16 Tipos de Pimenta e Seu Grau de Ardência

pimenta-malagueta-tipos-de-pimenta

As pimentas são plantas cujos frutos possuem um sabor picante, e com intensidades que variam de espécie para espécie. Existem diversos tipos de pimenta no Brasil, falaremos das 16 principais nesse artigo.

No Brasil, o termo pimenta se refere a basicamente três gêneros: o gênero Pimenta pertencente à família Myrtaceae, o Capsicum pertencente à família Solanaceae, e o Piper que vem da família Piperaceae.

Um farmacêutico chamado Wilbur Scoville criou, em 1912, um método interessante que leva o seu nome: a Escala de Scoville, que mede a intensidade da ardência de cada tipo de pimenta.

O que é a Escala de Scoville?

A escala de scoville mede a quantidade de capsaicina presentes em cada pimenta, separando cada uma delas em posições dentro de uma escala de intensidade.

Para realizar a medição, aplica-se o teste de scoville. O extrato da pimenta é diluído em água e oferecido para 5 testadores, quando nenhum deles conseguirem mais sentir a ardência, é porque a solução foi completamente diluída.

Após esse teste, o cientista classifica a pimenta através de uma fórmula baseada na diluição. As unidades de calor vão de 0 (pimentão) até 16.000.000 (capsaicina pura).

Tipos de Pimenta: O que é Capsaicina?

A capsaicina é um composto bioativo presente nas pimentas pertencentes ao gênero Capsicum. Ela é responsável pela ardência e pela coloração avermelhada das pimentas.

A presença da capsaicina nas pimentas promove benefícios únicos no corpo humano, como o aumento do metabolismo, a melhora do humor provocado pela produção de endorfina, a melhora da libido pelo aumento da circulação sanguínea em áreas erógenas.

Além disso, suas propriedades nutricionais favorecem a saúde do corpo, com sua ação anti-inflamatória, antioxidante, antimicrobiana e anticancerígena.

Sem mais delongas, vamos aos principais tipos de pimenta…

Quais são os Tipos de Pimenta?

Pimenta Biquinho

pimenta biquinho
Pimenta Biquinho (Tipos de Pimenta)

A pimenta biquinho é considerada a mais leve de todas. Tem um sabor suave e adocicado, e geralmente é servida em conservas e em saladas. É de coloração avermelhada quando madura, e é bem pequena e delicada, daí o seu nome “biquinho”.

É a mais indicada para quem não tem o costume de consumir pimentas. Na Escala de Scoville, mede apenas 1000 unidades de calor Scoville.

Além disso, é uma espécie de fácil cultivo e tem propriedades nutritivas interessantes.

Assim como a maioria das pimentas, atua como anti-inflamatório e antioxidante devido a presença das vitaminas A e C.

A pimenta biquinho também possui propriedades termogênicas, que auxiliam na perda de gordura.

Pimenta de Cheiro

tipos-de-pimenta-pimenta-de-cheiro
Pimenta de Cheiro (Tipos de Pimenta)

Esse grupo de espécies de pimenta faz jus ao nome, pois tem um aroma especial, forte e inconfundível. Nessa categoria estão presentes pimentas que conquistam pelo cheiro, mas que não apresentam muita ardência no sabor.

Tem nível de intensidade equivalente à pimenta biquinho, ou seja, 1000 unidades de calor Scoville.

As pimentas de cheiro são de tamanho médio, com um espaço oco por dentro do fruto e poucas sementes.

Geralmente apresentam uma coloração verde clara que evolui para nuances de amarelo, laranja e vermelho a medida em que vão amadurecendo.

Vale ressaltar que quanto mais amadurece, mais perde o aroma característico.

A pimenta de cheiro que vem da Bahia é pequena, redonda, avermelhada, muito cheirosa e com uma ardência bem presente.

