A manga é uma fruta tropical muito saborosa cuja maioria das espécies é originária do continente Asiático, na Índia. Suas variedades pertencem à espécie Mangifera indica, também conhecida como mangueira, fazendo parte da família de plantas Anacardiaceae.
Atualmente, já foram catalogadas mais de 1600 espécies de manga existentes no mundo! Algumas poucas variedades foram trazidas ao Brasil por meio de colonizadores portugueses, outras se originaram na América do Norte.
Aqui no Brasil, as mangueiras se adaptaram muito bem ao clima quente e úmido, principalmente das regiões Nordeste e Centro Oeste. E assim, a manga se tornou uma fruta tradicional na alimentação dos brasileiros.
Além de muito gostosa, a manga também apresenta muitos benefícios para a saúde. Confira um pouco mais sobre os principais tipos de manga cultivados no Brasil:
Tipos de Manga: Conheça o Top 6
Manga Rosa
A manga rosa é uma variedade de maga originária da Ásia, mais precisamente a região Sudeste do continente, sendo ela uma das variedades de manga mais consumidas no Brasil.
A história da manga rosa se inicia na Índia, a cerca de 4000 anos atrás. No Brasil, a manga rosa costuma ser mais popular principalmente nas regiões Nordeste e Centro Oeste, já que esses locais apresentam condições favoráveis para o seu cultivo.
A manga rosa tem esse nome devido à coloração da sua casca, que se apresenta em tons de rosa e vermelho, e é bastante grossa e firme. Quando madura, a casca ganha também tons de amarelo.
Já a polpa da manga rosa é muito doce, de coloração amarela intensa, e possui uma textura bastante fibrosa.
Por isso, ela é geralmente recomendada para a produção de doces e sucos, pois consumir a manga rosa in natura pode causar certo incômodo devido aos fiapos de fibras que se instalam entre os dentes.
A manga rosa possui um formato arredondado, de tamanho médio quando comparado aos outros tipos de manga, e o seu peso pode variar entre 300 a 400 gramas.
Manga Tommy (Atkins)
A manga tommy, é a variedade de manga mais cultivada e exportada no Brasil, não pelo seu sabor, mas pela sua durabilidade. Esse tipo de manga é também conhecido pelo nome Atkins.
A polpa da manga tommy, ou Atkins, não apresenta sabor adocicado, por isso é comum que essa variedade de manga não seja a mais consumida dentre as outras.
Porém, é uma polpa bastante densa, carnuda e suculenta, de coloração amarela intensa, e não apresenta textura muito fibrosa.
Assim como a manga rosa e a manga palmer, a casca da manga tommy é bem resistente. A cor da sua casca possui tons de verde, laranja e vermelho, chegando a atingir um vermelho forte quando madura.
De formato oval, a manga tommy, ou Atkins, é uma variedade de manga originária da América do Norte. Segundo indícios, foi por volta dos anos 20 que surgiram os primeiros cultivos dessa espécie, nos Estados Unidos, mais precisamente no Estado da Flórida.
Ao chegar ao Brasil, logo ganhou popularidade e espaço no mercado, e hoje corresponde a mais de 85% das mangas exportadas do Brasil para outros países. Em terras brasileiras, a manga tommy se adaptou bem ao clima da região Nordeste.
Manga Palmer
No Brasil, a manga palmer é amplamente cultivada, principalmente por ser uma variedade da fruta mais atrativa para o comércio. É muito comum encontrar essa espécie de manga em mercados e feiras livres.
A sua popularidade vem do fato de que a manga palmer possui uma polpa de sabor bastante adocicado e, diferentemente da manga rosa, praticamente não apresenta textura fibrosa. Isso faz com que a manga palmer seja mais confortável de consumir, por não gerar fiapos que podem ficar presos aos dentes.
Outro ponto positivo para a manga palmer é o tamanho do seu caroço, que é bastante pequeno. E por isso, a fruta possui maior quantidade de polpa, que é firme e consistente.
