Pimenta Calabresa: Como fazer em casa?

pimenta-calabresa-capa

A pimenta calabresa é um dos tipos de pimenta mais populares no Brasil. Existem várias versões sobre a sua origem porém a mais conhecida está logo abaixo.

Pimenta Calabresa é o resultado do processo de secagem e moagem da pimenta dedo de moça (Capsicum Baccatum) ou da pimenta caiena (Capsicum Annum). Criada no Brasil entre 1870 e 1920, ela tem sabor suave e pode ser usada tanto em carnes quanto em massas.

É muito consumida e muito conhecida por seu sabor marcante e pelo seu aroma especial, além de sua aparência flocada, seca e moída muito característica.

A suavidade do seu tempero a torna ideal para ser usada em sopas, em vários tipos de carnes, principalmente linguiças, frutos de mar, em molhos, em massas como pizzas, macarrão e torradas, além de perfeita para ser acrescentada em diversas receitas com batatas.

Outro ponto interessante é que a pimenta calabresa possui muitos benefícios para a saúde, o que a torna mais especial em seus preparos. Venha conhecer um pouco mais sobre esse condimento!

pimenta-calabresa-1

Onde surgiu a pimenta calabresa?

A pimenta calabresa é um tipo de condimento produzido no Brasil a partir da pimenta vermelha dedo de moça desidratada e moída. Na europa é muito comum que se utilize a pimenta caiena ou a peperone salomon.

A pimenta dedo de moça é uma variedade de pimentas vermelhas da espécie capsicum baccatum, que é originária do Peru.

A pimenta calabresa como conhecemos hoje, foi originalmente criada no Brasil, mais precisamente no bairro Bixiga que fica na capital de São Paulo.

Imigrantes italianos da calábria, ao chegar no Brasil, começaram a produzir linguiças assim como faziam na Itália. Porém, como as especiarias aqui eram diferentes, as linguiças calabresas começaram a ser temperadas com dedo de moça.

A especiaria deu um gosto tão marcante e gostoso que a nomenclatura Pimenta Calabresa surgiu, se tornando depois muito popular no país inteiro.

E como é comum dos brasileiros inovar no preparo de receitas, a pimenta calabresa hoje é largamente utilizada não só em linguiças, mas em muitos outros pratos!

pimenta-calabresa-pimenta-dedo-de-moca
Ao chegar no Brasil, imigrantes italianos utilizavam a pimenta dedo de moça na produção do que viria a se tornar a Pimenta Calabresa (Foto: Reprodução)

Como fazer pimenta calabresa em casa?

Já pensou em preparar a sua própria pimenta calabresa? É muito simples! Basta você ter em casa pimentas dedo de moça e colocar a mão na massa! Siga as dicas abaixo:

  1. Comece forrando uma assadeira retangular com papel manteiga. Pegue aproximadamente 100 gramas de pimentas dedo de moça e corte-as ao meio. Em seguida, disponha todas as pimentas na assadeira forrada com papel manteiga, com a parte cortada para baixo.
  2. Leve as pimentas ao forno numa temperatura de torno de 180 graus, por cerca de 30 minutos. Na metade do tempo, abra o forno e observe as pimentas, para garantir que não irão queimar.
  3. Passados os 30 minutos, desligue o forno, mas não retire a assadeira com as pimentas ainda. Deixe-as esfriando dentro do próprio forno.
  4. Após ficarem frias, é interessante deixar as pimentas reservadas em local arejado por um período de três dias, de forma a garantir que elas fiquem bem sequinhas. Para isso, você pode colocar as pimentas em um prato ou vasilha e guarda-las em local seco.
  5. Por fim, depois que as pimentas estiverem bem desidratadas, coloque-as num processador. Caso não tenha processador em casa, você pode utilizar um liquidificador também.
  6. Bata as pimentas até que fiquem bem moídas, e depois guarde a sua pimenta calabresa em um recipiente, de preferência de vidro e com tampa.

