Uma iguaria que se destaca sempre em diferentes tipos de culinária é o camarão. É versátil, vários tipos de camarão combinam com diversos tipos de receitas, é uma delícia e pode ser servido de muitas formas.
Seja do tipo marinho ou natural de água doce, não dá pra negar que o seu sabor é inconfundível.
O Que São Camarões?
Os camarões são crustáceos da ordem dos decápodes – assim como as lagostas e os caranguejos – e que pertencem ao filo dos artrópodes, o mesmo filo dos siris e de alguns insetos.
Podem viver tanto em água doce quanto em água salgada, e possuem um tamanho médio de três centímetros.
Na culinária em geral, é carro chefe de alguns pratos como o bobó de camarão, moquecas, paellas, vatapás e entre outros pratos de culinárias regionais, mas também fazem parte da alta gastronomia com receitas como risoto de camarão, tortas, massas em geral e até saladas.
Além disso, o camarão pode também ser servido sozinho como prato principal, seja grelhado ou empanado, e até mesmo com molhos especiais.
As opções são diversas! E para começar, confira abaixo os principais tipos de camarão disponíveis pra ajudar na escolha do tipo certo para a sua receita:
Tipos De Camarão
Os tipos de camarão são selecionados em dois grupos: camarões marinhos e camarões de água doce. Os camarões de água doce, por exemplo, possuem um sabor mais leve e adocicado, já os de água salgada apresentam um sabor mais marcante.
Esses são fatores que devem ser levados em consideração ao escolher o tipo certo para cada receita. Há diversas espécies de camarão nos biomas aquáticos, mas somente alguns são ideias para receitas culinárias. Confira:
Camarões Marinhos
Camarão Sete Barbas
É um dos tipos mais conhecidos e mais fáceis de serem encontrados no Brasil, nas águas do Oceano Atlântico Ocidental, próxima às costeiras.
O camarão sete-barbas tem um tamanho pequeno quando comparados aos outros tipos – atingindo até 8 cm de comprimento – e possui um formato curvado muito famoso, sendo ideal para usá-los como decoração de pratos, em molhos e recheios.
Mas não é comum consumi-lo puro devido a pouca quantidade de carne em seu interior.
Apesar do seu tamanho, o camarão sete barbas apresenta um sabor marcante e intenso, por isso cai bem em receitas culinárias típicas de sabor acentuado como acarajé e vatapá.
Mas é ótimo também para ser usado em um molho branco para macarrão, por exemplo, ou recheios de escondidinho, risotos e tortas.
Também conhecido como camarão de areia, quando fresco ele apresenta uma cor branca pálida, praticamente em tons de cinza.
Após o preparo, atinge uma coloração mais avermelhada. Possui um preço mais acessível devido a facilidade de encontra-lo nos supermercados e peixaria.
Camarão Rosa
O camarão rosa é um crustáceo também conhecido como camarão caboclo ou vilafranca também encontrado nas regiões costeiras do Oceano Atlântico Ocidental, em águas rasas cuja profundidade máxima chega a 90 metros.
É uma espécie de camarão bem maior, chegando a atingir em torno de 18 centímetros de comprimento.
Por ser fácil de encontrar no litoral da Bahia, é muito ofertado em restaurantes de cidades praianas, mas também pode ser encontrado em pratos da alta gastronomia por ser considerado um camarão nobre, sendo este o tipo de camarão mais consumido no Brasil.
Ele é perfeito para ser consumido puro, seja grelhado ou passado na manteiga, já que seu interior tem grande quantidade de carne, o que o deixa suculento e saboroso.
Seu sabor é intenso, porém suave e adocicado. Rico em ômega 3, é um poderoso aliado para a saúde do corpo humano.
Camarão Branco
O camarão branco – também conhecido como camarão indiano – é uma das maiores espécies encontradas nos mares brasileiros, principalmente em regiões de pouca profundidade e em costeiras.
No mundo, é uma das espécies de camarão mais consumidas e apreciadas.
