Noz Moscada – Como Usar + 13 Benefícios

noz-moscada-capa

A noz moscada é uma especiaria produzida das sementes de uma planta chamada moscadeira de tamanho pequeno, apresentando uma coloração castanha, formato oval e superfície enrugada.

A moscadeira é uma espécie de planta de grande porte, cujo nome científico é myristica fragrans, e que pertence à família Myristicaceae.

A moscadeira dá frutos semelhantes ao damasco, cuja semente é envolta em uma membrana em tons de vermelho e laranja que se chama “macis”. O macis, por sua vez, envolve a noz moscada. A semente do fruto da moscadeira é liberada naturalmente quando o fruto amadurece.

noz-moscada

A noz moscada é uma especiaria muito versátil e cheia de benefícios. O seu sabor é levemente adocicado, adstringente e sutilmente picante. Além disso, é uma noz muito aromática, sendo muito utilizada em pratos salgados.

Para ser comercializada, a noz moscada, após retirada a membrana macis, precisa passar pela etapa de secagem sob o sol por um período no mínimo 15 dias. Em seguida, geralmente ela é moída, mas é também comum ser comercializada inteira.

Continue acompanhando para saber mais sobre essa especiaria tão saborosa, conheça os seus benefícios e saiba como usar a noz moscada em suas receitas:

Como usar a noz moscada?

Como adquirir

É muito comum encontrar a noz moscada já moída nos mercados, feiras e lojas de especiarias. Porém, é mais interessante adquiri-la inteira e ralar somente no momento do uso, de forma a garantir que o seu aroma não se perca.

Pratos salgados

  • A noz moscada é uma especiaria de sabor adstringente, por isso é um condimento indicado para acentuar os sabores de outros alimentos.

Uma ótima dica é adicioná-la em preparos com carnes mais suaves, como filé mignon e patinho, ou como as carnes brancas.

  • Além disso, a noz moscada é também levemente picante, e é ótima para destacar receitas simples como purê de batatas ou de outros tipos de legumes, sopas variadas, legumes cozidos ao vapor e ovos.
  • Um uso muito indicado para a noz moscada é acrescenta-la em receitas feitas a partir de leite e derivados do leite, como o molho branco, fondue de queijo e molhos de queijo.

Isso porque a noz moscada atenua os efeitos indesejados da má digestão, além de conferir um sabor delicioso ao prato.

Pratos doces

A noz moscada tem a vantagem de poder ser adicionada também em pratos doces, diferentemente da maioria das outras especiarias existentes.

  • O seu sabor adocicado e levemente picante, que lembra uma mistura de canela e pimenta do reino, é uma delicia quando acrescentado em receitas como pudins, doces e sobremesas à base de canela, doce de leite, biscoitos e compotas.
  • Um dos usos mais indicados para a noz moscada em receitas doces é no chocolate quente. Além de dar um toque especial, a noz moscada suaviza o sabor do leite, acentuando o chocolate.

Cuidado com o uso excessivo!

Apesar da noz moscada apresentar inúmeros benefícios para o corpo, é importante tomar cuidado com o uso excessivo da semente da moscadeira.

A quantidade máxima de noz moscada que pode ser ingerida sem problemas está em torno de apenas 10 gramas.

Isso porque, em excesso, a noz moscada pode causar efeitos alucinógenos no cérebro, tanto visuais quanto auditivos.

A longo prazo, o uso excessivo de noz moscada causa danos permanentes ao organismo, tais como problemas no fígado, náuseas, problemas cardíacos e desidratação. Além disso, pode acarretar também em convulsões e paralisia do sistema muscular.

É importante também que mulheres grávidas evitem o consumo de noz moscada durante a gestação, pois há estudos que comprovam que a noz moscada tem efeito abortivo.

noz-moscada-2

Os principais benefícios da noz moscada

A noz moscada, além de enriquecer os mais diversos tipos de receitas com seu sabor delicioso e único, ela também apresenta inúmeros benefícios para a saúde do corpo. Confira:

Contribui para a saúde do cérebro

A noz moscada é rica em vitaminas do complexo B, principalmente a vitamina B6 e a vitamina B12.

A vitamina B6, também conhecida como piridoxina, e a vitamina B12, comumente chamada de cobalamina, juntas atuam diretamente no sistema nervoso.

