Tudo Sobre o Limão Caviar: Uso, Cultivo e Benefícios

-

O limão caviar é um tipo de limão cujo nome científico é citrus australasica/microcitrus australasica. É mais conhecido por seu nome em inglês, finger lime, e é uma espécie que faz parte da família Rutaceae.

É uma variedade de limão cuja origem vem da Austrália, e possui um formato alongado e grosso, com uma coloração que varia entre vários tons de verde, marrom e tons avermelhados, como laranja, roxo e rosa.

Essas cores podem ser encontradas tanto na parte externa – a casca – quanto na parte interna – a polpa.

Saiba mais sobre esse ingrediente no artigo abaixo:

A sua polpa é formada por pequenas esferas – ou gomos – que contem sucos com o sumo do limão.

Ao mastigar, elas explodem na boca, garantindo uma sensação única. Pelo fato dessas esferas serem parecidas com as ovas de peixes, o limão foi nomeado como limão caviar.

Para alguns, é popularmente chamado de caviar vegano.

Esses gomos contidos na polpa do limão caviar apresentam um sabor cítrico, ácido, refrescante e levemente adocicado.

limao-caviar-citrus-australasica-2
Limão Caviar e seu sabor inconfundível (Foto: Reprodução)

É geralmente usado como acompanhamento de receitas com frutos do mar, pois o seu sabor combina com essas iguarias.

Apesar do seu sabor e beleza únicos, é uma variedade de limão muito pouco conhecida no Brasil e dificílima de encontrar no país.

Mas tem se tornado muito popular no exterior, onde é cada vez mais comercializado. Além disso, os preços são elevadíssimos, o que limita ainda mais o acesso.

Curiosidades Sobre O Limão Caviar

Confira abaixo algumas curiosidades interessantes sobre essa fruta tão exótica e pouco conhecida:

  • O limão caviar é uma espécie que já existe há séculos. Registros apontam que essa fruta já fazia parte da alimentação dos povos aborígenes, que viviam na Austrália, e foi descoberta pelos colonizadores do país.
  • Essa fruta só passou a ser produzida a nível de comercialização por volta dos anos 90, que foi quando chefs de cozinha renomados passaram a utilizar o limão caviar em suas receitas.
  • No Brasil, o limão caviar já é produzido, mas em uma escala super reduzida, sendo que apenas a fruta ou as mudas da planta são comercializadas. São adquiridas sob encomendas por restaurantes famosos e chefs renomados, interessados em aprimorar os seus pratos.
  • A produção de limão caviar no Brasil destinada ao comércio é encontrada no interior do Rio de Janeiro, em locais como a Vila Mandaçaia, em Visconde de Mauá, onde se tornou uma região caracterizada como o maior cultivo comercial do limão caviar na América Latina.
  • A forma mais fácil e viável de conseguir algumas unidades do limão caviar é fazendo o pedido pela internet, mas os preços são altíssimos. Por exemplo, o quilo dessa iguaria pode chegar a custar em torno de 350 euros, que seria aproximadamente 2.200,00 reais.
  • Essa fruta apresenta um valor de mercado muito alto e a justificativa é o fato de que é uma espécie raríssima e muito difícil de encontrar. Sem contar que não é uma variedade muito produtiva, sendo que cada planta produz apenas 800 gramas de limão caviar por ano.
  • Mesmo com o valor tão elevado, alguns restaurantes – e também hotéis cinco estrelas e cruzeiros – ao redor do mundo costumam adquirir essa fruta para servir em seus pratos, principalmente os premiados com estrelas Michelin, que fazem parte da alta gastronomia.
  • As formas mais comuns de utilizar esse fruto na culinária é em receitas doces, como tortas de limão, ou em pratos com frutos do mar, como as ostras, em peixes diversos, em sushis e entre outros. A sua acidez e seu leve adocicado é muito requisitado em pratos finos e elegantes.
limao-caviar-citrus-australasica-3
Citrus Australasica (Foto: Reprodução)

