Alcaparras | Guia Completo 2021

alcaparra

As alcaparras podem parecer uma especiaria sofisticada, mas depois de conhecer um pouco mais sobre ela, você também poderá começar a usá-la na sua cozinha.

Esse condimento pode assumir muitas formas, desde caroço, arbusto, botão, tempero ou acompanhamento.

Além da versatilidade e do sabor marcante, também apresenta diversos nutrientes essenciais para o corpo.

Por isso, preparamos um guia especial sobre alcaparras. Saiba o que são, como usá-las no dia a dia e quais os benefícios que ela traz para o seu prato.

Confira agora!

O que são alcaparras?

Muitas pessoas podem ficar confusas sobre o que são alcaparras. Afinal, elas podem assumir diferentes formas e utilizações.

A princípio, as alcaparras em seu estado natural são botões de flores de um arbusto da família das Caparidáceas. Inclusive, o gênero Caparis também possui flores e árvores extremamente valorizadas no nordeste brasileiro.

Os frutos dessa especiaria possuem um toque afrodisíaco, com um sabor pronunciado e característico.

o-que-é-alcaparras-2
(Foto: Reprodução)

Na cozinha, muitas pessoas usam as alcaparras como azeitonas, mas também pode aparecer na forma de:

  • tempero;
  • conversa;
  • molho;

Além disso, elas também podem ser encontradas em seu estado natural, no arbusto. Porém, essa não é a composição mais indicada em pratos culinários.

História da alcaparra

A alcaparra é uma flor bastante apreciada na culinária mediterrânea, e já é usada há muitos anos, desde a Antiguidade.

Acredita-se que os romanos deixavam alcaparras em conserva, com sal e vinagre, para usar em carnes e outros preparos rústicos.

Por conta da localização, logo ela se popularizou por outros países da Europa, principalmente Espanha, França, Itália e Grécia.

Alguns especialistas também afirmam que a alcaparra era usada como calmante natural pelos gregos.

alcaparras-o-que-é-2
O Broto da Alcaparra. (Foto: Reprodução)

Atualmente, a planta possui utilidade em diferentes pratos típicos. Além disso, também pode acompanhar:

  • molhos;
  • saladas;
  • preparos sofisticados e;
  • carnes

Estrutura das alcaparras

Esses arbustos se desenvolvem melhor em solo árido, clima quente e terrenos pedregosos. Por conta disso, a planta se popularizou no Mediterrâneo e no norte do Brasil.

As alcaparras também possuem talos espinhosos. Eles podem atingir até um metro de comprimento, e tem folhas grandes e arredondadas.

Suas flores, quando nascem, são de cor branca, e muitos a apreciam na flora local, com uma beleza exótica.

No entanto, os cozinheiros de plantão que desejam aproveitar o sabor da alcaparra devem colher o botão antes que ele desabroche.

O plantio e cuidados devem ser feitos de forma manual, para que o fruto seja colhido no momento certo. Isso ajuda a preservar seu sabor. Inclusive, quanto menor o botão, mais valor tem a alcaparra.

Elas costumam nascer na base das folhas. Por isso, os agricultores devem prestar atenção na plantação, para ver os brotos assim que surgirem.

alcaparra2
Não são só os brotos que são apreciados, as flores do arbusto da alcaparra também são consideradas exóticas (Foto: Reprodução)

Quais as propriedades medicinais das alcaparras?

Além do sabor e da versatilidade na cozinha, as alcaparras também possuem diversos nutrientes ideais para o organismo.

A princípio, ela conta com ácido cáprico, flavonoides e óleos essenciais, o que aumenta sua atuação adstringente. Também possui propriedades:

  • calmantes;
  • diuréticas;
  • antiespasmódicas;
  • afrodisíacas;

Isso significa que seu óleo também pode combater determinadas disfunções, como ansiedade, problemas renais e espasmos.

Além disso, as alcaparras também têm vitaminas A, B, B1, B2, B3 e C. Ela pode melhorar o funcionamento do fígado, o apetite e combater problemas estomacais.

o-que-é-alcaparras-4

Ela também é ótima para pessoas que sofrem de colesterol alto, pois seus componentes ajudam a controlar os índices de gordura.

E para melhorar, as alcaparras têm um baixo valor calórico. Assim, pessoas que procuram emagrecer com certeza devem incorporar o fruto em sua dieta.

Ainda, um estudo recente publicado pela Universidade da Califórnia mostra que as alcaparras são uma das fontes mais ricas de quercetina.

Esse composto está presente em ingredientes como cebola e maçã, ideias para regular:

  • batimentos cardíacos;
  • funções musculares;
  • funções cerebrais;
  • atividade do pâncreas.

Assim, além de sabor marcante, a alcaparra também faz muito bem para a saúde.

Qual o sabor das alcaparras?

As alcaparras possuem uma característica culinária bastante peculiar. Seu sabor é suave, mas ao mesmo tempo é ácido e salgado.

Sim, isso é possível! Os botões de flor naturais são extremamente amargos, de modo que poucas pessoas consomem alcaparras recém-colhidas.

No entanto, depois ficar em conserva, principalmente com sal e vinagre, ela libera algumas substâncias que tornam seu sabor mais suave.

alcaparras-o-que-é
As Alcaparras tem um sabor inconfundível. A relação das pessoas é parecida com a do Coentro: OU você AMA, OU você ODEIA. (Foto: Reprodução)

Além disso, o sódio também se concentra, o que traz um sabor mais salgado ao tempero.

