109 Utensílios de Cozinha Incríveis e Como Usá-los [2021]

utensilios-para-cozinhar-1

Você está lá montando a sua primeira cozinha ou querendo dar um upgrade na antiga quando pensa: mas e os utensílios? Será que existem utensílios de cozinha que podem me ajudar nessa ou naquela tarefa? O que será que poderia me ajudar a fazer aquele prato ou aquela técnica? Eu realmente preciso desse utensílio para cozinhar?

Não gaste mais o seu tempo pensando nisso. Nós preparamos esse artigo completíssimo que contém uma lista com 109 utensílios de cozinha incríveis e uma breve descrição de como usar cada um deles!

Você vai poder dar uma boa olhada em tudo que ainda não tem e através da descrição saber se você precisa ou não precisa daquele objeto.

Logo abaixo você vai encontrar todos os itens e suas descrições. Caso queira saber o preço atualizado ou mais detalhes sobre o item, basta clicar no link de cada um deles.

Vamos lá?

Os 109 Principais Utensílios de Cozinha do Mundo

Utensílios Para Pesar E Medir

utensilios-de-cozinha-medicao
[Utensílios de Cozinha] [Utensílios para Cozinhar]

A primeira exigência para obter sucesso na cozinha é certificar-se de estar usando as medidas exatas dos ingredientes. Ingredientes secos devem ser nivelados – a menos que a receita exija colher de chá ou de sopa bem cheia – e os líquidos devem ser observados na altura dos olhos.

Em geral encontram-se à venda colheres e medidas de acordo com a medida métrica ou imperial.

Colheres – Pequenas quantidades de ingredientes secos são medidas com colher de chá, de sopa ou suas frações. Algumas vêm com duas medidas métrica e imperial, uma de cada lado.

Copos – Servem para medir o volume de ingredientes, especialmente os líquidos. Os melhores copos têm a marcação métrica e a imperial e as xícaras americanas.

Balanças – Essenciais no preparo de receitas que indicam o peso dos ingredientes. Há desde balança com graduação até a com visor digital. As melhores fornecem o peso em unidade métrica e imperial.

Xícara americana: Os ingredientes secos e líquidos podem ser medidos nas xícaras e suas frações – ¼, ⅓ e ½. Geralmente são vendidas em conjunto.

Utensílios de Cozinha: Geral

utensilios-de-cozinha
[Utensílios de Cozinha] [Utensílios para Cozinhar]

Esta categoria abrange os utensílios básicos, necessários para o preparo e manuseio de ingredientes crus e cozidos. Dentre suas diversas utilidades podemos citar: tirar a pele, drenar, moldar, tirar caroços, ralar e amassar.

Relógio Varia desde uma simples ampulheta até um despertador a pilha, servindo para seguir os importantes passos do preparo e cozimento.

Termômetro Há três tipos: para gordura, carne e açúcar. São essenciais para medir a temperatura interna correta e desejada no caso de carnes e aves e para assegurar que a gordura e o açúcar atinjam a temperatura exigida.

Tesoura de cozinha Escolha uma tesoura resistente para uso múltiplo e confortável de segurar. Deve ser de aço inoxidável para facilitar a limpeza.

Tesoura de aves serve para cortar ossos com mais facilidade.

Descascador de legumes – Há o descascador com lâmina giratória e outro com uma lâmina de um lado e uma extremidade pontiaguda para tirar caroços.

Tábua – Use tábua de madeira ou de polipropileno; a última não tira o fio das facas. Tenha várias tábuas para usos diversos; a de carne ou de ingredientes com cheiro forte deve ser mantida longe das outras. Limpe a tábua muito bem depois do uso.

Tenaz (Pegador) – É uma peça de aço inoxidável cujas extremidades se juntam quando apertadas (pressionadas). Usada para pegar e transferir alimentos delicados.

Concha – Existem conchas de vários tamanhos com cabo longo. E usada para servir líquidos; algumas têm um tipo de bico de um dos lados.

Escumadeira – Uma colher em forma de círculo grande e achatado com vários furos pequenos ou malha (rede) no centro. Serve para retirar resíduos e gordura da superfície.

Colher com furos – E uma colher grande e achatada com furos em toda a superfície. Serve para tirar e escorrer alimentos e também para retirar nata e resíduos.