A presença de vitaminas do complexo B no cérebro contribui para garantir os estímulos necessários para o bom funcionamento do cérebro. E assim, colabora também para ativar o órgão, estimulando a criação de novos neurônios.

O resultado é uma grande melhora na concentração e na capacidade de reter memórias.

Por conta disso, é um poderoso aliado no tratamento de doenças relacionadas à baixa no nível de neurotransmissores, como transtornos de ansiedade e depressão, além de doenças degenerativas do cérebro como Alzheimer.

Outra importante função das vitaminas do complexo B presente na noz moscada para o cérebro é garantir o efeito relaxante no momento do sono, reduzindo episódios de insônia.

Uma dica para garantir boas noites de sono é consumir um pouco de noz moscada ralada antes de dormir. Para isso você pode tanto coloca-la numa xícara de leite quente, ou preparar um chá.

Melhora o sistema digestivo

O papel das vitaminas do complexo B não se resumem apenas ao cérebro, mas contribui também para o bom funcionamento do sistema digestivo.

A noz moscada contribui para a boa digestão, por isso o seu consumo é muito indicado após a ingestão de refeições mais pesadas, como feijoadas, carnes gordas, e massas com muito molho.

Isso ocorre porque as vitaminas do complexo B presentes em sua composição atuam estimulando a liberação do suco gástrico, e controlando o processo digestivo, de forma a garantir que o alimento seja bem digerido pelo estômago.

Além disso, a presença dessas vitaminas contribui para que o organismo consiga absorver bem os nutrientes dos alimentos, o que é muito bom para quem apresenta deficiência de vitaminas e sais minerais.

Para o tratamento de diarreias e outras complicações intestinais, uma dica é consumir o óleo ou o extrato da noz moscada, que contém doses mais concentradas de vitaminas e sais minerais.

É bom para o intestino

A noz moscada contém grandes quantidades de fibras em sua composição. A presença das fibras auxilia o corpo a excretar os alimentos, isso porque o trânsito intestinal passa a funcionar de forma regulada.

Com o intestino em pleno funcionamento, o consumo da noz moscada ajuda a reduzir episódios de diarreia e prisão de ventre, além de aliviar dores indesejadas.

As fibras possuem um papel importante também para quem deseja seguir uma alimentação saudável, pois elas ajudam a dar sensação de saciedade ao corpo, regulando o apetite e inibindo casos de compulsão alimentar.

Alivia o mau hálito

A noz moscada apresenta também propriedades antibacterianas que combatem o mau hálito e ajudando a evitar infecções na boca e em outras partes do corpo. Não é à toa que muitas empresas utilizam a noz moscada como composto para produtos de higiene bucal.

Outros benefícios da noz moscada

  • Protege o coração, pois a noz moscada estimula o sistema cardiovascular, regulando o ritmo cardíaco;
  • Alivia cólicas menstruais;
  • Melhora o humor;
  • Auxilia no equilíbrio hormonal;
  • Ajuda a eliminar toxinas do fígado e dos rins;
  • Ajuda a dissolver cálculos renais ao prevenir o acúmulo de ácido úrico;
  • Melhora a circulação sanguínea;
  • Protege o sistema respiratório contra doenças como a asma;
  • Ajuda a desinchar o corpo.
noz-moscada-1

Propriedades nutricionais da noz moscada

A noz moscada é uma semente com muitas propriedades nutritivas. Uma porção de 100 gramas de noz moscada apresenta em torno de 525 calorias.

Aparentemente é uma especiaria calórica, mas considerando que o consumo é feito em torno de 1 a 2 gramas de noz moscada por vez, isso significa que você consumiria pouco mais de 5 calorias numa refeição, por exemplo.

Quanto aos macronutrientes, a mesma porção de 100 gramas de noz moscada possui em torno de 36 gramas de gorduras totais, 49 gramas de carboidratos e apenas 6 gramas de proteínas.

Já em relação aos micronutrientes, a noz moscada apresenta em sua composição vitaminas e sais minerais importantes para o organismo. Uma porção de 100 gramas dessa especiaria contém 16 gramas de sódio, 21 gramas de fibras.

