Tempero Lemon Pepper: Conheça Esse Tempero Incrível

Tempero-Lemon-Pepper

O lemon pepper é um tempero composto basicamente por raspas de limão moídas – geralmente limão siciliano – e pimenta do reino. Simples porém muito poderoso, esse ingrediente é capaz de transformar o seu prato com algumas pitadas.

Conheça tudo sobre o Tempero Lemon Pepper abaixo:

O Que é O Tempero Lemon Pepper?

De origem norte-americana, é um tempero muito utilizado em diversas preparações, como por exemplo, carnes brancas, massas, molhos brancos, frutos do mar, e há quem use até para fazer pipocas.

Algumas variações incluem outras especiarias como cominho, açafrão ou cúrcuma, pimenta caiena, alho em pó, ácido cítrico, cebola, sal, açúcar, entre outras opções para incrementar o sabor.

Lembrando que as raspas de limão devem estar em maior quantidade.

Pode ser comprado em lojas de especiarias ou supermercados, mas há também quem prefira preparar em casa e dar um toque caseiro todo especial.

O lemon pepper é perfeito para garantir um sabor cítrico refrescante e marcante aos mais diversos tipos de receitas.

Apesar de ainda não ser muito popular nas comidas brasileiras, é muito utilizado em algumas gastronomias ao redor do mundo, como por exemplo, a europeia, a americana e a indiana.

Além disso, em alguns países da Ásia é muito comum, por dar um toque tropical aos pratos da região.

Onde Surgiu o Lemon Pepper?

O lemon pepper foi criado nos Estados Unidos para temperar petiscos de carnes de aves e frutos do mar, como frango e peixe empanado, e alguns aperitivos também, como batatas fritas e assadas.

Logo chegou ao Brasil e começou a fazer o maior sucesso.

Como Usar o Lemon Pepper?

Na maioria dos países tropicais, o lemon pepper é muito utilizado para temperar frutos do mar, como os crustáceos – lagostas, carangueijos, siris e camarões – e os moluscos – polvos, lulas, ostras e alguns mariscos.

Além, é claro, dos mais diversos tipos de peixes, sendo muito indicado para o preparo do salmão, por exemplo.

Um prato muito tradicional nos Estados Unidos e que faz o maior sucesso é a asinha de frango, assada ou frita, temperada com lemon pepper.

Geralmente é servida em grande quantidade em baldes, ideal para petiscar com os amigos.

Na Europa, é predominantemente utilizado no preparo de massas – como macarrão espaguete alho e óleo – e molhos diversos, principalmente os brancos, pois harmonizam mais.

É muito usado também para temperar legumes assados e frescos. Uma dica é preparar uma salada com legumes cozidos ao vapor e polvilhar com o lemon pepper, dando um toque refrescante, perfeito para os dias mais quentes.

Outra dica interessante é polvilhar o lemon pepper em ovos, sejam fritos, cozidos ou mexidos. Fica uma delícia!

Lemon Pepper Caseiro: Como Preparar?

O lemon pepper é facilmente encontrado em lojas de especiarias a granel ou em pequenos frascos. Mas é possível prepara-lo em casa se você preferir um sabor mais caseiro!

Além disso, você terá a vantagem de escolher os temperos que você deseja adicionar, e personalizar seu lemon pepper de acordo com a sua necessidade.

Veja o passo a passo abaixo, você vai precisar como ingredientes apenas:

  • três limões sicilianos
  • duas colheres de sopa de pimenta do reino inteiras
  • sal a gosto

Caso deseje, você pode adicionar outros temperos como alho em pó ou desidratado, cebola em pó ou desidratada, cominho, açafrão (ou cúrcuma), outros tipos de pimenta como a caiena, e outras ervas.

Lembrando sempre que os outros ingredientes devem ser colocados em menor quantidade, de forma que o sabor da casca de limão sobressaia.

Veja como preparar:

  • Comece pré-aquecendo o forno a 160º (ou na temperatura mais baixa do seu forno), para assar a mistura logo mais.
  • Para começar, lave os limões em água corrente até a casca ficar bem limpa e higienizada. Se necessário utilize uma buchinha própria para limpeza de alimentos.
  • Seque os limões e raspe as cascas superficialmente, tomando cuidado para não raspar também a parte branca da polpa, evitando assim que o tempero fique amargo.
  • Em um pilão, pise a pimenta do reino até quebrarem os grãozinhos. Adicione as raspas de limão e pise mais um pouco até moer tudo. Caso prefira, pode utilizar um processador de alimentos para deixar a mistura mais fininha.
  • Adicione o sal e mexa. Caso queira, adicione também outros ingredientes da sua preferência.

Para desidratar, siga os passos abaixo:

  • Em uma assadeira média, cubra a superfície com papel manteiga e coloque a mistura por cima, espalhando bem com uma colher para que asse uniformemente.
  • Ponha a assadeira no forno pré-aquecido e deixe assando por aproximadamente quarenta minutos, mexendo sempre a cada 10 minutos para não queimar.
  • Após esse período, retire a forma do forno e deixe esfriando. Depois, guarde em um recipiente preferencialmente de vidro e hermeticamente fechado, longe da exposição de luz e calor.
tempero-lemon-peper-2
Tempero Lemon Pepper (Foto: Reprodução)

Dicas e Curiosidades Sobre o Lemon Pepper

  • Uma dica importante no preparo do lemon pepper é moer a casa do limão juntamente com a pimenta do reino, de forma que o caldo cítrico presente na casca incorpore na pimenta, criando um sabor especial no conjunto.
  • Após moer, é interessante assar a mistura e deixar secando por um tempo. Dessa forma, o sabor da casca do limão moída ganhará um toque mais suave, e o tempero ficará balanceado. O objetivo é fazer com que o sabor do limão e da pimenta estejam em proporções iguais.
  • Se você preferir, pode adicionar à mistura um pouco de glutamato monossódico, como alguns fabricantes costumam fazer. Esse aditivo realça o sabor do tempero, mas cuidado, não é bom exagerar!
  • O lemon pepper, a depender dos ingredientes presentes na mistura do tempero, pode ser uma alternativa para reduzir o consumo de sódio através do sal. Experimente em diversas receitas pra descobrir qual se adequa mais ao seu paladar.
  • Apesar de ser feito a partir do limão e da pimenta do reino, o tempero em si não apresenta grandes quantidades de vitaminas, minerais ou nutrientes. Isso porque os ingredientes perdem valor nutricional ao serem assados, e também porque não é necessário adicionar grande quantidade nas receitas.
  • Se usado em maior quantidade, você poderá usufruir de alguns benefícios nutricionais como a vitamina C presente no limão. Além disso, a pimenta do reino é fonte de antioxidantes como as vitaminas A e E.
  • O sumagre – ou sumac – é um tempero que serve como uma alternativa para substituir o lemon pepper, uma vez que possui também um sabor levemente azedo e substitui o limão no preparo de receitas em alguns países.
  • A melhor forma de armazenar o lemon pepper é longe da exposição da luz e em um recipiente hermeticamente fechado. Isso porque a pimenta do reino vai perdendo a ardência com o tempo através da evaporação e quando exposta a luz.

Gostou desse artigo? Conheça nossos outros posts sobre ingredientes clicando aqui.

Até a Próxima!

Se a sua cozinha falasse, o que ela diria? Aqui eu digo tudo! MUITO PRAZER, sou a Cozinha que fala! #cuisinenopopulê

Deixe uma resposta:

Your email address will not be published.

Site Footer