O que é Páprica Doce e Como Usar na Cozinha?

paprica-doce-1

Apesar de terem o mesmo nome e de virem do mesmo lugar, a páprica doce, picante e a páprica defumada tem diferenças significativas. Fui pesquisar mais sobre o assunto e o que eu encontrei está abaixo.

A páprica doce é uma especiaria muito popular, de cor vermelho vivo, extraída do pimentão. Ela tem um sabor extremamente suave, sem ardência e serve tanto para dar sabor aos alimentos quanto para oferecer um toque de cor.

Siga a leitura para saber mais sobre essa especiaria incrível e aprenda quais são os principais tipos de páprica, como elas são feitas, como usar e quais são seus benefícios.

De onde vem a páprica?

A páprica é extraída de pimentões da espécie capsicum annuum e pimentas vermelhas desidratadas. A páprica doce também apresenta inúmeros benefícios para a saúde, uma vez que é obtida de fontes naturais.

Além disso, existem também outros tipos de páprica além do doce, como a páprica picante e a páprica defumada, que são opções incríveis para incrementar qualquer receita.

Se você quer saber um pouco mais sobre essa especiaria versátil e deliciosa, seus benefícios e principalmente como usar no preparo de suas receitas, continue acompanhando!

paprica-doce-para-que-serve

Tipos de Páprica

Antes de saber como usar a sua páprica, é interessante conhecer os outros tipos disponíveis no mercado para saber diferenciá-las, e assim usar a páprica correta em suas receitas. Confira:

  • Páprica doce: apesar de como o seu nome sugere, esse tipo de páprica não é adocicado. Mas esse termo se refere à suavidade do seu sabor, que não apresenta ardência.
  • Páprica defumada: o processo de fabricação da páprica defumada é um pouco diferente dos demais tipos de páprica. O seu nome já sugere a forma como é extraída, por meio da defumação.
  • Páprica picante: a páprica picante é feita de forma similar à páprica doce, com a diferença que ela apresenta maior quantidade de capsaicina, uma substância encontrada nas variedades de pimentas vermelhas que é responsável pelo sabor pungente.

A capsaicina é concentrada nas sementes das pimentas vermelhas, que por sua vez são utilizadas para o preparo da páprica picante.

Em outras palavras, para produzir a páprica defumada pode ser utilizada tanto a páprica doce quanto a picante. O processo de desidratação ou secagem das pimentas e pimentões é feito sob a presença de fumaça.

Na Espanha, esse é o tipo de páprica mais produzido e, portanto, mais consumido. Lá, é utilizada lenhas de madeiras nobres como o carvalho para a queima e produção da fumaça, garantindo um sabor mais especial.

Como é feita a páprica doce?

A páprica doce é produzida a partir da moagem de pimentões secos e pimentas das variedades de cores vermelhas desidratadas. Existem também pápricas doces feitas com pimentões amarelos, e por isso apresentam uma coloração mais alaranjada.

A páprica doce não é adocicada, nem é própria para ser utilizada no preparo de comidas doces. O seu nome refere-se ao fato de que é um tipo de páprica não picante.

Isso é possível pois no momento do preparo não são utilizadas as sementes das pimentas, onde está concentrada a substância capsaicina, responsável pela ardência e pungência, bem como pela coloração avermelhada.

A baixa concentração de capsaicina garante um tempero mais suave e mais leve, e por isso também muito mais versátil.

paprica-doce

Como usar páprica doce?

Agora se você deseja introduzir a páprica doce em seus preparos e ainda não sabe como, confira as dicas a seguir:

Pratos com páprica doce

Existem uma variedade de tipos de receitas em que você pode adicionar a páprica doce e alcançar um sabor todo especial, pois ela confere suavidade ao alimento.

  • A sua versatilidade permite o uso em vários alimentos, porém a páprica doce é um tempero mais indicado para pratos com carnes. Experimente adicioná-la em carnes ensopadas, assadas ou grelhadas.
  • Você pode também usá-la no preparo de carnes brancas como frango e peixes. Além disso, frutos do mar também podem ser temperados com a páprica doce.
  • Mas não é só em carnes que você pode usar essa especiaria, experimente também salpica-la em legumes cozidos ao vapor e fazer uma deliciosa salada temperada, ou em ovos.
  • E por que não a utilizar também no preparo de grãos como feijão, soja e grão de bico? Além de dar cor, fica uma delícia!!
  • E se você quiser mais opções de receitas, vale a pena incluir a páprica no preparo de massas e molhos, principalmente em molhos vermelhos, dando um sabor todo especial.

É interessante se atentar para não ferver a páprica junto ao alimento para evitar que ele apresente um sabor amargo, então prefira adicioná-la ao final do preparo.

Outros usos

A páprica doce é um condimento ideal para dar coloração aos pratos. Isso porque o seu sabor é suave e não interfere de forma significativa no resultado da receita.