É um pouco maior que o camarão rosa, chegando a medir 20 centímetros de comprimento. Também possui grande quantidade de carne em seu interior, seu sabor é suave e cai bem tanto puro quanto como acompanhamento ou recheio.
Apesar do nome, sua coloração se aproxima do cinza claro.
Camarão Cinza
O camarão cinza e o camarão rosa são da mesma família. Quando cru, o camarão apresenta um tom acinzentado, que assume um tom de vermelho claro após o preparo.
A principal diferença entre o camarão rosa e o camarão cinza está na origem e no cultivo. O camarão rosa é capturado em costeiras do Oceano Atlântico Ocidental, já o camarão cinza é recolhido do Oceano Pacífico, e logo depois é levado para ser cultivado em viveiros de água salgada.
Esses viveiros são chamados de fazendas de camarão, e os principais polos se encontram em estados do Nordeste, como a Bahia, o Ceará, o Pernambuco e o Rio Grande do Norte. Os viveiros auxiliam no controle do processo de produção, padronizando os camarões cinza.
Camarões De Água Doce
Camarão Pitu
O camarão pitu é um camarão de água doce cuja espécie é a maior em águas brasileiras, podendo medir até cerca de meio metro de comprimento.
É encontrado em rios que desaguam no Oceano Atlântico, desde a América do Norte até o extremo sul do Brasil, no estado do Rio Grande do Sul.
Essa espécie de camarão é considerada agressiva por ser um tipo predador das outras espécies aquáticas, portanto costuma ser separado dos outros tipos de espécies do mesmo habitat. A temperatura da água do rio onde eles vivem deve estar em torno de 25º C, com pH variando entre 6,5 e 7,8.
O camarão pitu tem um corpo cujo formato se assemelha a uma lagosta. Possui garras bem grandes e uma cor mais escura. Seu sabor é mais adocicado uma vez que é uma espécie proveniente da água doce.
Na culinária, geralmente são servidos cozidos, grelhados ou passados na manteiga.
Camarão Da Amazônia
O camarão da Amazônia é uma espécie de camarão de água doce muito consumida nas regiões tropicais da América do Sul, principalmente na Amazônia.
É um tipo de camarão muito popular em diversas localidades, por isso ele recebeu vários nomes diferentes como “camarão canela”, “camarão sossego” e “camarão cascudo”.
Seu sabor é leve e adocicado, assim como as outras espécies de camarão de água doce. Na culinária, é recorrente nos pratos das regiões Norte e Nordeste do Brasil, movimentando a economia local.
O ambiente ideal da água para a sobrevivência desses camarões deve ser uma temperatura entre 20º C a 25º C.
Sobrevivem bem em ambientes com pH 5,0, em águas com maior acidez próximas à floresta amazônica, ou com pH 9,9, em bacias de água alcalina na região Nordeste.
Camarão Da Malásia
O camarão da malásia é uma espécie de água doce, como rios, reservatórios, lagos e lagoas que se unem a águas de salinidade intermediária – ou águas salobras –, para concluir o desenvolvimento da espécie.
Apesar do nome, essa espécie de camarão não é originária da Malásia.
É um tipo de camarão muito consumido em algumas regiões do Maranhão. E o seu tamanho impressiona, podendo vir a medir cerca de 30 a 32 centímetros de comprimento, e pesar entre 500 gramas a 1 kilo, sendo conhecido em algumas regiões como “camarão gigante”.
O formato do seu corpo se assemelha ao formato de uma lagosta, assim como no caso do camarão pitu, cuja cor do corpo lembra um branco encardido e com as garras em cores azuis.
Mas esse camarão não é tão agressivo, apesar das garras, se alimentando de moluscos, larvas, vermes e insetos aquáticos, além de vegetais, algas e plantas. Em épocas de chuva é mais comum encontra-los.
Assim como os outros camarões, ele é mais bem consumido frito ou grelhado. Uma dica é temperá-lo somente com sal e limão, e servi-lo com vinagrete e farofa.
Como Comprar Camarão?