Caraterísticas Principais do Limão Caviar

  • A planta que produz o limão caviar é um arbusto espinhoso de sub-bosque, ou seja, faz parte de um conjunto de vegetação de baixa estatura, que é comum nas florestas tropicais das cidades de Queensland e de New South Wales, que se encontra na Austrália.
  • O limão caviar é uma das cinco espécies do gênero Citrus, originárias da Austrália. Costuma florescer entre os meses de dezembro a junho.
  • O arbusto da planta de limão caviar apresenta um tamanho que varia entre dois e sete metros de altura. A sua folhagem é pequena, com folhas cujo tamanho mede cerca de 6 a 12 centímetros de comprimento.
  • O pé de limão caviar possui muitos espinhos afiados, cada um com aproximadamente 2 centímetros de comprimento.
  • As flores do arbusto possuem coloração em tons de branco e rosa.
  • A casca do limão caviar apresenta uma textura rugosa e ao mesmo tempo fina, com glândulas oleosas.
  • A polpa da fruta pode apresentar várias cores, como roxa, vermelha, laranja e verde. As esferas são feitas com membranas que, quando rompidas, provoca uma sensação refrescante ao paladar.

O Cultivo Do Limão Caviar

limao-caviar-citrus-australasica-4
Citrus Australasica (Foto: Reprodução)

O plantio do pé de limão caviar pode ser feito através da plantação de semente ou de mudas.

A desvantagem de plantar a semente é o tempo prolongado e demorado que leva para obter uma produção que seja satisfatória, algo em torno de cinco a seis anos.

Os cuidados com a planta são bem semelhante com as outras plantas cujos frutos são cítricos, então não necessita de um tipo de cuidado muito diferenciado. Mas um ponto interessante, é que o pé de limão caviar suporta temperaturas mais frias, diferentemente das outras espécies.

As suas folhas são pequenas, mas o seu pseudocaule possui reservatórios de água, o que ajuda a suprir as perdas de umidade que a planta sofre em situações de estresse hídrico.

Como mencionado, os cuidados com o pé de limão caviar são os mesmos a serem tomados com as outras plantas cítricas, inclusive quanto a adubação que deve ser realizada corretamente.

Se quiser saber mais sobre o cultivo do limão caviar, aqui vai um vídeo super completo sobre o assunto:

Como Cultivar Limão Caviar Em Vasos?

O limão caviar é uma planta que pode ser facilmente cultivada em vasos ou em locais menores.

Mas caso seja necessário que ela se desenvolva mais, deve ser plantada no solo, onde pode chegar a três a quatro metros de altura.

Para a germinação, comece envolvendo as sementes em papel toalha e guardando em sacos transparentes.

Em seguida, ponha-as na geladeira por cerca de três semanas. Após esse período, deixe as sementes de limão caviar mergulhadas em água fria por um dia inteiro.  

Depois, disponha-as na terra com um bom e leve substrato, com boa drenagem, com aproximadamente um centímetro de profundidade.

Em seguida, guarde o vaso em um plástico transparente e em um local com boa iluminação, mas evite expor o vaso à luz direta do sol, pois isso pode danificar o processo de germinação.

Umedeça sempre a terra para evitar que seque, controlando a temperatura para que se mantenha em torno de 20 a 28 graus.

E seguindo esses passos, a germinação deve ocorrer num período de duas a quatro semanas.

limao-caviar-citrus-australasica-
Citrus Australasica (Foto: Reprodução)

Como Consumir O Limão Caviar?

O limão caviar pode ser consumido ao natural, com o auxilio de uma colher. Para isso, basta corta-lo suavemente ao meio, com cuidado para não estourar os gomos e perder o sabor da fruta.

Além disso, a polpa do limão caviar é muito utilizada no preparo de refeições cuja base são frutos do mar, pois o seu sabor cítrico, refrescante e ácido harmoniza com o sabor dos mariscos e crustáceos.

É possível também encontrar o limão caviar como decoração de pratos, devido a sua imensa beleza e variedade de cores.

Quais São Os Benefícios Do Limão Caviar?

O limão caviar, assim como qualquer fruta, apresenta nutrientes essenciais para o bom funcionamento do corpo humano.

Nesse caso, essa fruta é rica em minerais importantes como a vitamina C, o ácido fólico e o potássio.

Veja abaixo como cada um atua no organismo através do consumo do limão caviar:

A Vitamina C

A vitamina C presente no limão caviar é um poderoso antioxidante, que são substâncias que protegem as células do corpo contra os efeitos indesejados dos radicais livres.

