Principais Tendências da Gastronomia Para 2021

tendências da gastronomia em 2021

O que esperar do mercado de culinária em 2021? Quais são as tendências da gastronomia para o próximo ano?

Com a crise causada pelo novo coronavírus, muitos chefs e donos de restaurantes precisaram se adaptar aos novos hábitos e comportamentos do consumidor.

Muitas dessas mudanças ditam as novas tendências da gastronomia que estão por vir.

O ano de 2020 não foi fácil, muitos negócios foram fechados, pessoas perderam seus empregos e muitos planos tiveram que ser adiados em prol da sobrevivência.

Enquanto novas necessidades foram surgindo, muitos estabelecimentos precisaram reinventar seu modelo de negócio para sobreviver ao novo mundo que estava surgindo.

Para entender quais as mudanças, elaboramos esse artigo, com base nas tendências da gastronomia levantadas pela Food and Wine para o ano de 2021 para que você possa iniciar esse novo período mais preparado. Continue a leitura!

tendências da gastronomia 2021Crescimento no abastecimento local

O sentimento de coletividade e comunidade foram uma das novas tendências que surgiram no último ano.

As pessoas estão  se preocupando não apenas com o próximo, mas com àquilo que é colocado na sua mesa. Isso é um reflexo da tonelada de informação incerta consumida todos os dias e também da insegurança do momento em que vivemos.

“65% dos consumidores já preferem comprar insumos e produtos do seu próprio país.” (Fonte: Kantar’s COVID-19 Barometer)

Com a interrupção da cadeia de suprimento internacional em diversos países, assim como a guerra econômica entre EUA x China, os incêndios florestais (como o caso da Austrália), uma das necessidades que surgiram na pandemia foi a valorização e descoberta de ingredientes locais, permitindo o desenvolvimento econômico e social de cada área.

Uma das tendências da gastronomia é que as pessoas consumam e descubram mais produtos locais em vez de importá-los do outro lado do planeta.

[the_ad_group id=”140″]

Principais Tendências da Gastronomia Para 2021Plant Power

A conscientização sobre o consumo excessivo de carnes (principalmente carne vermelha) é uma das apostas para 2021.

Algumas redes famosas de fastfood já começaram a trabalhar com pratos à base de frutas, vegetais e leguminosas que imitam hambúrgueres, queijos, nuggets, ovos. Outros tentam se mostrar como uma alternativa viável para a substituição de produtos a base de origem animal.

A projeção de crescimento do mercado vegan mundial no índice CAGR (Compound Annual Growth Rate) é de 9% entre 2021 e 2026. (Fonte: Expert Market Research – Global Vegan Food Market Report and Forecast 2020-2025.)

É muito possível que em 2021 tenhamos uma explosão de interesse por dietas plant based e que os vegetais e leguminosas tenham cada vez mais espaço. Tanto na mesa de casa quanto de restaurantes estrelados as plantas deverão ser protagonistas em 2021.

Dica: Quer saber um pouco mais sobre essa tendência no mundo dos esportes, assista The Game Changers na Netflix. Um documentário feito sobre o impacto da dieta Plant Based no mundo dos esportes.

tendências da gastronomia para 2021Lanche das 21h?

Com as constantes mudanças de horários de abertura e fechamento dos bares e restaurantes impostas pela legislação dos governos locais, os horários tradicionais como café da manhã, almoço e janta, acabaram se perdendo um pouco.

Os estabelecimentos (e as pessoas) tiveram que se adaptar a uma nova realidade. O desejo sobre o que e quando comer se tornaram mais flexíveis, permitindo que a alimentação seja mais adaptável ao estilo de vida de cada cliente.

Uma das tendências da gastronomia para esse ano é que as organizações tradicionais de horário de alimentação não sejam tão claras e os clientes passem a mudar seus hábitos de acordo com o que mais lhe interessa.

tendências gastronomia 2021Foco no Craft Spirit

Em 2020, a produção de produtos artesanais como pães, embutidos, bebidas e massas já eram uma tendência em ascensão na gastronomia.

Em 2021, a expectativa é que esse movimento aumente ainda mais, principalmente no que se diz respeito as destilarias. O movimento de produtores artesanais de gin está decolando e deve ocupar um lugar significativo em 2021.

