Tudo Sobre o Endro (Dill ou Aneto)

endro-aneto-dill-3

O endro é uma planta ou erva pertencente à família das Apiáceas, que é a mesma família da salsa e da cenoura. Seu nome científico é Aneethun graveolens, e é a única espécie desse gênero.

É também conhecido pelos nomes Dill ou Aneto, qualquer um dos três nomes se refere a mesma planta. Provavelmente sua origem está na região Mediterrânea.

Vamos conhecer esse ingrediente mais a fundo? Utilize o índice interativo abaixo caso queira ir direto para algum tópico:

endro-aneto-dill

O que é Endro?

É ainda pouco utilizada ou conhecida no Brasil, mas é muito popular nos Estados Unidos e em alguns países da Europa. Na antiguidade, era muito utilizada com erva medicinal e aromática, principalmente na Europa e Escandinava.

Além disso, possui cunho religioso, uma vez que os hebreus utilizavam para devolver o dízimo nos templos.

Alguns registros mostram que o endro já era conhecido na época dos antigos Egito e Babilônia, sendo difundido depois para a Grécia, onde alguns vinhos eram produzidos a partir dos óleos essenciais do aneto.

A palavra Dill significa “acalmar” no vocabulário nórdico. Não é à toa pois essa planta tem muitas propriedades medicinais e nutritivas.

endro-aneto-dill-2

Características Principais do Endro

O dill é uma erva cujo ciclo de vida é anual, isto é, suas plantas crescem e morrem geralmente após completarem um ano de vida.

Em seguida, as sementes que caem na terra dão origem a novas plantas da erva. Além disso, possui um aroma marcante e especial.

Esta erva pode atingir em torno de um metro de altura quando floresce, mas geralmente seus caules ocos medem de 30 a 45 centímetros. As suas flores são amarelas e em tamanhos pequenos.

Suas folhas são semelhantes às penas, com grande quantidade de filamentos, de cor verde-azulado. E é muitas vezes confundida com a erva doce.

Quanto ao seu sabor, pode-se dizer que apresenta um leve amargor, podendo ser comparado ao limão, apenas um pouco mais doce.

Além disso, suas sementes também podem ser utilizadas como tempero.

Como Usar Endro na Culinária?

O dill não é uma erva muito consumida ou conhecida no Brasil, mas é popular e cultivado em alguns países ao redor do mundo, principalmente na Escandinava, sendo o ingrediente principal de duas receitas muito apreciadas por lá: o gravlax e o dillkot.

O gravlax é um prato clássico nórdico, tendo como principais ingredientes o salmão, o endro e a açúcar. Já o dillkot, também de origem escandinava, é basicamente um cozido cremoso feito de cordeiro, temperado com a folha do aneto.

Já na Índia, usa-se muito o endro para realçar o sabor de batatas, assim como na América do Norte.

O dill fresco é muito utilizado como tempero e marinadas, como por exemplo, para temperar peixes como o salmão – como no gravlax – e o arenque e alguns tipos de molhos na Escandinava.

Mas pode ser usado também para temperar saladas que são preparadas com couve, na Europa.

Veja Também: Tipos de Abóbora – O Guia Completo.

Já o aneto seco pode ser adicionado em conservas com salmora, como em conservas de pepina, tomate, melancia e couve. Mas pode ser usado fresco também para a mesma finalidade.

Em países como a Bulgária e a Rússia, é usada para temperar sopas frias, chamadas respectivamente de tarator e okroshka.

Na Grécia, o endro é muito utilizado para temperar as dolmas. Ou pode ser empregado em grãos como lentilha, fava e arroz como na Turquia e no Irão.

No Brasil, é comum encontrar o dill como tempero de picles de pepino, também conhecido como dill pickles.

Sua principal finalidade é aromatizar e saborizar marinadas, molhos e conservas, podendo ser também aplicado em massas de bolos e pães, queijos, saladas, patês, e principalmente, em batatas.

endro-aneto-dill-gravlax-1

Quais os Benefícios do Endro?

O endro não só é usado como temperos, mas tem muitas propriedades medicinais que devem ser aproveitadas.

Dentre os benefícios do dill, o principal é a capacidade de melhorar a digestão por ser rico em fibras. As fibras regulam o intestino, aumentam a sensação de saciedade e melhoram o metabolismo.