Dessa forma, a vitamina C trabalha também para melhorar e fortalecer o sistema imunológico do corpo, protegendo o organismo de doenças e infecções causadas por vírus e bactérias. Além disso, a vitamina C auxilia na produção de glóbulos brancos no sangue.

A ingestão de vitamina C por meio de frutas cítricas como o limão caviar contribui e muito na redução do colesterol considerado ruim para o corpo quando se encontra em altas taxas, que é o colesterol LDL, reduzindo também os triglicerídeos.

Outros benefícios da vitamina C presente no limão caviar incluem a ação rejuvenescedora da pele, o que ajuda na redução de rugas e linhas de expressão, além de contribuir na regeneração e cicatrização do tecido epitelial.

A vitamina C também tem papel fundamental na absorção do ferro pelo organismo, evitando doenças como anemias.

E por fim, a vitamina C é responsável pela produção de substancias como a carnitina, que aumenta a queima de gordura do corpo.

O Ácido Fólico

O ácido fólico nada mais é que uma das vitaminas presentes no complexo, e é também chamada de vitamina B9 ou folato.

A sua principal função está na produção de células importantes eu atuam no desenvolvimento do organismo, como os glóbulos brancos, as plaquetas e as hemácias.

A vitamina B9 tem papel importante no cérebro, ajudando a mantê-lo saudável, assim como protegendo o sistema imunológico.

Isso porque o ácido fólico ajuda a produzir substâncias como a dopamina e a noradrenalina.

Ambos são neurotransmissores que atuam diretamente na memória e na concentração.

Por isso, a presença do folato ajuda a prevenir doenças como o Alzheimer, diversos tipos de câncer, depressão, infartos, derrame e anemia.

Alguns tipos de câncer que podem ser prevenidos pela vitamina B9 são o câncer de pulmão, de cólon, de mama e de pâncreas.

Durante a gravidez, o ácido fólico é uma das vitaminas mais importantes que devem estar presentes no corpo da mulher.

Isso porque ela atua diretamente na saúde do bebê, fazendo parte da formação do sistema nervoso do feto, ajudando a prevenir doenças futuras e deficiências graves como anencefalia e peso abaixo da média.

E por fim, mas não menos importante, a vitamina B9 auxilia na manutenção da saúde dos cabelos, das unhas e da pele.

O Potássio

O limão caviar é rico em potássio, um mineral essencial para o pleno funcionamento do organismo.

A sua presença no corpo humano age diretamente na atuação do sistema nervoso, sistema muscular e todo o conjunto cardíaco.

Outra função importantíssima do potássio é ajudando a equilibrar o pH do sangue.

Tão importante que ele deve existir no corpo em proporções ideais, pois em quantidades acima ou abaixo do necessário, pode vir a causar problemas no organismo.

Como mencionado, o potássio auxilia no bom funcionamento dos sistemas nervoso e cardiovascular. Isso porque o potássio facilita o processo de sinapse, que é basicamente a comunicação entre os neurônios.

Além disso, é um mineral que ajuda a regular os níveis de pressão nas artérias, melhorando o ritmo cardíaco.

Além disso, o potássio também facilita a atuação de outro mineral importante, o cálcio, pois reduz alguns ácidos que podem retirar o cálcio dos ossos.

Ele age também contribuindo para o pleno funcionamento dos rins, atuando como isotônico e controlando os níveis de água no corpo humano.

limao-caviar-citrus-australasica-5

Limão Caviar: Uma Iguaria De Luxo

O limão caviar é popularmente considerado um tipo de limão gourmet, pelo seu valor de comercialização e pela dificuldade de adquirir essa fruta tão saborosa.

É literalmente uma explosão de sabores!

Além disso, deu para perceber que é uma fruta com muitos benefícios nutricionais, como a presença de vitamina C, que geralmente está presente em frutas cítricas.

Ou seja, além de deliciosa, é também nutritiva.

E apesar de ser utilizada apenas em pratos requintados e em pequenas quantidades, se você tiver a oportunidade de experimentar essa iguaria de luxo, não perca a chance!

A Cozinha Que Falahttps://acozinhaquefala.com.br
Se a sua cozinha falasse, o que ela diria? Aqui eu digo tudo! MUITO PRAZER, sou a Cozinha que fala! #cuisinenopopulê

Posts Recentes

Categorias Populares

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui