Os 9 Tipos de Queijo Mais Importantes da Gastronomia

tipos-de-queijo-nomes-de-queijos-capa

O queijo é um dos alimentos mais consumidos no mundo e pode ser encontrado nos mais diversos tipos de receitas. Além disso, é uma iguaria muito antiga. Sua origem remonta entre os anos 8.000 a 3.000 antes de Cristo.

Feito a partir do leite de mamíferos, o queijo é uma massa que é formada a partir da coagulação do leite pela adição de enzimas que formam o coalho. Essa massa é moldada e segue para o processo de maturação. Em alguns tipos de queijo, a maturação não é necessária.

Além de delicioso, o queijo é um alimento nutritivo. Os mais diversos tipos de queijo, assim como outros alimentos derivados do leite, apresentam grande quantidade de cálcio e proteínas, além de gorduras.

Confira abaixo as principais classificações para os tipos de queijo:

tipos-de-queijo-nomes-de-queijos-1
Tipos de Queijo – Nomes de Queijos

Local De Origem Do Queijo

O local ou país onde o queijo foi criado diz muito sobre suas características, pois são altamente influenciadas pela região onde são fabricados. Além disso, a cultura do país confere ao queijo qualidades únicas que os fazem reconhecidos no mundo todo.

As condições climáticas de cada região, o comportamento do clima em cada estação, a alimentação e as raças dos animais que fornecem o leite são fatores que influenciam no resultado final do queijo.

A cultura de cada país também define aspectos como o tipo de leite a ser utilizado – por exemplo, de vaca, de ovelha, de cabra ou de búfala – e a forma de maturação. Confira abaixo alguns dos países mais famosos na produção de queijos:

  • Inglaterra: Cheddar e Stilton
  • Itália: Provolone, Parmesão, Mozzarella e Gorgonzola
  • França: Roquefort, Camembert e Brie
  • Suíça: Gruyère e Emmental
  • Holanda: Gouda e Edam

Esses queijos produzidos em regiões específicas recebem o selo de Denominação de Origem Protegida. Isso significa que o seu modo de produção é controlado e o seu nome é protegido como sendo marca registrada do país.

Isso é feito porque cada região oferece condições especiais para a produção de cada tipo de queijo, e que se fabricados em outro local, não apresentarão as mesmas características, perdendo a qualidade.

A Denominação de Origem Protegida resguarda o nome e a receita de cada tipos de queijo com esse selo, garantindo a proteção dos direitos reservados ao local de origem.

tipos-de-queijo-nomes-de-queijos-2
Tipos de Queijo – Nomes de Queijos

A Fonte Do Leite

Todos os queijos são feitos a partir do leite de animais mamíferos, que podem ser a vaca, a ovelha, a cabra ou a búfala. O tipo de leite pode alterar o sabor e a textura do queijo.

Caso o queijo possua selo DOP, a fonte do leite não pode ser modificada. Confira um pouco sobre cada um deles:

Leite de Vaca

É a matéria prima mais utilizada na fabricação de queijos. É o tipo de leite mais acessível, por isso a maioria dos queijos fazem uso dele. O leite de vaca confere aos queijos um sabor suave e textura cremosa. Em alguns queijos o sabor é mais acentuado devido ao processo de maturação.

Leite de Ovelha

O leite de ovelha é mais difícil de ser utilizado, principalmente no Brasil, pois são animais pouco criados no país. É muito utilizado como matéria prima de queijos estrangeiros como o Roquefort.

O leite de ovelha é um tipo de leite que garante uma textura macia ao queijo.

Leite de Cabra

É um tipo de leite que dá ao queijo um sabor mais acentuado e forte, nada suave, e tendendo para a um sabor levemente picante. Não é muito utilizado no Brasil também, apenas em alguns tipos de queijo como o Camembert.

Já em outros países, é mais comum, principalmente em queijos produzidos na França.

Leite de Búfala

É um tipo de leite muito utilizado em queijos frescos por ter garantir uma textura firme e macia ao mesmo tempo, além de um sabor super leve e delicado.

É o caso do queijo mozzarella feito na Itália, e produzido somente com o leite de búfala. Aqui no Brasil é comum encontra-lo em queijos tipo ricota, frescal, cottage e coalho.

nomes-de-queijos
Tipos de Queijo – Nomes de Queijos

O Processo De Maturação

A maturação é o processo de envelhecimento do queijo. Durante esse período, o queijo fica mantido em condições ideais para que a sua massa amadureça. Isso garante um sabor, aroma e texturas mais pronunciados, dando vida ao queijo produzido.