Se usada em quantidades moderadas, a páprica pode enriquecer o sabor da receita de forma delicada.

Além disso, a páprica é uma especiaria perfeita para ser usada na finalização de pratos e alimentos. Você pode salpica-la em legumes, batatas fritas e assadas, pipocas, ovos ou usá-la para enrolar salgadinhos.

paprica-doce-1

Quais são os benefícios da páprica doce?

Que esse tempero é delicioso e versátil você já sabia, mas você conhece também os benefícios da páprica doce para a saúde? São muitos! Veja só:

  • Antioxidantes: a páprica doce é feita a partir de pimentões e pimentas vermelhas que são alimentos riquíssimos em antioxidantes, sendo eles a vitamina A, a vitamina C e a vitamina E.

Os antioxidantes atuam no organismo inibindo os efeitos dos radicais livres, o que reduz o estresse oxidativo das células do corpo. Isso é fundamental para evitar doenças degenerativas como os vários tipos de cânceres, o mal de Parkinson e o Alzheimer, por exemplo.

Além disso, são vitaminas essenciais para o bom funcionamento do sistema imunológico, principalmente a vitamina C, garantindo ao corpo um melhor sistema de defesa contra doenças e infecções.

  • Vitaminas do complexo B: as vitaminas do complexo B presentes na páprica doce também são muito benéficas para a saúde, e a principal delas encontrada nessa especiaria é a vitamina B6.

A vitamina B6, também chamada de piridoxina, atua no organismo principalmente ajudando a melhorar o funcionamento do metabolismo, contribuindo para a síntese de vitaminas, minerais e aminoácidos, e regulando os processos químicos do corpo.

Além disso, as vitaminas do complexo B contribuem para a saúde do corpo como um todo, contribuindo com partes mais complexas como a saúde mental e partes mais simples como a saúde de pele, unhas e cabelo.

  • Minerais: além das vitaminas, a páprica doce também contém minerais essenciais para o bom funcionamento do corpo como o ferro, o potássio e o cobre.

O ferro contribui para o fortalecimento do corpo, atuando diretamente no sangue e equilibrando as células, o que colabora para o bom funcionamento do cérebro.

Além disso, o ferro atua diretamente na saúde de unhas e cabelos, evitando a queda, e fortalecendo músculos.

Já o potássio é essencial para regular a pressão arterial do sangue, além de contribuir para a permanência do cálcio nos ossos, fortalecendo a estrutura óssea do corpo.

É um mineral também muito importante para a saúde dos músculos, evitando câimbras e dores.

Por fim, o cobre é também um mineral fundamental para o organismo, pois ele age contribuindo para a formação de novas células, renovando o sistema sanguíneo, além de ajudar também a regular os níveis de ferro no sangue.

paprica-doce-onde-usar

Páprica doce x Colorau

Muitas pessoas confundem a páprica doce com outro condimento muito utilizado na culinária, que é o corante, também conhecido por colorau. Porém, ambos são bem diferentes.

O colorau é um tipo de corante natural utilizado no preparo de receitas para garantir cor aos alimentos. Diferentemente da páprica doce, o colorau possui função puramente estética e não altera o sabor da comida. Se usado em excesso, pode dar ao alimento um sabor levemente amargo.

O corante é produzido através de sementes de urucum, encontradas nas árvores nativas da região tropical da América.

A páprica doce ao redor do mundo

Segundo indicam pesquisadores da arte da culinária, a páprica doce é um tempero que nasceu na América Central, mais precisamente no México. Há algumas controvérsias sobre a real origem da páprica, sendo considerada também um condimento de origem húngara.

Os que defendem a origem mexicana da páprica dizem que ela só passou a ser levada para países da Europa, como a Hungria e a Espanha, por volta do século 16.

Mas foi, de fato, somente na Hungria que os pimentões moídos ganham popularidade na culinária. E não somente isso, o nome “páprica” é derivado da palavra húngara “páprika”, que é a tradução da palavra pimentão. Tudo a ver, né?!

Na Hungria, esse tempero é tão famoso que é considerado um símbolo da cozinha húngara, sendo amplamente utilizado em vários tipos de receitas e pratos típicos.

Um grande exemplo é o “goulash”, ou também “gulache”, que é uma espécie de caldo de carne bem grosso e consistente, feito com legumes e vegetais como cenouras, batatas, tomates e cebolas, e é claro, temperado com bastante páprica.

Além da páprica doce, a Hungria também é famosa por utilizar bastante páprica picante em seus preparos.

Já a páprica defumada é muito mais popular na culinária espanhola, sendo conhecida lá por “pimentón”, e empregada numa receita típica do país: a paella.

Se a sua cozinha falasse, o que ela diria? Aqui eu digo tudo! MUITO PRAZER, sou a Cozinha que fala! #cuisinenopopulê

1 comments On O que é Páprica Doce e Como Usar na Cozinha?

Deixe uma resposta:

Your email address will not be published.