A polpa da manga palmer apresenta uma coloração em tons de amarelo claro. A sua casca é grossa, com tons que variam do verde escuro ao roxo, e em alguns casos, vermelho. Já o seu formato é arredondado, por vezes levemente achatado na extremidade.
Alguns defendem que a sua origem se deu na América do Norte, cuja espécie foi cultivada pela primeira vez no ano de 1945, no estado da Flórida que está situado nos Estados Unidos da América. Outros relatos indicam que a origem da manga palmer é asiática, assim como outros tipos.
No Brasil, a espécie da manga palmer passou a ser amplamente cultivada nos anos 60. Inclusive, graças a ela que se deu o nome de Morro da Mangueira à localidade onde era inicialmente cultivada, próxima à residência real.
Manga Haden
A manga Haden é considerada a espécie mãe de algumas outras variedades da mesma fruta. A partir dela, outros tipos de manga muito apreciados foram cultivados, como a manga tommy e a manga palmer.
Resultado do cruzamento de duas frutas exóticas, a mulgoba e a turpentine, a manga Haden é uma espécie de manga nobre, com valor de mercado muito mais alto quando comparada às outras variedades. A dificuldade do cultivo é outro fator que aumenta o valor de mercado dessa espécie de manga.
A variedade de manga Haden teve a sua origem na América do Norte, no estado da Flórida situado nos Estados Unidos, na região de Coconut Grave, por volta do ano de 1910, sendo então considerada uma espécie centenária.
Foi somente no ano de 1931 que essa espécie de manga chegou ao Brasil. Antes disso, a manga Haden deu origem a muitas outras espécies de manga, como a manga tommy e a manga palmer, muito consumidas em terras brasileiras.
A manga Haden foi um dos primeiros cultivares dessa fruta tropical que consumimos no Brasil, sendo ela resultado do cruzamento entre duas espécies de frutas, a mulgoba e a turpentine, que são raríssimas no país.
A manga Haden é uma espécie da fruta cuja polpa é extremamente saborosa e adocicada, apresentando coloração em tons de amarelo alaranjado. Contém uma quantidade média de elementos fibrosos.
A casca dessa espécie de manga é resistente, e possui uma coloração que varia entre tons de amarelo e vermelho intenso, sendo considerada uma das mangas mais bonitas. Seu formato é levemente oval e é uma das mais pesadas, chegando a pesar 600 gramas.
Manga Espada
A manga espada é considerada uma das espécies de manga mais antigas nas terras brasileiras. Originária do continente Asiático, das florestas das regiões sul e sudeste, onde o clima é tropical e subtropical.
Além da Ásia, é uma variedade de manga muito popular em países da América do Sul, América do Norte e América Central, no continente africano, Caribe e Austrália, devido às condições de temperatura e umidade favoráveis para o seu cultivo.
No Brasil, o seu valor de mercado é baixo e acessível devido à sua grande disponibilidade, fácil cultivo e alta produção. E por isso, é bastante comum encontrar esse tipo de manga em feiras livres e comércios.
A polpa da manga espada, assim como a manga rosa, apresenta muitos elementos fibrosos, o que pode incomodar caso consumida in natura, devido aos fiapos que se instalam entre os dentes.
Porém, é uma fruta tropical cuja polpa é bastante macia e suculenta, muito saborosa e adocicada, principalmente quando madura. A sua semente possui um tamanho maior que a maioria das outras mangas, logo a polpa não é tão abundante.
Quanto ao seu formato, a manga espada é uma fruta mais alongada, achatada nas extremidades, de porte médio a grande, chegando a apesar cerca de 300 gramas.
A sua casca é normalmente de coloração esverdeada, principalmente em sua fase mais jovem. Porém, quando o fruto começa a amadurecer, se apresenta em tons de amarelo, laranja, podendo até mesmo se mostrar avermelhada se receber muita luz solar.
Manga Carlota
Um outro tipo de manga muito comum é a manga carlota, também chamada de manga carlotinha, e por isso é muito consumida no Brasil, sendo considerada muito tradicional, como a manga rosa e a manga espada. Foi popularizada no país por volta do ano de 1923.