Há tipos de queijo que não passam pelo processo de cura, que são chamados de queijos frescos, como o queijo mozzarella, o queijo ricota, o queijo frescal e o queijo coalho.

Já os queijos que passam pelo processo de maturação sofrem uma série de reações provocadas por fungos e microrganismos. Essas reações conferem aos queijos sabores mais intensos, texturas mais firmes e consistentes, além de aumentar o seu tempo de conservação.

O processo de maturação é feito em ambiente controlado, feito especificamente para aquele tipo de queijo. O resultado é um queijo maduro e saboroso, apresentando cascas e, em alguns casos, olhaduras características.

tipos-de-queijo
Tipos de Queijo – Nomes de Queijos

A Textura Do Queijo

Os queijos também são classificados quanto à sua textura, que pode ser: macia, semi-macia, semi-dura e dura. Geralmente queijos com selo de Denominação de Origem Protegida possuem essa classificação bem clara.

Queijos Macios

São queijos jovens – com pouquíssimo tempo de maturação – e queijos frescos – que não passam por processo de cura. Apresentam textura macia e de fácil corte, muitas vezes cremosa, como o requeijão. Incluem queijos de massa filada como o mozzarella e o provolone.

Queijos Semi-Macios

São queijos com interior macio e cremoso, que vai ficando gradativamente mais firme até a borda. O seu sabor geralmente é suave, porém marcante. Podem apresentar uma casca fina, ou não possuir casca alguma, como é o caso de queijos como roquefort e gorgonzola.

Queijos Semi-Duros

Os queijos semi-duros passam por um processo de maturação médio, nem curto e nem longo. Por isso, sua consistência é firme, podendo ou não esfarelar. Apresentam pouca umidade e uma casca fina, como por exemplos os queijos cheddar e gouda.

Queijos Duros

São queijos que passam por um longo processo de maturação, perdendo quase toda a umidade e apresentando uma textura seca e dura, com formação de casca mais grossa. O sabor geralmente é bem pungente e característico, como por exemplo o queijo parmesão.

Conheça 9 Tipos De Queijos Para Você Degustar

Queijo Brie

queijo-brie-tipos-de-queijo
Queijo Brie (Tipos de Queijo)

O queijo Brie é originário da França e é um dos tipos de queijo mais antigos. Conhecido como o Rei dos Queijos, o Brie é feito a partir do leite de vaca cru.

O seu processo de maturação varia entre 2 a 4 meses, no qual é formado uma fina casca branca devido a presença do fungo Penicillium Camemberti.

A textura do queijo Brie é macia, sendo bastante cremosa em seu interior. As principais características do queijo Brie é o seu sabor suave, que harmoniza bem com os mais diversos tipos de acompanhamentos.

A melhor forma de consumi-lo é em temperatura ambiente ou assado.

Queijo Cheddar

tipos-de-queijo-queijo-cheddar
Queijo Cheddar (Tipos de Queijo)

O queijo Cheddar é um queijo de coloração alaranjada que foi criado originalmente na Inglaterra. É produzido a partir do leite de vaca, mas em alguns caso também é fabricado com leite de ovelha ou búfala.

A sua cor alaranjada se deve à presença de pigmentos naturais. Além disso, é classificado como um queijo semi-duro, com textura firme e um pouco quebradiça.

A sua maturação pode levar em torno de 24 meses, sendo o tempo mínimo de 9 meses. A melhor forma de degustar é acompanhado de frutas e oleaginosas.

Queijo Gorgonzola

tipos-de-queijo-queijo-gorgonzola
Queijo Gorgonzola (Tipos de Queijo)

O queijo Gorgonzola surgiu na Itália, na região da Lobardia, e pertence à variedade de queijos azuis, que são queijos que produzidos a partir de cepas do fungo Penicillium, que confere uma coloração azul marmorizada ao queijo.

A sua matéria prima é o leite de vaca pasteurizado. O seu tempo de maturação varia de acordo com o tipo de queijo, que pode ser do tipo dolce – com tempo de maturação de 2 meses – ou piccante – com tempo de cura de mais de 3 meses.

O resultado é um queijo classificado como semi-macio, pois sua textura é firme e ao mesmo tempo cremosa, podendo ser um pouco quebradiça. Harmoniza bem com molhos brancos para massas.

