Seja pelo cheirinho ou pelo gosto inigualável, os pães são parte essencial da dieta de qualquer brasileiro. Quer saber como fazê-los? Fique ligado nestas cinco dicas para fazer pão caseiro.
Acompanhados com manteigas, cremes de queijo ou geléias, podem ser consumidos a qualquer momento do dia e, de preferência, quentinhos.
5 Dicas para fazer pão caseiro
Manteiga e ovo
Pode parecer bobagem, mas conseguir alcançar o ponto certo da manteiga e do ovo para ser usado em seu pão é um passo muito importante.
A primeira coisa a se atentar é: os seus ingredientes estão em temperatura ambiente? Para a confecção correta de um pão, a manteiga e os ovos não podem estar frios para não afetar negativamente o crescimento da massa e garantir o crescimento do seu pão.
Caso você não tenha feito este processo, fique tranquilo, tem como resolver. Tudo que será necessário é uma travessa ou tigela com água fervente.
Após dois minutos, jogue a água fora e coloque o objeto, ainda quente, sobre o pote da manteiga. Logo ela começará a derreter com o vapor e estará pronta para uso.
Além disso, é muito importante que você quebre os ovos em um recipiente à parte para, depois, colocá-los na receita. Isto é para evitar que aconteça de um ovo, possivelmente, estragado acabe com a sua receita.
Esta dica pode ser usada em qualquer receita que demande este alimento!
Ingredientes líquidos e secos
Após o passo da manteiga e ovo, é necessário pensar nos outros ingredientes.
No que se refere aos líquidos, ou seja, o leite e a água, a dica é outra: prefira usá-los na temperatura morna. Desta forma contribuem para a mesclagem correta dos ingredientes e com o processo de crescimento. Porém, se a água for muito quente, ela impedirá o crescimento do seu pão e a receita não funcionará.
Já sobre os ingredientes secos, a dica mais essencial é: despeje aos poucos a farinha na sua mistura da receita. Desta forma, você conseguirá que ela seja agregada de forma mais uniforme à receita e terá maior controle sobre a quantidade necessária.
Dependendo da temperatura do dia, dos ovos e da umidade, a farinha pode variar em quantidade.
Por fim, sobre os ingredientes secos, é interessante que eles sejam peneirados antes de colocá-los na receita e evitar bolinhas, grumos, no seu pão.
Casquinha do pão
Todo mundo que já comeu pão sabe que a casquinha é uma das partes mais importantes e isso não pode ser deixado de lado no pão caseiro. Porém, como nem tudo são flores, esta é uma das técnicas mais complicadas ao assar um pão caseiro.
Para facilitar e garantir que a casquinha seja formada, você pode pincelar seu pão com ovo misturado com uma colherzinha de café. Desta forma, uma casquinha durinha e escurinha será formada.
Se a busca é por uma casquinha mais macia e branquinha, você pode pincelar o pão com manteiga. Por fim, se a busca é por um pão mais natural, com a casquinha crocante e típica do cotidiano, apenas uma passadinha de água será necessária.
Sovar a massa
Sovar a massa de pão é uma parte importante para ter um pão macio, mas muitas pessoas não desempenham a tarefa corretamente. É necessário sovar muito a massa com as mãos secas e com auxílio de farinha.
Caso você tenha algum problema nos braços, como tendinite, ou se a produção for muito alta, existem boas batedeiras que servem como auxílio neste processo.
Assando o pão
Agora que todos os passos foram feitos, você deixou o seu pão descansando, está na hora de assá-lo. Podendo ser usado uma boa panificadora.
O forno pré-aquecido a 180º é necessário para que o cozimento e crescimento do pão seja feito de forma uniforme e completa.
Por exemplo, um forno muito quente faz com que o pão cozinhe primeiro por fora do que por dentro e isso pode levar a uma receita crua ou, caso você deixe mais tempo, um pão caseiro queimado.
Durante o assamento do pão, caso a casquinha dele já esteja muito dourada, mas o miolo não, você deve cobri-lo com papel alumínio para que ele termine de assar.
Ao fim do tempo necessário, você deve retirar o alimento do forno e deixá-lo esfriar na própria forma. Assim, o pão pegará o formato e consistência corretas. Pode consumir na hora ou armazená-lo em congeladores ou sacos fechados.
Conclusão: 5 dicas para fazer pão caseiro
Mais do que simplesmente seguir a receita, para que consiga fazer um bom pão é necessário que você tenha muita paciência. Entre sovar, deixar descansar e misturar vai-se um tempo, porém o resultado final é vantajoso, além de muito saboroso!
Gostou destas dicas para fazer um pão caseiro? Deixe um comentário abaixo com as suas considerações e nos conte se o seu pão ficou delicioso também!