Com isso, auxilia no emagrecimento, e alivia prisões de ventre causadas pelo mal funcionamento do aparelho digestivo,

O endro é uma erva leve, que pode ser consumida até mesmo por bebês, aliviando cólicas e dores intestinais.

Além disso, auxilia no tratamento de gripes e resfriados, mesmo em crianças e bebes, devido a presença de Vitamina C, o que ajuda a aumentar a imunidade do corpo ao estimular a produção de glóbulos brancos.

A vitamina C presente no dill ajuda na melhor absorção do ferro pelo organismo, combatendo anemias e quedas de cabelo.

Além disso, a vitamina C atua diretamente na saúde da pele e das unhas, reduzindo acnes e o envelhecimento precoce.

Outra vantagem do endro é o controle de insulina no sangue, o que auxilia na normalização dos níveis de colesterol e açúcar no corpo, ajudando a combater a diabetes, por exemplo.

Possui ação antioxidante natural, por conta dos flavonóides presentes em sua composição, que retardam o envelhecimento precoce ao reduzirem a ação de alguns radicais livres no corpo.

Possui efeito antiinflamatório, analgésico, antifúngico e antibacteriano. Além disso, é diurético, o que ajuda na eliminação das toxinas do corpo e evita a retenção de líquidos.

Atua diretamente no sistema reprodutor feminino, regulando os ciclos menstruais, podendo ajudar até mesmo a induzir partos, mas ainda é pouco recomendado para gestantes por não haver estudos suficientes que garantem a segurança do consumo.

Por ser uma erva relaxante, o seu chá ajuda a regular o sono e a aliviar o cansaço mental, melhorando a capacidade de concentração e memória e reduzindo a ansiedade e o estresse.

Como Consumir o Chá de Endro?

Antes de consumir o chá, é necessário observar antes as características medicinais da planta. É aconselhável que diabéticos e gestantes consultem um médico primeiro para evitar transtornos e efeitos desagradáveis no corpo humano.

Para preparar o chá, ferva uma xícara de água e adicione uma colher de sopa de folhas frescas de dill, ou as sementes.

Desligue o fogo e deixa em infusão por alguns minutos. Sirva em seguida ainda quente.

Receita com Endro: Gravlax

endro-aneto-dill-gravlax

O gravlax é uma receita típica nórdica que leva o endro em seu preparo. Veja o passo a passo:

Os ingredientes são:

  • 1 filé de salmão (700 gramas)
  • ½ xícara de açúcar mascavo
  • 1 colher chá de sal
  • 1 ramo de endro picado
  • 1 colher de sopa de conhaque
  • 1 colher de chá de pimenta do reino em grãos

Para preparar, comece lavando e secando o endro. Pique-o em pedaços finos. Pise os grãos de pimenta em um pilão. Adicione no pilão o endro, o açúcar e o sal. Misture tudo, transfira para uma tigela e reserve.

Disponha o filé de salmão em uma tábua forrada com papel filme, e espalhe o conhaque de pouco em pouco com uma colher. Espalhe a mistura feita com o endro e a pimenta do reino pelo salmão, depois embrulhe com o papel filme.

O objetivo é curar o filé.

Dê leve furadinhas com uma faca de forma que o líquido se espalhe por todo o filé de salmão.

Em uma assadeira, coloque uma grelha por cima e disponha o salmão, de forma que ele drene o líquido, mas não fique em contato com o que for sendo drenado. Se necessário, utilize um peso sobre eles para ajudar nesse processo.

Deixe o salmão descansando na geladeira por um período de dois dias, de forma que o líquido passe por dentro do filé e tempere, deixando um sabor todo especial.

Após esse período de 48 horas, retire o salmão da geladeira e desembale do papel filme. Retire o excesso do tempero. Depois, corte o salmão em fatias bem finas e inclinadas, com uma faca afiada, de forma paralela.

Sirva cru com molho de mostarda, e bom apetite!

O que é Endro?

endro-aneto-dill-2

Endro é uma erva que possui forte aroma, tem sabor adocicado, pode auxiliar no emagrecimento e é muito utilizada em preparações européias como o gravlax por exemplo.

Quer conhecer mais receitas como essa? Acesse nossa sessão incrível e modesta.

Se a sua cozinha falasse, o que ela diria? Aqui eu digo tudo! MUITO PRAZER, sou a Cozinha que fala! #cuisinenopopulê

Deixe uma resposta:

Your email address will not be published.

Site Footer