Descaroçador – Usado para retirar caroço de cereja ou de azeitona. Feito de aço inoxidável ou alumínio, consiste de duas hastes ligadas no centro. Uma haste tem um suporte para a azeitona e a outra um dente para retirar o caroço.

Faca Canelle – Tem uma pequena cabeça circular de aço inoxidável com uma pequena lâmina em forma de “V” que se movimenta horizontalmente. Serve para fazer tiras finas de frutas cítricas ou de legumes. Depois de cortados, a fruta e os legumes apresentam uma atraente borda serrilhada.

Descascador de frutas cítricas – Tem uma cabeça retangular de aço inoxidável com cinco furos na ponta. Tira pequenas lâminas de casca cítrica sem a película branca e amarga.

Ralador – O mais comum é um retângulo oco com quatro faces e diferentes perfurações cortantes em cada face. Há também o rotatório e o ralador com uma só face, especial para ralar casca de frutas cítricas e parmesão. Para noz-moscada, há o ralador côncavo com um compartimento para guardar a noz inteira.

Mouli-légumes – Um funil de aço inoxidável ou de plástico que se encaixa na tigela e serve para esmagar frutas e legumes macios. Acompanha um jogo de discos finos e grossos, um dos quais é colocado no funil. Usa-se uma manivela para girar o disco escolhido e passar o alimento.

utensilios-para-cozinhar-2
[Utensílios de Cozinha] [Utensílios para Cozinhar]

Espátula de peixe Grande lamina quadrada ou retangular que se coloca facilmente sob alimentos fatiados. Tem furos para escorrer gordura ou líquidos, pode ser de metal, de plástico ou ter uma camada antiaderente.

Espátula – Existe de vários tamanhos. A lâmina é fina, achatada e flexível com uma extremidade arredondada. Usada para virar e transferir alimentos achatados, tais como filé de peixe ou biscoitos, ou para espalhar glacês decorativos.

Espátula em ângulo – E chamada às vezes de espátula para biscoito; tem uma lâmina retangular, longa e flexível em ângulo para retirar alimentos de panelas e pratos com bordas.

Bulb baster – Um grande objeto em forma de seringa que serve para retirar (chupar) gordura de caldo e molho de carne.

Pinça – Em geral com cerca de 8 cm, serve para tirar espinhas de peixe e para arrumar guarnições e decorações delicadas.

Escova – Escova retangular com cerdas duras. Serve para esfregar conchas de frutos do mar e legumes.

Palitos de coquetel – Com cerca de 10 cm, servem para pegar pedaços miúdos de comida e para manter cortes abertos.

Extrator de polpa – É uma lâmina cilíndrica que se encaixa em volta do miolo da maçã, na ponta de um cabo que atravessa a fruta e remove o miolo inteiro.

Boleador  – Duas lâminas côncavas, uma levemente maior que a outra, fixadas nos dois lados de um cabo central. Fazem-se as bolas girando a lâmina.

Colher de sorvete – É composto de um cabo oco que conduz o calor do corpo e uma colher côncava em uma ponta, em geral de aço inoxidável ou alumínio. O calor do corpo aquece a colher, tornando mais fácil a retirada do sorvete. Existe também a colher com alavanca – o sorvete é liberado da colher ao se acionar uma alavanca.

Espremedor de limão – O mais comum é feito de vidro ou plástico e tem um cone pontudo e com sulcos. Há um espremedor de madeira, que se chama reamer, com um cone preso num cabo; extrai-se o suco inserindo o espremedor na fruta cortada ao meio.

Espremedor de batata – Um disco furado e preso a dois garfos modelados e presos a uma haste (cabo). Usado para espremer batatas ou outros tubérculos cozidos.

Amassador de batata Dois cabos articulados, um tendo uma cesta com uma base com furos que contém o alimento, o outro tem um disco achatado que empurra a batata. Obtém-se uma massa fina, quase com a mesma consistência de purê.

Espátula de bolo – Lâmina de metal triangular e achatada, moldada para pegar facilmente fatias de bolo ou torta.