Pimenta Rosa

PIMENTA-ROSA-tipos-de-pimentas-2
Pimenta Rosa (Tipos de Pimenta)

Apesar de não ser uma pimenta verdadeira, a pimenta-rosa apresenta um sabor levemente picante e muito suave.

Muitas pessoas confundem com um tipo de pimenta, porém ela nada mais é que o fruto – ou semente – de uma árvore de nome aroeira, originária da América do Sul.

De forma semelhante à pimenta do reino, a pimenta rosa é constituída de pequenas sementes de coloração rosa avermelhada, e para ser consumida ou usada como tempero, o ideal é moer os grãos.

A pimenta rosa também apresenta diversos benefícios, como por exemplo, a presença das vitaminas A, C e E, além das vitaminas do complexo B, B1 e B2.

Apresentam também em sua composição, ferro, cálcio e antioxidantes. Outras propriedades da pimenta rosa favorecem a digestão, e atuam como antisséptico.

Para realçar o seu sabor picante, basta moê-la e mistura-la com pimenta do reino também moída, tomando cuidado na hora de usar pois o seu tempero é forte.

Pimenta da Jamaica

pimenta-da-jamaica-tipos-de-pimentas
Pimenta da Jamaica (Tipos de Pimenta)

Típica da América Central e da região do Caribe, essa pimenta tem um nível de ardência moderado. Também conhecida como Pimenta Dioica, possui um sabor levemente adocicado e intenso, semelhante à canela e ao cravo-da-índia.

Tem até dois tipos: a branca e a preta. A pimenta da Jamaica branca é o tipo mais suave e vai bem em molhos brancos e carnes leves.

Já a preta é ideal para usar em preparações com carne vermelha. Há também a versão moída que pode ser utilizada até mesmo em pratos doces ou em drinks.

A pimenta da Jamaica é uma espécie da família Myrtaceae. Quanto às propriedades nutricionais, essa pimenta possui muitas vitaminas, além de cobre e ferro em sua composição.

Pimenta Chilli

pimenta-chilli-tipos-de-pimenta-2
Pimenta Chilli (Tipos de Pimenta)

A famigerada pimenta chilli nada mais é que uma variedade da pimenta malagueta, geralmente comercializada em pó, que seria a pimenta malagueta seca e moída sozinha ou misturada com alguns outros temperos como a páprica doce ou defumada, a pimenta do reino ou o cominho.

Por ser uma mistura de pimenta malagueta como base, é considerada muito picante e deve ser usada com cuidado em sopas, caldos, molhos de tomate, carnes brancas e vermelhas, e frutos do mar.

Pimenta Americana

pimenta-americana
Pimenta Americana (Tipos de Pimenta)

Também conhecida como pimenta doce, devido ao seu sabor adocicado, o que a torna especial e muito utilizada como ingrediente principal de alguns pratos exóticos.

Possui um formato semelhante a um pimentão pequeno, e é encontrada na cor verde.

Além do sabor inigualável e doce, a pimenta americana possui um aroma convidativo, que realça o sabor e o cheiro de qualquer receita. Devido a sua versatilidade, pode ser consumida pura, fresca ou assada.

Além disso, é muito comum adicioná-la nos mais diversos tipos de pratos para realçar o sabor dos ingredientes.

Além de ser deliciosa, a pimenta americana é fonte de vitamina C, potássio, cobre, antioxidantes como os ácidos sinapínico e ferúllico.

E por ser uma pimenta de cor verde, apresenta em sua composição a luteína, que é um bioativo que auxilia na saúde ocular.

Pimenta do Reino

pimenta-do-reino-tipos-de-pimentas
Pimenta do Reino (Tipos de Pimenta)

A pimenta do reino é popularmente conhecida no mundo todo, e seu uso é frequente em praticamente todos os tipos de gastronomia.

Vai bem na maioria dos pratos salgados, realçando o sabor dos ingredientes. Basta amassar ou pisar os grãos para que fiquem moídos, e adicionar nas preparações.