A forma mais fácil e mais comum de adquirir o camarão é comprando-o congelado em sacos nos supermercados e peixarias em geral. É também a maneira mais indicada pra quem é leigo na área, uma vez que camarões são crustáceos que prazo de validade muito pequeno, ou seja, eles perdem muito rápido.
As produtoras costumam congelar o camarão imediatamente após a pesca, dando início a um processo de remoção do cefalotórax do animal, isso porque tanto a calda quanto o cefalotórax rapidamente escurecem ao sair da água.
Além disso, utilizam-se aditivos químicos como sulfitos, de forma a conservar o animal por mais tempo e evitar o aparecimento de manchas.
Os camarões crus costumam apresentar sempre tons de cinza ou rosa escuro. A depender da espécie, podem se apresentar com cores pálidas e brancas ou amarronzadas.
No momento da compra, caso opte por adquirir camarões frescos, observe a sua viscosidade e a sua firmeza. Os camarões devem estar inteiros, firmes e com odor natural.
Descarte o camarão caso apresente odor característico de amônia. Além disso, procure evitar comprar camarões pré-cozidos, pois ressecam facilmente, alterando a qualidade do prato.
Como Limpar Camarões?
O primeiro passo para limpar os camarões é lavando-os em água corrente. Em seguida, com o auxílio de uma faca, retire a cabeça. Depois retire toda a casca, abrindo a partir das pernas.
Após esse processo, faça um pequeno corte no meio do camarão de forma que seja possível retirar a veia escura que se encontra na barriga do animal.
É importante não pular essa etapa, pois as vísceras do animal podem contem restos de outros animais, areia do mar e outros resíduos que podem deixar a iguaria com um sabor amargo. Com as cascas e a cabeça do animal, é possível fazer deliciosos caldos.
Algumas Dicas Sobre Camarões
Caso queira fazer uma receita e não souber exatamente qual tipo de camarão escolher, basta seguir uma pequena regrinha que ajuda bastante:
Se a receita for um caldo, algum tipo de molho, tipos de massa ou risotos, a melhor opção é utilizar camarões pequenos – como o camarão sete barbas – já que eles apresentam um sabor mais intenso e característico.
Os camarões pequenos são perfeitos para recheios, seja de bolinhos, escondidinho, tortas e pasteis. O seu sabor serve para realçar a receita.
Já, se a receita tiver o próprio camarão como prato principal ou carro chefe, o interessante é utilizar camarões grandes, como o camarão rosa ou o camarão pitu, pois apresentam um sabor mais leve e agradável.
Além disso, os camarões maiores possuem uma quantidade de carne suficiente para servi-los sem a necessidade de outro crustáceo ou peixe.
Eles podem ser preparados grelhados, cozidos, fritos ou até mesmo empanados. Qualquer jeito fica uma delícia! Sirva-os inteiros e com casca.
Durante o cozimento do camarão, é recomendável que ele seja observado durante todo o preparo para garantir que ele não irá se desmanchar, uma vez que o camarão é composto por água em sua maioria. A
lém disso, um cozimento mal feito pode deixar o camarão emborrachado ou mole.
Por isso a necessidade de saber escolher a espécie de camarão correta para cada tipo de receita.
Em relação aos temperos que mais harmonizam com os camarões, é bom escolher opções que sejam leves e suaves, de forma a não roubarem o sabor característico do crustáceo, e valorizar seu aroma.
Os temperos mais indicados são o sal, o limão, a pimenta do reino, e algumas ervas como o alecrim e o tomilho.
Agora É Só Saborear
Os camarões são sinônimo de requinte e sofisticação na gastronomia. Seja como prato principal, acompanhamento ou recheio, é importante ter atenção no momento da escolha do camarão ideal e do preparo.
Agora que você aprendeu sobre os tipos mais comuns de camarão disponíveis no Brasil, tanto os marinhos quanto os de água doce, e anotou as principais dicas para garantir o sucesso do seu preparo, é hora de colocar a mão na massa! Bom apetite!