Em molhos, temperos e vinagretes, a alcaparra é capaz de marcar gostos mais suaves, e é um ótimo acompanhamento para peixes, por exemplo.

Enquanto isso, o ácido cáprico é o que dá um gosto mais acre ao broto. Ele é uma das principais substâncias da especiaria. Também está presente desde a colheita, e quanto menos conserva, maior a concentração desse ácido.

Ou seja, alcaparras mais novas possuem tendência de serem mais ácidas e amargas. Ao mesmo tempo, especiarias com mais tempo de conserva são mais suaves.

Onde comprar alcaparras?

É possível comprar alcaparras em qualquer supermercado, onde marcas mais populares distribuem potes em conserva, igual as azeitonas, por exemplo.

No entanto, os cozinheiros que preferem um broto mais fresco devem procurar em grandes redes de distribuição, ou em lugares especializados.

Seu valor não é tão alto, uma média de R$7 a R$10 para potes de conserva de marcas mais populares.

Mas se você quiser um ingrediente de maior qualidade, é melhor se preparar para desembolsar uma quantia maior. Especialmente porque a compra costuma ser feita em grandes volumes.

Uso popular na cozinha

Para quem deseja provar alcaparras ou começar a usá-las no dia a dia, existem diversos pratos que acompanham esse ingrediente.

A culinária italiana possui algumas receitas famosas, como espaguete a putanesca, Carpaccio e molho Tártaro.

Além disso, vinagretes e molhos também são populares. Isso porque a alcaparra deve ficar em conserva para apurar seu sabor, de modo que fica mais fácil de bater ou amassar.

Como acompanhamento, elas podem ser servidas junto com peixes, especialmente salmão, carnes e saladas.

alcaparra3
Salmão com alcaparras é um dos pratos mais recomendados para quem quer provar o broto (Foto: Reprodução)

As massas, heranças da Itália, também fazem sucesso com esse broto, e seu sabor torna os ingredientes suaves mais presentes.

No entanto, uma dica é nunca colocar as alcaparras no início do cozimento, pois o vapor pode retirar alguns de seus componentes. Assim, é melhor adicionar apenas no final do preparo.

Além disso, ela também pode ser usada inteira, cortada em pedaços pequenos ou salpicada por cima dos pratos. Mas isso dá um sabor mais ácido.

Quem não pode comer alcaparras?

Apesar de ser um tempero saboroso, pessoas com pressão alta devem ficar atentas a esse broto.

A conserva pode concentrar mais o sódio, levando a episódios de aumento da pressão arterial.

Entretanto, nada impede que todos possam provar alcaparras, mas apenas com um pouco mais de atenção, e em doses menores.

alcaparra
A conserva pode concentrar bastante o sódio nesse ingrediente, pessoas com pressão alta devem evitar o consumo excessivo. (Foto: Reproducão)

Improvisações criativas

Iniciantes na cozinha que querem adicionar alcaparras no menu podem começar com um molho simples.

Basta utilizar as alcaparras em conserva, adicionar limão, temperos a gosto e bater tudo no processador. Experimente salsinha e um pouco de páprica!

Também é possível fazer uma ótima maionese com esse passo a passo, adicionando gema ou óleo.

No dia a dia, tente colocar alcaparras no preparo de carnes e peixes, seja no tempero ou salpicada por cima, no final da receita.

É possível utilizar esse broto como se fossem azeitonas, até mesmo em saladas ou outros acompanhamentos.

alcaparras
Dê uma chance a esse distinto ingrediente. Você vai se surpreender. (Foto: Reprodução)

Muitas pessoas recomendam o salmão com alcaparras, um molho especial com temperos e azeite usado por cima do peixe durante o cozimento.

Por fim, nas massas, esse tempero é muito bem-vindo no molho vermelho, ou mesmo no enfeite.

Iniciantes podem estranhar o gosto marcante e salgado das alcaparras. Mas depois de testar algumas receitas, poderá ver qual o sabor que seu paladar aprecia mais.

Também existe outra curiosidade que os romanos usavam na Antiguidade. O molho de alcaparras em conserva é capaz de mascarar o sabor de carnes velhas e passadas.

Por isso, você pode inovar com um tempero por cima e aproveitar algumas sobras, sem desperdiçar nada.

Conclusão: Por que dar uma chance para as alcaparras?

Muitas pessoas podem considerar as alcaparras um ingrediente chique e exótico, mas a verdade é que esses brotos podem ser usados em qualquer receita.

Diversos cozinheiros, iniciantes e profissionais, tentam novas combinações com as alcaparras, trazendo seu sabor marcante para os pratos.

Dessa forma, qualquer pessoa que se interesse por culinária pode, e deve, dar uma chance para essa especiaria.

Ela é versátil, saborosa, pouco calórica e extremamente benéfica para a saúde. Assim, se torna uma ótima alternativa para inovar na cozinha com apenas um ingrediente.

Se você gostou de conhecer mais sobre alcaparras e como utilizá-las nos seus pratos, aproveite para conferir nossos outros conteúdos, com mais dicas culinárias e curiosidades sobre todos os tipos de alimentos!

Se a sua cozinha falasse, o que ela diria? Aqui eu digo tudo! MUITO PRAZER, sou a Cozinha que fala! #cuisinenopopulê

Deixe uma resposta:

Your email address will not be published.

Site Footer