Diferentemente dos outros tipos de pimenta, a pimenta do reino não possui Capsaicina, e por isso não é classificada na Escala de Scoville. Mas a sua ardência é proveniente de uma substância chamada Piperina.

A pimenta do reino possui propriedades que auxiliam na absorção das vitaminas B e C. Além disso, a presença de Piperina, um poderoso antioxidante, confere à pimenta do reino benefícios para a saúde que reduzem o risco de doenças cardiovasculares e neurológicas.

Pimenta Jalapeño

pimenta-jalapeno
Pimenta Jalapeño (Tipos de Pimenta)

De origem mexicana, a pimenta jalapeño é uma pimenta de coloração verde e tamanho um pouco maior. Possui grande quantidade de polpa, o que faz com que ela seja muito usada para produção de molhos e recheios.

Uma curiosidade é a relação da pimenta jalapeno com o chipotle. A pimenta jalapeno é colhida ainda verde.

Quando amadurecem, ficam avermelhadas, e quando colhidas já maduras passam por um processo de defumação, perdendo a sua umidade e transformando-se em chipotles.

É muito consumida em sua forma fresca e crua também, principalmente em saladas com tomates. Na Escala de Scoville, sua intensidade mede entre 2500 a 8000 unidades de calor Scoville.

Pimenta Dedo de Moça

Pimenta-dedo-de-moca
Pimenta Dedo de Moça (Tipos de Pimenta)

Originária do Brasil, a pimenta dedo-de-moça é muito conhecida no país, principalmente pela sua intensidade e ardência. É consumida de várias formas diferentes, tanto moída quanto inteira, fresca ou em conserva, desidratada ou crua, em molhos e em patês.

Na Escala de Scoville, possui entre 5000 e 15000 unidades de calor Scoville. Apesar de ser muito ardente, é também suave.

E é também possível minimizar os efeitos picantes da pimenta ao retirar as sementes.

Possui um tom de vermelho intenso e que chama atenção. Além disso, o seu formato é muito utilizado em ilustrações que remetem a pimentas, sendo alongado e fino. Combina bem com carnes e grãos.

É um excelente antioxidante pela presença de vitaminas A C e E.

Pimenta de Bode

Pimenta-de-bode-tipos-de-pimenta-2
Pimenta de Bode (Tipos de Pimenta)

A pimenta bode é nativa do Brasil e apresenta uma ardência forte, mas ainda suportável pelos paladares mais experientes. Seu ardor na Escala de Scoville varia entre 15.000 a 30.000 de pungência.

Dona de um odor característico, a pimenta-de-bode é encontrada na natureza em diversas cores, sendo as mais comuns a vermelha, a laranja, a amarela, o verde e o roxo. Lembrando que o cheiro se adapta a cada cor diferente.

Essa pimenta é melhor consumida em conserva, pois assim o seu sabor fica mais suave, além de realçar o sabor dos pratos.

Pimenta Tabasco

pimenta-tabasco-tipos-de-pimentas
Pimenta Tabasco (Tipos de Pimenta)

A pimenta tabasco é do mesmo gênero da espécie malagueta. Nativa da América do Norte, seu teor de ardência é só um pouco menor que a malagueta e igual a pimenta caiena, variando entre 30.000 e 50.000 unidades de calor na Escala Scoville.

É um tipo padrão de pimenta com Capsaicina em sua composição, apresentando coloração avermelhada quando madura, além de propriedades como antioxidantes e anti-inflamatórios.

Pimenta Caiena

pimenta-caiena
Pimenta Caiena (Tipos de Pimenta)

A pimenta caiena é muito conhecida e muito utilizada. Seu nome é originário da Guiana Francesa, por conta de uma cidade chamada Caiena.

Possui uma ardência de nível médio, com unidades de calor Scoville entre 30.000 e 50.000.

Seu sabor é levemente amargo e agradam aqueles que não gostam muito de pimentas adocicadas. Pode ser usada em molhos, conservas, como tempero para carnes brancas, em saladas e até mesmo ser consumida no café.