Queijo Gouda

queijo-gouda-tipos-de-queijo
Queijo Gouda (Tipos de Queijo)

O queijo Gouda é originário da Holanda, e é produzido a partir do leite de vaca pasteurizado. Mas alguns produtores podem optar por usar o leite de ovelha. O gouda faz parte dos queijos semi-duros, com uma textura firme e macia, porém, consistente.

O seu tempo de maturação pode durar entre um a doze meses, a depender do tipo de Gouda. Além disso, a sua casca é lisa, brilhante e com toque seco, podendo apresentar colorações de tons diversos.

É um tipo de queijo perfeito para ser comido de forma natural, harmonizando perfeitamente com chocolates amargos.

Queijo Roquefort

tipos-de-queijo-queijo-roquefort
Queijo Roquefort (Tipos de Queijo)

O queijo roquefort é um queijo nobre azul muito parecido com o queijo gorgonzola, produzido a partir de cepas do fungo Penicillium Roqueforti. É originário da França e a sua matéria prima é o leite de ovelha cru.

O seu tempo de maturação é de no mínimo três meses, em cavernas especiais localizadas na cidade de origem. O resultado é um queijo semi-macio, com textura quebradiça, e de sabor pungente, salgado e levemente picante.

Queijo Gruyère

tipos-de-queijo-queijo-gruyere
Queijo Gryuère (Tipos de Queijo)

O queijo Gruyère é um tipo de queijo suíço muito conhecido e apreciado. É feito utilizando leite de vaca cru, ou seja, não pasteurizado.

O seu período de maturação pode durar entre 5 meses a um ano e meio, sendo que quanto maior o tempo de maturação, mais firme e acentuado o seu sabor.

É um queijo classificado como queijo semi-macio, por ter uma textura de fácil corte. O seu sabor é levemente adocicado e diferente do que pensam, o autêntico queijo gruyère não deve apresentar olhaduras.

Queijo Parmesão

tipos-de-queijo-queijo-parmesao
Queijo Parmesão (Tipos de Queijo)

O Queijo Parmesão é um dos queijos de sabores mais fortes que existem e é muito utilizado para salpicar massas e saladas. O queijo parmesão foi criado na Itália, na região da Emilia Romanha e é produzido a partir do leite de vaca.

É classificado como um tipo de queijo duro, devido a sua textura bastante firme e seca, com baixíssimo teor de umidade e grande quantidade de gordura.

A sua casca é muito grossa, e a consistência da sua massa é granulosa.

Com um sabor pungente, o queijo parmesão pode sofre processo de maturação que varia entre seis meses a até três anos.

Queijo Provolone

tipos-de-queijo-queijo-provolone
Queijo Provolone (Tipos de Queijo)

O queijo provolone também é originário da Itália, mais precisamente das regiões montanhosas de Lombardia e Veneto. É feito a partir do leite de vaca pasteurizado.

O seu tempo de maturação é pequeno, sendo de apenas um mês a 45 dias.

O Provolone se destaca por ser um tipo de queijo defumado a apresentar massa filada, ou seja, que estica ao derreter.

O seu sabor defumado harmoniza bem com carnes assadas. A sua textura pode ser considerada semi-dura, assim como o queijo gouda.

Queijo Mozarela (ou Mussarela)

tipos-de-queijo-queijo-mussarela-ou-mucarela
Queijo Mussarela (Tipos de Queijo)

O queijo Mozarela – ou Mussarela – é uma adaptação do original queijo Mozzarella criado na Itália a partir do leite cru de búfala. Já o queijo Mozarela é produzido a partir do leite de vaca pasteurizado.

É um queijo fresco, ou seja, que não passa por nenhum processo de maturação, logo pode ser classificado como um queijo macio, devido à sua textura cremosa e ao mesmo tempo firme. Além disso, possui massa filada, assim como o Provolone.

É um tipo de queijo muito popular no mundo e combina bem com os mais diversos tipos de massa, sendo associado principalmente ao recheio de pizzas.

Diferentemente dos outros tipos de queijo citados, o Mozarela não possui selo de Denominação de Origem Protegida. Já o autêntico Mozzarella é certificado e só pode ser produzido na Itália.

Agora que você conhece os vários tipos de queijo e suas principais classificações, escolha hoje mesmo o seu preferido para se deliciar. Bom apetite!

Se a sua cozinha falasse, o que ela diria? Aqui eu digo tudo! MUITO PRAZER, sou a Cozinha que fala! #cuisinenopopulê

7 comments On Os 9 Tipos de Queijo Mais Importantes da Gastronomia

Deixe uma resposta:

Your email address will not be published.

Site Footer