Facas [Utensílios de Cozinha]

utensilios-de-cozinha-facas
[Utensílios de Cozinha] [Utensílios para Cozinhar]

De vital importância para um grande mimero de tarefas, o cozinheiro deve ter à sua disposição uma boa variedade de facas de uso geral e específico. Elas devem ser mantidas bem afiadas e guardadas dentro de blocos de madeira para evitar que percam o fio.

Cutelo (Ocidente) – O peso de sua grande lâmina achatada e retangular é ideal para cortar a carne nos ossos e juntas.

Faca do chef – Tem lâmina triangular com cerca de 15-30 cm. Sua ponta ligeiramente curvada permite que se balance a faca, facilitando o ato de picar.

Faca para filetar – Tem lâmina longa e flexível com cerca de 20 cm. Ideal para peixe cru, frutas e legumes.

Faca para desossar – Tem lâmina longa e rígida (9-15 cm) e uma ponta curva afiada, facilitando desossar carne e aves.

Faca serrilhada – Pequena faca de 13 cm para cortar frutas e legumes. A faca maior é ideal para cortar pão e bolo.

Faquinha (de serviço)Tem o formato semelhante ao da faca de cozinha, mas sua lâmina tem 6-9 cm e é uma das facas de maior utilidade. Graças a seu tamanho, é excelente para cortar frutas, legumes, carne etc.

Mezzaluna – do italiano “‘meia lua”. Tem lâmina curva de aço (também chamada de cortador em crescente) e um cabo de madeira vertical em cada lado. É usada em movimentos de vaivém.

Chaira – Peça comprida de aço com textura áspera e cilíndrica. Para afiar, deslize a lâmina da faca sobre o aço em um ângulo com cerca de 45° de ambos os lados.

Utensílios Para Fogão

utensilios-de-cozinha-panelas
[Utensílios de Cozinha] [Utensílios para Cozinhar]

Para uso no fogão, as panelas devem ter cabos compridos, à prova de fogo, com peso suficiente para assentar com segurança sobre o fogo mas não muito pesadas, devendo distribuir o calor por igual.

Frigideiras – Estas panelas largas, baixas, de fundo achatado têm vários tamanhos. Usadas em geral para fritar rapidamente alimentos em pedaços finos, as feitas de metal pesado e bom condutor de calor são as melhores. Cabos compridos e retos facilitam seu manejo.

Frigideiras antiaderentes – Uma camada de um produto especial recobre-as, dispensando o uso de gordura. Deve-se ter cuidado especial para evitar que essa camada seja riscada.

Panelas – Os utensílios mais usados na cozinha são encontrados em vários tamanhos e formatos. Algumas são baixas e fortes, outras grandes e fundas. Em geral são diferenciadas por sua capacidade – em litros ou em pintas (Ingl. 0,568 litro – EUA 0,437 litro) ou ambos – e normalmente têm tampa. As panelas de aço inoxidável são boas condutoras de calor.

Panela dupla Composta de duas panelas, uma com fundo largo e a outra menor cabendo dentro ou sobre a maior. É usada para cozinhar alimentos delicados em banho-maria, evitando o fogo direto.

Caldeirão – Serve também para cozinhar macarrão, é mais fundo do que largo e com boa capacidade.

Panela a vapor – Um recipiente com furos, colocado dentro de uma panela fazendo com que os legumes sejam cozidos só com o vapor da água, sem tocá-la. Também existem panelas a vapor que podem ser encaixadas uma sobre a outra.

Chapa – Utensílio baixo e pesado (em geral de ferro), às vezes com revestimento antiaderente, excelente condutor de calor. Usada para fritar bolinhos e panquecas. As moldadas em ferro e onduladas são ótimas para grelhar peixe, carne e legumes dando efeito de grelhado.

Frigideira para panqueca – Tradicionalmente confeccionada em ferro fundido, esta frigideira baixa é ideal para fazer panquecas perfeitas. Deve ser “provada” ou temperada antes de ser usada e bem limpa com pano úmido em vez de lavada.

Utensílios De Cozinha Oriental

utensilios-de-cozinha-oriental
[Utensílios de Cozinha] [Utensílios para Cozinhar]

Servem para preparar os tradicionais pratos de cozimento rápido em fogo alto e em geral são encontrados nas lojas onde se vendem produtos orientais.

