O queijo mussarela é, sem dúvidas, o tipo de queijo mais consumido no mundo inteiro. É um tipo de queijo de sabor suave, leve, com menor quantidade de gordura, e livre de acidez.
É muito versátil e prático, combinando bem com os mais diversos tipos de acompanhamento.
Assim como o queijo provolone, apresenta uma massa filada, o que significa que estica quando derretido, sendo ideal principalmente para ser usado como recheio de pizzas e sanduíches.
Diferentemente dos outros tipos de queijo, o queijo mussarela não é certificado com selo de Denominação de Origem Protegida, diferentemente do queijo italiano mozzarella, que é feito exclusivamente na região da Campania, na Itália, e é feito com leite de búfala.
O queijo mussarela apresenta uma coloração clara e pálida, consistência firme e pode ser moldado de diversos formatos diferentes. O interessante é que o queijo mussarela não passa pelo processo de maturação, sendo consumido em sua forma fresca.
Descubra um pouco mais sobre esse queijo famosíssimo! Neste texto você vai descobrir também como fazer o seu queijo mussarela caseiro com leite de vaca, acompanhe:
É Mussarela ou Muçarela?
A confusão com os vários nomes desse queijo é bem comum. Você já deve ter se perguntado como se escreve mussarela. Basicamente o que muda é a forma de escrita. O verdadeiro nome desse tipo de queijo vem do italiano “mozzarella”.
Com o tempo e a chegada desse queijo em terras brasileiras, esse nome foi se transformando para se adequar a uma linguagem mais coloquial. De “mozzarella” passou a se chamar “mozarela”.
Para ficar mais simples ainda, a escrita do nome foi convertida para se adequar ao seu fonema aportuguesado. De mozarela passou a se chamar também de mussarela ou muçarela.
Inclusive, o nome mussarela foi reconhecido como forma correta de escrita e pronuncia para esse queijo, juntamente com o nome mozarela, pela portaria governamental 364 do ano de 1997, o Regulamento Técnico de Identidade e Qualidade.
Mas alguns dicionários e vocabulários reconhecem outras formas também de escrever o nome desse queijo tão saboroso. A Academia Brasileira de Letras reconhece através do Vocabulário Ortográfico de Língua Portuguesa as formas: muçarela, mozarela e muzarela.
Já o famoso Dicionário Aurélio reconhece como a forma correta de escrita apenas a versão “mozarela”, assim como é adotado em Portugal. As outras versões não são aceitas por serem consideradas coloquiais.
A forma “mussarela” é certamente a mais coloquial de todas e é mais facilmente encontrada em rótulos de supermercados ou em cardápios de pequenos restaurantes. Apesar disso, é reconhecida por ambos os dicionários Priberam e Aulete.
[the_ad id=”2390″]
A Origem Do Queijo Mussarela
O queijo mozzarella foi originalmente criado na Itália, no vilarejo de Aversa, situado na região da Campânia.
Na receita original, a matéria prima utilizada para a produção era o leite de búfala encontrado no sul da Itália. E segundo contam, assim como as melhores receitas, esse tipo de queijo também foi criado por acaso, de forma acidental.
A lenda contada de geração a geração diz que numa fábrica de queijos situada próxima a Nápolis, na Itália, uma coalhada de queijo caiu em um balde com água quente, resultando em uma massa filada.
Foi somente mais tarde, por volta dos anos 1860 e 1890, que imigrantes italianos trouxeram essa receita para o Brasil. A receita originalmente feita com leite de búfala se espalhou de forma veloz, e foi adaptada para as condições dos habitantes do país.
E foi assim que o leite de búfala foi trocado pelo leite de vaca, que é muito mais abundante e fácil de encontrar no Brasil.
Além disso, a nova receita ganhou adição de um corante natural chamado urucum, o mesmo utilizado na produção do autêntico queijo cheddar.
Diferença Entre O Mussarela E O Mozzarella
Confira algumas diferenças básicas entre os dois tipos de queijo:
- A mozzarella é o verdadeiro queijo mussarela criado originalmente na Itália, a partir do leite de búfala. Já o queijo que é produzido no Brasil e famoso por seu uso nos mais diversos preparos, é feito com leite de vaca.
- A mussarela apresenta uma massa de textura mais consistente e de coloração mais amarelada, enquanto que a mozzarella possui uma massa branca e de textura macia.
- A mozzarella é comercializada em formatos redondos, semelhante a uma pequena bola, já a mussarela pode ser encontrada em diversos formatos diferentes.
- A mozzarella é o autêntico queijo criado na Itália e recebe selo de Denominação de Origem Protegida, já a mussarela é uma adaptação da mesma receita criada no Brasil e não é certificada.
- A verdadeira mozzarella apresenta um sabor mais suave e delicado quando comparada com a mussarela feita a partir do leite de vaca.
- E por fim, a mozzarella contém um maior teor de minerais como o cálcio, além de vitamina A e proteínas. A mozzarella apresenta o dobro de ômega 3 quando comparada com a mussarela brasileira.