Feito todo esse processo você terá pimenta calabresa fresquinha em casa. Aí é só aproveitar!

Como usar a pimenta calabresa?

A pimenta calabresa possui um sabor bem picante, porém suave. Em outras palavras, o seu grau de ardência é na medida certa para temperar os mais diversos pratos.

Como o próprio nome sugere, a pimenta calabresa é ótima para temperar linguiças, e portanto, os mais diversos tipos de carnes, brancas e vermelhas, bem como ovos.

Frutos do mar também harmonizam bem com esse tipo de pimenta, assim como a pimenta do reino.

Em molhos, ela cai super bem. Uma sugestão é utilizar a pimenta calabresa para incrementar molhos brancos, principalmente se feitos com queijos, e molhos vermelhos, como o molho bolonhesa. Perfeito para servir com uma deliciosa massa!

Não é pra menos que a pimenta calabresa é muito utilizada nos mais diversos tipos de massas por seu sabor e aroma característicos. Na pizza, por exemplo, fica uma delícia! Experimente também usá-la em torradas temperadas com manteiga e orégano.

pimenta-calabresa-3

Quais são os benefícios da Pimenta Calabresa?

Outro ponto super interessante e que torna a pimenta calabresa mais especial são os benefícios que ela oferece para a saúde. A pimenta calabresa vem de uma variedade de pimentas vermelhas, que são ricas em capsaicina.

A capsaicina é um poderoso antioxidante presente nas pimentas vermelhas, responsável pela pungência das pimentas, ou seja, o seu sabor picante. Esse antioxidante atua no corpo garantindo grandes benefícios. Os principais deles são:

  • Efeito antioxidante: reduz o poder de atuação dos radicais livres, evitando a oxidação das células do corpo humano, e diminuindo as chances do desenvolvimento de cânceres e/ou doenças degenerativas como o Alzheimer ou o Mal de Parkinson.
  • Efeito vasodilatador: a capsaicina também auxilia no bom funcionamento do coração, facilitando o trânsito da corrente sanguínea por meio das suas propriedades vasodilatadoras.
  • Digestivo: as propriedades nutritivas da pimenta calabresa ajudam também o aparelho digestivo, diminuindo a azia, a má digestão e o inchaço, pois atua diretamente no estômago e acelerando o metabolismo. Mas cuidado, o consumo exagerado não é indicado para quem apresenta gastrites ou úlceras.
  • Analgésico e anti-inflamatório: a capsaicina presenta nas pimentas vermelhas é uma substância que atua no alivio de dores musculares e na cabeça.
  • Efeito hipoglicêmico: a pimenta calabresa também tem como propriedade a capacidade de ajudar a reduzir os níveis de açúcar no sangue ao inibir os picos de insulina, evitando também o aumento exagerado da glicemia do sangue. Essa propriedade é eficiente no combate de doenças como diabetes.
  • Efeito termogênico: por último e não menos importante, a capsaicina presente na pimenta calabresa e nas diversas variedades de pimentas vermelhas apresenta efeito termogênico.

Essa é uma boa notícia para quem deseja emagrecer, pois a termogênese funciona aumentando a temperatura do corpo e facilitando a queima calórica.

Além disso, ela é anti-inflamatória, o que auxilia no tratamento de tosses e congestão nasal, por exemplo, contribuindo para a melhora da imunidade do organismo.

Apesar de todos os seus benefícios e assim como qualquer tipo de pimenta, a pimenta calabresa deve ser consumida de forma moderada.

Mas é uma delícia e é uma ótima opção de tempero para você incrementar as suas receitas. Não perca tempo e experimente. Bom apetite!

Se a sua cozinha falasse, o que ela diria? Aqui eu digo tudo! MUITO PRAZER, sou a Cozinha que fala! #cuisinenopopulê

Deixe uma resposta:

Your email address will not be published.