Espera-se um crescimento de 26.91% no mercado global de Craft Spirit (produtos artesanais) entre 2017-2021. (Fonte: Relatório Global Craft Spirits Market 2020-2024)

Como forma de se destacar da concorrência, muitos estabelecimentos apostaram nessa tendência. A produção artesanal foi uma das formas de se diferenciar no mercado e oferecer produtos únicos aos seus clientes.

As pessoas não querem mais consumir marcas vazias, o propósito que a maioria das destilarias artesanais carrega agrega muito valor ao produto.

[the_ad_group id=”140″]

tendências da gastronomia para 2021P.B.P. – People Before Profit

Talvez uma das principais tendências da gastronomia de 2021 seja o People Before Profit (que em inglês quer dizer “dar prioridade às pessoas antes do lucro”).

O senso de proteção que desenvolvemos em 2020 durante a pandemia, que foi responsável por uma rede de proteção das companhias (sérias) pelos seus funcionários, deverão continuar em 2021.

Muitos chefs estarão comprometidos em construir uma vida segura e confortável não apenas para si mesmos mas também para toda sua equipe e cadeia produtiva.

Companhias começaram a colocar seus colaboradores e clientes em primeiro lugar, antes do lucro, comprometidas em construir um mundo melhor.

tendências da gastronomia para 2021Cozinhas Cooperativas

A pandemia foi um momento de oportunidade para que chefs, donos de restaurantes e seus colaboradores repensassem o modelo de negócio atual.

Focando menos nos pratos servidos a mesa e mais na gestão desses estabelecimentos, muitos restaurantes com grande estrutura se reinventaram transformaram sua cozinha em grandes centros cooperativos.

Tem se discutido muito sobre a forma estrutural dos restaurantes (só quem paga as contas de uma cozinha sabe o quanto isso é custoso) e isso deve abrir muito mais espaço para a criatividade em 2021.

Chefs provavelmente devem trabalhar muito mais juntos esse ano.

tendências da gastronomia para 2021Alimentos mais frescos à mesa

Muitos fornecedores enfrentaram dificuldades ao redor do mundo, pois com o fechamento dos bares e restaurantes, eles precisaram pensar em soluções para resolver o problema dos produtos em estoque.

Como solução esses mesmos fornecedores começaram a oferecer suas mercadorias diretamente para os consumidores domésticos. Viu-se muito isso no Brasil com grupos de whatsapp surgindo a cada semana ou até vizinhos que compartilhavam o seu “fornecedor” secreto de algum insumo.

Isso fez com que as pessoas tivessem leguminosas, vegetais, peixes e outros alimentos mais frescos a mesa. Provavelmente essa tendência deve continuar para esse ano, onde o produtor vai ocupar a lacuna entre o produto e o consumidor.

Uma das tendências da gastronomia desse ano será comprar mais direto do produtor em casa, assim como os restaurantes.

tendências da gastronomia para 2021Crescimento das ‘ghost kitchens’

Com a restrição na abertura de estabelecimentos e o alto capital necessário para a aquisição de equipamentos, as cozinhas fantasmas (ou ‘ghost kitchens’) se tornaram uma excelente opção para lidar com o cenário criado no último ano.

Elas nada mais são que restaurantes que não tem serviço. Os pratos são produzidos exclusivamente para o online e o cliente só pode consumir os produtos via delivery.

Para o empresário, as vantagens são bastante atrativas. Além de poupar os custos com a estrutura de salão, o aluguel do espaço são muito menores em relação aos pontos comerciais, sendo uma excelente alternativa para o setor.

Com o advento do setor dos aplicativos, esse modelo de negócio deve bombar em 2021.

tendências da gastronomia para 2021Cozinha Canábica

O isolamento social imposto pelos governos locais (com o propósito de proteger sua população), geraram algumas consequências como problemas de ansiedade e estresse no mundo todo.

Em alguns países como EUA, Canadá e Italia (que legalizaram o uso adulto e controlado de maconha), as cozinhas passaram a atender a um desejo de consumo de alimentos que acalmam tanto fisicamente quanto mentalmente.