[the_ad_group id=”140″]
Como Fazer Queijo Mussarela
Para a produção do queijo mussarela em massa, os produtores usam os principais ingredientes: o leite de vaca, o cloreto de cálcio, o fermento lático, o coalho líquido e sal.
No Brasil, não é interessante utilizar o leite de vaca cru, devido a presença de bactérias e microrganismos. Por isso, o leite é pasteurizado, ou seja, passa por um processo de esterilização, a uma temperatura média de 70º C por alguns minutos.
Em seguida, são adicionados ao leite o cloreto de cálcio, o fermento lático e o coalho. O coalho irá dividir o leite em soro e massa coagulada, o que leva em torno de 40 minutos.
A etapa seguinte consiste em cortar a massa e deixa-la descansando por alguns minutos, alternando entre o repouso e um pouco de mexedora. É o momento de descartar o soro.
Após esse processo, a massa está pronta para ser filada, ou seja, cortada em pedaços bem pequenos. E por fim, a massa do queijo deverá passar por um banho de salmoura, com aproximadamente 20% de sal.
Para essa receita, é possível obter um quilo de queijo mussarela com 9 litros de leite de vaca.
Como Fazer Mussarela Caseira
Você sabia que é possível fazer o queijo mussarela em casa? Há muitas formas de fazer o queijo mussarela caseiro, na receita abaixo você confere a melhor forma de produzir o seu queijo a partir de leite.
[the_ad id=”2393″]
A receita de queijo mussarela é simples e pode ser feita com ingredientes fáceis de encontrar. Então, se você gosta de cozinhar, veja como fazer o queijo mussarela caseiro com leite de vaca na sua cozinha:
Ingredientes da Mussarela Caseira
- 1/2 colher de chá de coagulante líquido (coalho)
- 2 colheres de chá de ácido cítrico
- 200 ml de água fria
- 4 litros de leite de vaca integral pasteurizado
- Sal a gosto
Modo de Preparo
- Primeiramente, dilua o ácido cítrico em aproximadamente 130 ml de água fria em um recipiente pequeno. Reserve.
- Em seguida, em outro recipiente, dilua também o coagulante líquido no 70 ml restantes de água fria. Reserve.
- Em uma panela grande, despeje todo o leite de vaca pasteurizado e ligue a panela em fogo baixo.
- Adicione o ácido cítrico diluído em água ao leite, misture bastante. Deixe esquentando até atingir uma temperatura de 32º C. O ideal é utilizar um termômetro culinário para garantir a temperatura correta.
- Depois, desligue o fogo. Despeje o coagulante líquido, ou coalho, de pouco em pouco, e vá sempre mexendo. Tampe a panela e reserve. A mistura deve descansar por aproximadamente 10 minutos.
- Após esse tempo, observe a mistura e veja se o leite foi dividido em soro e massa coalhada. A massa coalhada não deve estar muito mole, mas sim completamente separada do soro do leite.
- Se necessário, deixe descansar por mais alguns minutos.
- Assim que a coalhada estiver no ponto, não descarte o soro ainda. Com o auxilio de uma faca ou de uma espátula, corte a massa coagulada do leite em pequenos pedaços quadrados, dentro da panela mesmo.
- Misture tudo com o auxilio de uma escumadeira, de forma delicada para não desfazer os pedaços da massa coalhada, e em seguida torne a ligar o fogo, até que a mistura atinja 43º C.
- Despeje toda a mistura em um escorredor dentro de uma tigela, pois o objetivo é reservar o soro para ser utilizado novamente. Depois, devolva o soro para a panela, e aqueça novamente até uma temperatura de 85º C.
- Com o auxilio de uma escumadeira, pegue a massa coalhada e devolva pra panela com soro quente, por aproximadamente 10 minutos.
- Após esse tempo, retire a coalhada, estique bastante, e volte a mergulhar no soro. Esse processo deve ser repetido até que a massa do queijo se torne bastante elástica. Se quiser uma mussarela mais macia, não sove muito.
- Por fim, modele o queijo à sua maneira, adicione o sal se desejar, ou coloque-o num recipiente de vidro, e deixe esfriando. Para conservar, basta deixar sempre na geladeira e só retirar na hora de servir.
Informações Nutricionais Do Queijo Mussarela
O queijo mussarela é um tipo de queijo fresco que apresenta relativamente uma boa quantidade de calorias. Se você estiver se perguntando quantas calorias tem uma fatia de mussarela, a resposta é: depende.
Bom, vai depender do tamanho da fatia, do leite utilizado no preparo e da marca do queijo. Mas para exemplificar, vamos analisar de forma genérica.
Uma porção de 100 gramas de queijo mussarela apresenta em torno de 330 calorias, que é um valor menor quando comparado a outros tipos de queijo, principalmente aos que passam por processo de maturação.
O queijo mussarela é um queijo fresco, portanto apresenta uma pequena quantidade de carboidrato, mas é um valor muito pequeno, em torno de 3 gramas para cada porção de queijo.