Não se sabe ao certo a origem da manga carlota. Há indícios de que sua história começou no continente asiático.
Mas segundo contam, a manga carlota recebeu esse nome na época do Brasil imperial, quando existia um pé desse fruto no jardim do palacete de Dom João VI, situado no bairro Botafogo no Rio de Janeiro.
Na época, o rei de Portugal João VI e a sua esposa, a rainha consorte Carlota Joaquina, vieram morar no Brasil ao fugir de Napoleão Bonaparte. Ao encontrar o pé dessa manga de tamanho menor, o fruto foi batizado como manga carlota em homenagem a ela.
Muito popular na região Nordeste do país, a manga carlota nasce de uma planta de porte médio. É uma variedade de manga cuja polpa é bastante suculenta e apresenta um sabor levemente doce e ácido.
Além disso, a manga carlota não é um tipo de manga muito fibrosa, por isso é muito consumida por quem prefere frutas in natura e menos adocicadas, sem que os fiapos se prendam entre os dentes. É também uma variedade de manga que apresenta um aroma muito característico e agradável.
A manga carlota é famosa devido ao seu tamanho, que é menor em comparação às outras espécies de manga existentes. De porte bem pequeno, apresenta em torno de 5 a 8 centímetros de comprimento.
Quanto ao seu exterior, a casca da manga carlota, que é bastante fina, pode apresentar tons de cores variados, que vão desde o verde claro quando ainda jovem, até o alaranjado quando mais madura.
É uma ótima opção para quem faz dietas com restrição calórica, por ser rica em nutrientes e apresentar poucas calorias e gorduras totais em sua composição.
Como Cultivar Mangas?
O plantio e o cultivo das mangueiras são bem simples, e não variam muito de espécie para espécie. É necessário se atentar para o local onde o pé será plantado, pois é um tipo de planta de médio e grande porte, de raízes bem ramificadas e copas frondosas, podendo atingir até 30 metros de altura.
Algumas espécies podem ser plantadas em vasos, e assim ficam bem menores, chegando a cerca de 2 metros de altura e gerando poucos frutos. Mas o ideal é plantá-las no solo, intercalando outras variedades, de forma que a polinização seja mais eficaz.
Quanto às regiões mais indicadas, as mangueiras se desenvolvem melhor em climas tropicais e subtropicais.
Plantio e Cultivo
Para plantar a mangueira, dê preferência para as mudas, pois se plantadas por meio de sementes, estas podem demorar anos entre a germinação e a frutificação.
Para isso, basta escolher um solo bem drenado e um pouco ácido, cavar buracos de aproximadamente 40 x 40 centímetros onde possa dispor a muda de forma que ela caiba confortavelmente.
Cubra com terra, terra vegetal, esterco e farinha de ossos. Enquanto jovem, é indicado que a irrigação seja feita regularmente, de três a quatro vezes por semana. Depois que a planta estiver mais desenvolvida, a rega pode ser feita apenas quando ela se apresentar seca, geralmente de uma a duas vezes por mês.
Quais são os principais benefícios da manga?
A manga é um dos tipos de frutas mais completos que existem em termos nutricionais. Não é à toa que é muito indicada por nutrólogos e nutricionistas.
Uma das suas melhores propriedades e talvez a mais conhecida é a sua quantidade de fibras. As fibras presentes nas mangas ajudam a regular o trânsito intestinal, evitando episódios de diarreia e constipação.
Além disso, as fibras são grandes aliadas para quem busca uma alimentação mais saudável, pois o seu consumo garante a sensação de saciedade, o que é fundamental para a regulação do apetite e emagrecimento.
É importante destacar que as mangas não são calóricas, embora apresentem uma quantidade considerável de carboidratos e pouquíssimas proteínas.
A manga é também um alimento rico em vitaminas e sais minerais, sendo eles os antioxidantes vitamina A e C, vitaminas do complexo B, cálcio, ferro, potássio, fósforo, magnésio e manganês.