Cutelo chinês – Tem lâmina grande e achatada com cabo curto de madeira. Pica e fatia de todas as maneiras, sendo uma excelente faca de uso múltiplo. A lâmina larga serve como uma útil pá.

Pauzinhos chineses (Chopsticks – Hashis) – Os mais compridos servem para manusear e arrumar os alimentos delicados e para mexer; os mais curtos (evite os que têm acabamento com material escorregadio) servem para comer.

Wok – Panela de ferro em forma de tigela com uma alça (adequada para frituras rápidas) ou duas (oferece maior estabilidade para frituras mais demoradas, para refogar e cozinhar no vapor).

Para uso doméstico, uma wok de 35 cm é ideal; algumas têm tampa em forma de abóbada, útil para refogar e cozinhar a vapor.

Esteirinha de bambu – De bambu tecido e flexível, é colocada dentro de panelas ou woks para evitar que a carne grude no fundo durante o cozimento demorado; serve também para enrolar sushi. Deve-se lavar e secar bem antes de guardar.

Espetinhos de madeira – Com grande variedade de comprimento, os mais longos são especiais para espetinhos de carne e legumes grelhados ou assados. Deixar de molho na água por 30 minutos antes de usá-los evita que queimem.

Omeleteira japonesa – Frigideira rasa e quadrada de ferro ou alumínio, com cabo de madeira grosso e forte. É usada para fazer omeletes finas e simétricas. Limpe com óleo e depois com pano úmido.

Escumadeira oriental – Tem cabo de bambu comprido e cabeça chata de arame; serve para tirar e escorrer alimentos.

Cesta de bambu para cozinhar a vapor – Vem com duas cestas redondas com o fundo de treliça, que permite ao vapor circular, e uma tampa de madeira. Ideal para cozinhar alimentos no vapor. Usa-se na frigideira wok ou na comum. Diversos ingredientes podem ser cozidos ao mesmo tempo, um sobre o outro.

Pauzinho para enrolar – Mede, em geral, 60 cm; as extremidades são retas ou pontiagudas. Ideal para enrolar pedaços pequenos de massa fina ou rosquinhas. Limpe-o com pano úmido – não mergulhe na água pois a madeira pode rachar ou empenar.

Omeleteira – Esta frigideira especial deve ter o fundo pesado para distribuir o calor por igual, e as laterais curvas e levemente oblíquas permitindo que a omelete pronta deslize facilmente para a travessa de servir. Um cabo inclinado facilita o manuseio. A omeleteira deve ser temperada antes de ser usada e limpa em vez de lavada.

Caldeirão para peixe – Panela estreita e alta, tão alta quanto profunda, tem uma chapa furada para colocar o peixe ou retirá-lo do seu caldo de cozimento.

Frigideira funda (para fritar com bastante óleo) – Pesada, com tampa e uma cesta de arame com cabo que permite mergulhá-la no óleo e depois suspendê-la para escorrer o excesso.

Panela de pressão Panela funda, pesada e com tampa provida de medidor de pressão e válvula de segurança; utiliza o vapor interno para cozinhar o alimento na metade do tempo normal.

Utensílios Para O Forno

utensilios-de-cozinha-para-forno
[Utensílios de Cozinha] [Utensílios para Cozinhar]

Travessas, panelas e recipientes para assar, que suportam altas temperaturas e servem como condutores de calor, têm usos específicos. Muitos são decorativos e podem ir à mesa.

Caçarolas – Ferro, barro e porcelana são materiais com os quais usualmente se tazem caçarolas fundas, com tampa, com uma ou duas alças. Algumas são refratárias e também podem ser usadas diretamente no fogo.

Terrinas – Em geral são de barro e ovais, têm tampas com orifícios e laterais retas. São usadas para cozinhar pratos à base de carne moída ou picada.

Pratos para suflê – São pratos redondos, com paredes retas (verticais), feitos de vidro, porcelana ou pedra e tradicionalmente canelados. O fundo não vitrificado faz com que o calor penetre rapidamente.

Ramequins – Tigelinhas para suflè individuais que também servem para assar manjares e pudins.

Travessas para gratinar – Largas e rasas, com paredes retas ou levemente inclinadas, e com asas. Geralmente são refratárias, podendo ser usadas no dourador ou no torno, assando pratos com cobertura crocante.

