, é muito consistente e muito firme. Por isso, se consumida em sua forma crua, pode provocar efeitos indesejados relacionados à má digestão.

A Planta

O plátano é uma variedade de banana do tipo terra, chamada de banana da terra, cujo nome científico é Musa spp.

É um tipo de banana híbrida, resultante do cruzamento entre as espécies Musa Acuminata e Musa Balbisiana, pertencentes à família Musaceae.

Outra variedade de plátano é a banana d’Angola ou banana de chifre.

A origem predominante da maioria das espécies de banana vem da Ásia, já a maior diversidade de bananas da terra se encontra na África Central e na África Ocidental.

Uma grande diferença entre as duas espécies é o amido presente em suas composições.

Enquanto na banana o amido é convertido em açucares à medida que amadurece, no plátano o amido se mantém.

Benefícios E Informações Nutricionais

Tanto a banana quanto o plátano são frutas ricas em amido, vindo a possuir aproximadamente 25% desse carboidrato.

Dessa forma, elas podem ser utilizadas como substitutos de outros vegetais ricos em amido.

A banana da terra não possui tantas fibras quanto os outros tipos de banana, mas ainda assim ajuda a equilibrar o trânsito intestinal.

Em sua composição é possível encontrar vitaminas do complexo B, vitamina C, potássio e antioxidantes.

É também mais calórica quando comparada às outras espécies, contendo aproximadamente 128 calorias a cada 100 gramas.

Se a sua cozinha falasse, o que ela diria? Aqui eu digo tudo! MUITO PRAZER, sou a Cozinha que fala! #cuisinenopopulê

Deixe uma resposta:

Your email address will not be published.