Além disso, é uma semente rica em potássio, ferro, cálcio, magnésio, vitamina C, vitamina D e, claro, vitaminas do complexo B, tais como a vitamina B6 e a vitamina B12.

Propriedades medicinais da noz moscada

A presença desses nutrientes na noz moscada a tornam uma especiaria muito bem vista na indústria farmacêutica. Muitos cientistas tem buscado saber mais sobre os benefícios da noz moscada para aplica-la em remédios e produtos de perfumaria.

O óleo extraído da noz moscada contém em sua composição propriedades úteis para o tratamento de diversas doenças envolvendo os sistemas nervoso e digestivo e muitas outras.

O que muitos não sabem é que a noz moscada apresenta propriedades afrodisíacas, favorecendo a ereção ao acelerar a circulação sanguínea.

Como cultivar a noz moscada?

A moscadeira é uma planta sistemática que precisa de condições favoráveis para se desenvolver e crescer de forma saudável.

Originária das ilhas Banda, a moscadeira se adapta melhor ao clima mais quente e com a umidade mais alta. O local ideal para o cultivo da moscadeira deve apresentar uma temperatura média anual perto da casa dos 25º C.

Além disso, o local não pode sofrer longos períodos de estiagem, pois o solo seco pode gerar estresse hídrico. O ideal é um local com volume de chuva acima de 1500 milímetros por ano.

Quanto ao solo, é importante atentar-se para que ele esteja bem drenado e fértil. Quanto mais matéria orgânica, melhor.

Já o plantio é simples, basta cavar um pequeno buraco no solo, com espaço suficiente para dispor a muda confortavelmente. Em seguida, deve-se adicionar o composto orgânico, areia e adubo animal no fundo e nas laterais da cova.

Aconselha-se que a irrigação seja feita diariamente principalmente no primeiro mês, de forma que a muda sobreviva aos primeiros dias.

A árvore já grande pode atingir cerca de 15 a 20 metros de altura, portanto escolha um local apropriado onde ela possa se desenvolver.

A História da Noz Moscada

A noz moscada é uma especiaria muito antiga, originária da Indonésia. No passado, na época da Idade Média, a noz moscada era considerada uma das especiarias mais caras e valorizadas, ou seja, nobre.

Segundo a história, a moscadeira era uma planta que só era cultivada nas pequenas ilhas Banda, que é um conjunto de dez ilhas pertencentes ao arquipélago de Molucas, na Indonésia.

As ilhas Banda, por volta do século XV, era um local ainda pouco acessado. Os mercadores árabes, que tinham acesso às moscadeiras, vendiam a noz moscada a preços altíssimos, o que atraiu os olhares de outros comerciantes.

Foi então que o rei de Portugal, Alfonso de Albuquerque, conseguiu descobrir onde ficavam as ilhas Banda após conquistar um grande centro econômico da Indonésia, a cidade de Malaca.

Então, no ano de 1512, os primeiros europeus tiveram acesso ao fruto da moscadeira. Eles colheram tudo o que puderam das ilhas Banda, encheram os navios, e levaram as nozes moscadas para serem comercializadas na Europa.

Monopólio dos holandeses

Pouco tempo mais tarde, após negociações, as ilhas Banda passaram a ser comandadas pelos holandeses, que por isso obtinham a maior parte do lucro dessa super valorizada especiaria, a moscadeira passou a ser cultivada também em outros países da Ásia, como a Índia e a Malásia.

Já outros países da Europa, como a Inglaterra e a França, também buscavam aproveitar do sucesso da noz moscada, e tentaram por muito tempo obter mudas e sementes da moscadeira e cultivar a espécie.

A exportação da moscadeira para o Ocidente

E foi assim até meados do século XIX, quando mercadores mulçumanos levaram as sementes de moscadeiras em navios para os países do Ocidente, como o Brasil, os Estados Unidos, o Canadá, a Inglaterra, a França e a Austrália, além de outros países da Ásia como a China e o Japão.

E então, sua fama se espalhou, por seus muitos benefícios e pela sua capacidade de conservação de alimentos.

Se a sua cozinha falasse, o que ela diria? Aqui eu digo tudo! MUITO PRAZER, sou a Cozinha que fala! #cuisinenopopulê

1 comments On Noz Moscada – Como Usar + 13 Benefícios

Deixe uma resposta:

Your email address will not be published.