Fôrmas de metal – Retangulares ou ovais, com a base chata, paredes verticais ou levemente inclinadas, usadas para assar carnes ou outros pratos que vão ao forno. Fôrmas fundas em geral vêm com suportes.

Grades, suportes – Usados principalmente para que a gordura e os sucos das carnes sendo assadas escorram embaixo, na assadeira; estas grades com pés podem ser ovais ou retangulares.

Espetinhos de metal – Compridos e finos, pontiagudos para atravessar pedaços (porções) de carne e legumes; servem para fazer espetinhos, espetar batatas assadas e verificar se o assado está no ponto.

Utensílios Para Assar

utensilios-para-cozinhar
[Utensílios de Cozinha] [Utensílios para Cozinhar]

Para o uso doméstico é necessária uma grande variedade de itens especiais para fazer com perfeição pães, tortas fechadas e abertas, bolos e biscoitos.

Formas para bolo – Formas de metal, quadradas, redondas ou retangulares, fundas ou rasas, são utilizadas para fazer bolos simples ou em camadas. Existem também com formatos decorativos. Algumas fôrmas têm a base removível.

Formas com furo no meio – Ao assar uma massa pesada, o furo no meio da forma permite que o calor atinja o centro do bolo. No caso de massa leve e acrada, o furo mantém o bolo crescido.

Forma com fundo removível – Tem a base removível e um dos lados preso por uma mola que ao ser solta facilita a remoção do bolo.

Forma de rocambole (suíça) – Forma de metal rasa e retangular, usada especificamente para assar pão-de-ló

Assadeiras – Assadeiras de metal retangulares, algumas vezes com bordas onduladas. Assadeiras pesadas e de boa qualidade são essenciais para conduzir o calor e evitar que deforme.

Formas de pão – Formas simples, retangulares e fundas para assar pães e patês. As fôrmas compridas e estreitas são usadas para fazer baguete do tipo francês.

Formas de torta – Formas rasas, redondas e com paredes inclinadas, podem ser de vidro, metal ou porcelana para serem levadas à mesa.

Formas de torta aberta – Redondas e baixas, muitas vezes caneladas com base removível. De vários tipos, podem ser usadas para tortas abertas e fechadas e quiches.

Aros para torta aberta – De metal, lisos ou ondulados, são usados com assadeiras para tortas abertas e fechadas e para bolos em camadas.

Feijões para assar – Feijões de cerâmica ou metal que servem para fazer peso sobre a massa assada sem recheio.

Forminhas – De metal, em geral formando desenhos e com as paredes onduladas, são ideais para assar petits fours ou tortas pequenas. Eclairs (bombas), madalenas e bolos redondos e pequenos podem ser assados em forminhas com formatos diversos.

Suportes para bolo – Suportes em grade de metal, abertos e com pés, redondos ou retangulares, fazem o ar circular sob o bolo para esfriar.

Formas decorativas – Podem ser usadas para fazer pães, pudins no vapor ou assados, gelatinas, musses, sorvetes, bombas etc.

Cortadores de biscoitos e massa – Vendidos individualmente ou em jogos, estes cortadores de metal, com lados verticais, têm formas geométricas, de flores ou animais em diversos tamanhos.

Carretilha – Roda serrilhada com cabo de madeira, serve para dar um Acabamento decorativo em pastéis e tortas.

Peneiras, Filtros E Coadores [Utensílios de Cozinha]

utensilio-de-cozinha-peneiras
[Utensílios de Cozinha] [Utensílios para Cozinhar]

Servem para separar as partes, escorrer água ou incorporar ar aos ingredientes indispensáveis.

Peneiras – De metal, plástico ou madeira, com malha de diferentes tamanhos. As cônicas, chamadas de chinesas, são ideais para coar ingredientes líquidos em cântaros e jarros; peneiras redondas cabem em tigelas e são mais indicadas para ingredientes secos.

Escorredor – Em forma de bacia, furado, usado para escorrer água do macarrão e legumes cozidos, ou para lavar trutas, verduras e legumes. Com vários tamanhos, tendo uma ou duas alças.

Peneiras especiais (Dredgers) – Ideal para arejar a farinha ou peneirar o açúcar formando desenhos decorativos; pode também ser um simples saleiro com buracos grandes ou xícaras com o fundo de malha com presilhas.