Possui um efeito termogênico muito apreciado por praticantes de atividades físicas, o que ajuda na queima de calorias, e acelera o metabolismo.

E, como a maioria das pimentas, é rica em antioxidantes e vitaminas.

Pimenta Cumari

pimenta-cumari
Pimenta Cumari (Tipos de Pimenta)

Também conhecida como pimenta comari, é uma espécie de pimenta que contém em sua composição a capsaicina e a piperina. De tamanho pequeno, seu formato é arredondado e levemente oval, podendo ser encontrada nas cores vermelha, verde e amarela.

Por ter uma maior quantidade de capsaicina, é considerada muito ardente. Na Escala de Scoville, ela possui entre 100.000 a 300.000 unidades de calor, o que já pode classificá-la como muito picante.

Deve ser consumida com cautela, uma vez que grandes quantidades de capsaicina podem ser tóxicas para o organismo.

Originária da região Norte do Brasil, essa pimenta de sabor amargo é muito utilizada no preparo de feijão, arroz e comidas mais pesadas como feijoada.

É possível usá-la em molhos também, mas não é comum.

Veja também: Quantos Tipos de Abacate Existem?

Pimenta Murupi

pimenta-murupi
Pimenta Murupi

A pimenta murupi é brasileira, originária da região Norte, e é considerada a pimenta brasileira mais forte de todas.

É muito consumida nos estados do Amazonas e do Pará, principalmente como ingrediente indispensável do famoso prato Pato no Tucupi. Harmoniza bem com carnes brancas, como aves e peixes.

Seu formato é alongado, porém enrugado, cujas cores variam desde o verde, passando pelo laranja e por fim avermelhada em sua fase madura.

Também possui muitas variações, mas a murupi verdadeira é a mais picante, e deve ser manuseada com cuidado.

Pimenta Malagueta

pimenta-malagueta-tipos-de-pimenta
Pimenta Malagueta (Tipos de Pimenta)

De nome bastante conhecido, a pimenta malagueta é famosa pela sua intensidade e ardência. É uma das pimentas populares mais ardidas que existem.

No Brasil, é muito consumida na região Nordeste, em pratos típicos como vatapá, acarajé e moqueca. Além disso, é muito consumida em molhos picantes também.

Com alto teor de capsaicina, sua unidade de calor Scoville varia entre 50.000 a 100.000 e torna mais picante à medida que amadurece.

A pimenta malagueta é semelhante às pimentas dedo-de-moça e caiena no que diz respeito ao formato, com a diferença de que seu corpo é muito mais fino.

Assim como as demais pimentas que possuem capsaicina, a malagueta é anti-inflamatória e antioxidante.

Pimenta Habanero

pimenta-habanero
Pimenta Habanero (Tipos de Pimenta)

A pimenta habanero é uma das mais ardentes e picantes espécies de pimenta do mundo. É originária do México, mais precisamente da Península do Yucatán, e suas cores variam entre o amarelo, verde, laranja e vermelho.

Com um sabor levemente adocicado, a sua pungência chega a 500.000 unidades de calor na Escala se Scoville, o que a levou a ser considerada uma das pimentas mais ardentes do mundo.

Ultimamente ela perdeu o posto para a pimenta indiana Bhut Jolokia, cuja pungência chega a 1.050.000 unidades de calor.

Apesar de ser um fruto pequeno, tem uma grande quantidade de polpa em seu interior. Por ser uma pimenta extremamente forte, deve ser manuseada com cuidado, evitando tocar em partes do corpo como olhos e boca.

Se a sua cozinha falasse, o que ela diria? Aqui eu digo tudo! MUITO PRAZER, sou a Cozinha que fala! #cuisinenopopulê

1 comments On 16 Tipos de Pimenta e Seu Grau de Ardência

Deixe uma resposta:

Your email address will not be published.