Anchova é um dos meus ingredientes preferidos mas eu confesso que não sabia exatamente qual era a diferença entre aliche e anchova. Fui pesquisar tudo sobre o assunto para não errar mais e o que encontrei foi o seguinte.
A diferença entre aliche e anchova é que: “aliche” é o nome do peixe que vive principalmente no mar mediterrâneo e tem por volta de 10cm e “anchova” é o nome dado a conserva desse pescado feita com salmoura.
No Brasil dificilmente encontramos aliche fresco para comprar, então para memorizar é fácil: Aliche vem da peixaria, anchova vem dentro da latinha.
Quer saber mais sobre a origem desse peixe, do processo de produção da anchova e como fazer uma conserva parecida em casa? Acompanhe o resto do artigo que eu te conto.
O que é Aliche?
Aliche é o nome popular da espécie Engraulis Encrasicolus. É um tipo de peixe encontrado principalmente no mar mediterrâneo, tem coloração azulada e mede por volta de 10cm. É usado para alimentação humana e também serve como isca de pesca.
Apesar de ser uma espécie tipicamente européia, o aliche também pode ser encontrado em cardumes na costa oeste dos Estados Unidos, assim como na América do Sul.
Os países que tipicamente exercem a pesca do Aliche com mais frequência são a Grécia, a França e a Espanha.
No Brasil o peixe que mais se assemelha com o Aliche é a Sardinha, apesar da sua estrutura ser bem diferente.
Dificilmente o Aliche é encontrado em cativeiro, porque a espécie se desenvolve muito melhor em mar aberto, beneficiando-se das formações de cardume para se alimentar. Cada peixe tem por volta de 10cm e geralmente são pescados com a utilização de redes.
Geralmente esse peixe é consumido em uma conserva chamada “Achova”. Falaremos mais dela a seguir.
O que é Anchova?
Anchova pode ser duas coisas: um produto em conserva, feito com um peixe chamado aliche que é conservado no óleo e salmoura; e um tipo de peixe de nome científico Pomatomus Saltatrix, que vive em águas temperadas e pode chegar a 1 metro de comprimento.
Existe muita confusão na internet a respeito da anchova, a verdade é que ela pode ser essas duas coisas.
É muito mais comum que você tenha ouvido falar da anchova se referindo a conserva do Aliche. Apesar do peixe pomatomus saltatrix (chamado também de anchova brasileira por algumas pessoas) habitar a nossa costa, não é muito comum o seu consumo por aqui.
A anchova (produto) é o resultado de uma saborosa conserva do aliche que, após pescado, é reservado em latas contendo óleo e salmoura. O pequeno peixinho fica lá dentro entre 6 a 12 meses e isso acaba imprimindo o seu sabor salgado característico que é fonte de amor e ódio.
Existem algumas anchovas que também são feitas com alcaparras, outro ingrediente que causa alegria em alguns e a raiva em outros.
Qual é a diferença entre aliche e anchova?
Acho que com essa explicação fica mais fácil entender qual é diferença entre um e outro, certo?
Caso você queira experimentar essa iguaria que eu tanto gosto, pode adquirir na Amazon clicando nesse link.