De acordo com o Grupo de Pesquisa de Orian, o mercado atual de CBD (Canabidiol) está avaliado em torno de R$ 2.9 bilhões e espera-se que valha pelo menos R$ 9.7 bilhões em 2023. (Fonte: Sifted – https://sifted.eu/articles/cbd-europe-regulation-funding)

Com isso, uma das tendências da gastronomia será criar novas possibilidades e sabores que já começaram a surgir dentro da elaboração de receitas gastronômicas baseadas em maconha.

Com um mercado gigantesco, esse segmento deve dar um toque extra ao setor da gastronomia em 2021. Muitas coisas diferentes surgirão dali.

[the_ad_group id=”140″]

tendências gastronomia 2021Aproximação entre chefs e o consumidor

Outra tendência da gastronomia que tem crescido no último ano é a variação de serviços alternativos aos estabelecimentos, garantindo uma renda extra que fogem do modelo convencional.

Muitos chefs tiveram que se reinventar na quarentena do covid e uma grande parte deles passou a operar serviços como “Chef em Casa” ou eventos reduzidos para pessoas selecionadas.

As possibilidades variaram desde aulas online para aspirantes da cozinha, personal chef, até mesmo a venda de produtos personalizados sob medida para cada cliente.

A lacuna entre chefs e consumidores tendem a diminuir em 2021.

tendências culinária 2021Colabs em todos os setores…

Cada vez mais, veremos estabelecimentos se unindo para entrega de menus colaborativos.

Existe a possibilidade que cada vez mais se tornem escassos chefs com seus menus exclusivos e estrutura toda voltada para seu próprio trabalho.

Compartilhamento de insumos e ideias será muito presente no mercado em 2021, dentre as tendências da gastronomia essa é uma das que mais estamos ansiosos para ver.

gastronomia 2021Cozinhando em Casa 2.0

E o que dizer das cozinhas domésticas? Com o isolamento social, muitas pessoas decidiram se aventurar na preparação de pães, massas e receitas mais elaboradas dentro de suas casas, como uma forma alternativa de relaxamento e satisfação pessoal.

Basta acompanhar o crescimento nas pesquisas do Google por termos de gastronomia, que dispararam desde março de 2020.

Mais da metade de nós prestamos mais atenção na preparação de refeições durante a pandemia e temos a intenção de continuar assim. 70% se esforçou para cozinhar pratos diferentes durante o final de semana. (Fonte: The Waitrose Food and Drink Report 2021)

Preparar a própria refeição continuará a existir cada vez mais dentro de casa e isso mostra que o consumidor está em busca de novos sabores para satisfazer o seu paladar e também afim de arregaçar as mangas para alcançá-lo.

Uma das tendências da gastronomia para esse ano é que devemos cada vez mais nos qualificar nas nossa próprias cozinhas.

“Gastroeconomia”

Por fim, principalmente aos estabelecimentos de alta gastronomia, muitos restaurantes vão precisar de fontes de receitas suplementares para sustentarem seus negócios.

Com isso, a tendência é que sejam criados pequenos serviços dentro do próprio conceito e estrutura da empresa principal, mais acessível ao público e que gerem a renda necessária para manterem os negócios em funcionamento.

Vamos perceber restaurantes muito mais maduros no que se refere a gestão e ao marketing. Um ótimo exemplo disso é o D.O.M. (de Alex Atala) oferecendo um produto de marmitas em São Paulo.

Conclusão – Tendências da Gastronomia em 2021

Agora que você já sabe as tendências da gastronomia para 2021, pode pensar no que isso impacta a sua vida ou os seus negócios. O ano de 2020 foi marcado por muitas mudanças e demandaram criatividade dos empreendedores para sobreviverem a um período tão turbulento.

É hora de se preparar para as mudanças que prometem chegar em 2021. Afinal, as empresas que se planejam antecipadamente, estarão mais preparadas para as novidades que forem surgindo no mercado.

E você, ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Compartilhe conosco e ajudamos a esclarecer. Não deixe de conferir nossos outros artigos.

Se a sua cozinha falasse, o que ela diria? Aqui eu digo tudo! MUITO PRAZER, sou a Cozinha que fala! #cuisinenopopulê

Deixe uma resposta:

Your email address will not be published.