A mesma porção de 100 gramas de mussarela contém um teor de gorduras totais de 21,5 gramas, que é um valor menor se comparado com o queijo parmesão, por exemplo, ou o provolone.
A quantidade de sódio também é moderada, contendo aproximadamente 580 mg desse mineral. E assim como qualquer produto derivado do leite, o queijo mussarela é rico em proteínas, cerca de 23 gramas a cada porção.
O queijo mussarela é também fonte de cálcio e de potássio. Ambos os minerais trabalham em conjunto para a saúde dos ossos.
Além disso, a mussarela é rica em vitaminas do complexo B, principalmente a vitamina B12, também chamada de cobalamina.
A cobalamina é responsável pelo bom funcionamento do sistema nervoso e contribui para a saúde do sangue.
[the_ad_group id=”140″]
Como Degustar O Queijo Mussarela?
O queijo mussarela é extremamente prático e versátil. Vai em praticamente todo tipo de receita, exceto em alguns preparos que envolvam ensopados e frutos do mar.
É um tipo de queijo que derrete e estica facilmente, mas não costuma ser bem dissolvido. Por isso, é ideal para o preparo de receitas em que ele possa aparecer.
Como já é de conhecimento geral, o queijo mussarela cai super bem em recheios de massas como pizzas, sanduíches e macarrão.
É uma opção mais em conta para ser usado em receitas gratinadas ao forno, principalmente quando ralado e salpicado por cima do prato. Pode ser usado também no preparo de molhos brancos, por exemplo.
É também possível consumi-lo cru ou natural, ao lado de outros tipos de queijo ou de tomate cerejas, por exemplo, regado com azeite de oliva. Você também pode servi-lo em tábuas de frios, com pedaços de presunto, pimentas e azeitonas.
Fica ótimo para receber amigos!
Uma outra opção mais elaborada, porém, muito saborosa é empanar tiras de mussarela e fritar, tanto em óleo quanto em fritadeira elétrica. Dá para servir como aperitivo junto com um molho rose.
O queijo mussarela possui um sabor leve e delicado que combina com qualquer tipo de acompanhamento. Deixe a imaginação fluir!
Receita Dadinhos De Tapioca Com Mussarela
Se estiver procurando uma receita saborosa pra usar o seu queijo, uma opção deliciosa é fazer dadinhos de tapioca com queijo mussarela. Confira:
Ingredientes Dadinhos De Tapioca Com Mussarela
- 2 xícaras de chá de farinha de tapioca granulada
- 3 xícaras de chá de leite desnatado
- 2 xícaras de chá de queijo mussarela ralado
Modo de Preparo Dadinhos De Tapioca Com Mussarela
- Leve o leite ao fogo baixo até ferver, e em seguida desligue o fogo.
- Adicione a farinha de tapioca granulada de pouco em pouco até ficar bem misturado.
- Acrescente o queijo mussarela ralado, e mexa sem parar.
- Forre uma forma com papel filme, e despeje a mistura dentro da forma. Em seguida, cubra a superfície também com papel filme.
- Leve à geladeira por aproximadamente uma hora.
- Depois, retire da geladeira, e corte a massa em quadradinhos.
- Unte uma assadeira com azeite, disponha os quadradinhos ainda gelados nela e tempere com sal a gosto.
- Leve ao forno pré-aquecido a 220º C por 15 minutinhos, e está pronto!
Quer ver a Receita em Vídeo? Separamos dois! Segue abaixo:
Aproveite para conhecer também os outros tipos de queijo!
Perguntas e Respostas sobre o Queijo Mussarela
É Mussarela ou Muçarela?
A forma certa e oficial é “mozarela”, pois deriva do nome italiano “mozzarella”. Já sobre as versões coloquiais, a mais utilizada e aceita é Mussarela por ser aceita por alguns dicionários.
De onde veio o queijo mussarela?
O queijo mussarela (mozzarella) foi originalmente criado na Itália, no vilarejo de Aversa, situado na região da Campânia.
Como fazer queijo mussarela?
Para a produção do queijo mussarela em massa, os produtores usam os principais ingredientes: o leite de vaca, o cloreto de cálcio, o fermento lático, o coalho líquido e sal.
No Brasil, não é interessante utilizar o leite de vaca cru, devido a presença de bactérias e microrganismos. Por isso, o leite é pasteurizado, ou seja, passa por um processo de esterilização, a uma temperatura média de 70º C por alguns minutos.
Em seguida, são adicionados ao leite o cloreto de cálcio, o fermento lático e o coalho. O coalho irá dividir o leite em soro e massa coagulada, o que leva em torno de 40 minutos.
A etapa seguinte consiste em cortar a massa e deixa-la descansando por alguns minutos, alternando entre o repouso e um pouco de mexedora. É o momento de descartar o soro.
Após esse processo, a massa está pronta para ser filada, ou seja, cortada em pedaços bem pequenos. E por fim, a massa do queijo deverá passar por um banho de salmoura, com aproximadamente 20% de sal.
Para essa receita, é possível obter um quilo de queijo mussarela com 9 litros de leite de vaca.