Escorredor de salada – Uma simples peneira de metal ou um utensílio de plástico giratório que retira o excesso de água das folhas da salada sem as machucar.

Separador de ovos – Colher redonda com furos ou fendas. Faz com que a clara escorra, retendo a gema.

Aparelhos Eletrodomésticos [Utensílios de Cozinha]

utensilios-de-cozinha-batedeira
[Utensílios de Cozinha] [Utensílios para Cozinhar]

Embora as tarefas da cozinha possam ser feitas à mão, aparelhos elétricos economizam tempo e trabalho.

Processador de alimentos Aparelho de uso múltiplo, ideal para picar, cortar e moer uma grande variedade de ingredientes. A maioria tem discos para fatiar e picar e lâminas para preparar e amassar massas.

Batedeira – Existem os modelos portátil e de mesa para bater massas e cremes, chantilly, claras em neve e massas de bolo. Existem versões mais caras e sofisticadas com diversos complementos.

Liquidificador – Ideal para fazer purês, patês, sopas, molhos e sucos. Serve também para picar ingredientes secos.

Sorveteira – O modelo menor bate o sorvete no congelador; o modelo maior (sorbetière), que dá um resultado mais profissional produzindo um sorvete macio, vem com um mecanismo para bater e gelar.

Moedor – Uma pequena máquina que serve para moer café, nozes e condimentos.

Fritadeira elétrica – Modelos verticais e elétricos com cestas para fritar embutidas são os mais seguros. Têm um termostato para regular a temperatura do óleo.

Utensílios Para Misturar, Enrolar E Decorar

utensilio-de-cozinha-pilao-e-almofariz
[Utensílios de Cozinha] [Utensílios para Cozinhar]

Para preparar os alimentos – seja mexendo, batendo ou moldando – e para decoração e acabamento de um prato, o necessários diversos utensilios diferentes mas importantes

Tigelas – Existem em diversos tamanhos. As de aço inoxidável são duráveis e bons condutores do calor e do frio; as de vidro e cerâmica são pesadas e ficam estáveis sobre a mesa enquanto se batem os ingredientes.

Colheres de madeira Ideais para mexer, misturar e bater, são fortes e inflexíveis e não conduzem calor. A madeira absorve os sabores, portanto sempre lave, seque muito bem e deixe-as arejar depois do uso.

Espátula de borracha – Util para despejar as claras em neve. serve também para remover toda a massa da tigela. É também imprescindível para panelas antiaderentes.

Pincéis – Servem para aplicar ingredientes que dão brilho a diversos tipos de pratos, antes ou depois de assar; podem ser arredondados ou achatados, com cerdas de porco ou plástico.

Pilão e almofariz – Almofariz é um pequeno recipiente, em geral de pedra ou mármore, com a superfície interna áspera. Pilão é um bastão com a extremidade arredondada que se ajusta aos contornos do almofariz. São usados para moer condimentos e sementes e para fazer pesto.

Rolo de macarrão – O rolo de macarrão, liso e pesado, pode ou não ter cabos. Em alguns rolos de macarrão, os cabos são fixados em uma vara central.

Máquina de fazer macarrão – Serve para enrolar e cortar massas; é vendida com diversos cortadores para fazer tiras e tipos de macarrão de diferentes larguras.

Batedores manuais (fuet) – Batedores feitos com voltas de arame e cabo de metal são preferidos pelos chefs para bater claras em neve, misturar molhos e fazer massas sem grumos. Existem em diversos tamanhos para diferentes usos.

Batedor rotatório – O batedor com engrenagem tem dois batedores com quatro lâminas, acionado por um pequeno cabo; serve para mexer misturas consistentes, como sorvete já meio endurecido.

Sacos e bicos de confeitar – Imprescindíveis para decorações, existem de diferentes tipos, com bocal de metal ou de plástico, com aberturas em diversos formatos.

Se a sua cozinha falasse, o que ela diria? Aqui eu digo tudo! MUITO PRAZER, sou a Cozinha que fala! #cuisinenopopulê

5 comments On 109 Utensílios de Cozinha Incríveis e Como Usá-los [2021]

Deixe uma resposta:

Your email address will not be published.

Site Footer