Mandioca: Absolutamente Tudo Sobre O Assunto [2021]

tipos-de-mandioca

A mandioca é um vegetal proveniente de uma planta tuberosa pertencente à família das Euphorbiaceae, cujo gênero é o Manihot, que exibe aproximadamente 109 espécies, sendo apenas a mandioca uma espécie comercializada.

A sua espécie, ou seu nome científico, é Manihot Esculenta, mas a mandioca é conhecida no Brasil inteiro por muitos outros nomes, cada um a depender da região.

Os outros nomes comuns são: aipim, macaxeira, maniva, maniveira, uaipi, castelinha, pão-de-pobre, entre outros.

Considerada pela Organização das Nações Unidas – ONU – como o alimento do século XXI, a mandioca tem um grande valor histórico e cultural.

Sua espécie já existia no Brasil antes mesmo da chegada dos colonizadores, tendo sida cultivada pelos índios que povoavam o território.

Muitas espécies e variedades surgiram ao longo do tempo, e hoje é considerada um alimento saboroso e nutritivo. Conheça um pouco sobre a mandioca:

Qual É A Origem Da Mandioca?

A mandioca é uma planta originária da América do Sul, mais precisamente do Brasil, na região do sudoeste da Amazônia, mas pode ser encontrada em várias partes do mundo, principalmente em regiões tropicais e subtropicais.

Atualmente, a mandioca é consumida por mais de 700 milhões de pessoas ao redor do planeta.

O Brasil é o segundo maior produtor de mandioca do mundo, contribuindo com aproximadamente 10% da produção mundial de macaxeira.

Além disso, ela é um vegetal cultivado em todos os estados brasileiros, sendo um dos produtos agrícolas mais cultivados do país.

Benefícios Da Planta Da Mandioca

A macaxeira, ou aipim, é uma planta que produz tubérculos, ou seja, contem raízes tuberosas comestíveis.

As folhas da mandioca são muito ricas em proteínas, vitaminas e minerais importantíssimos para o organismo do corpo humano. Além disso, possui quantidades significativas de ferro.

As folhas de mandioca não são popularmente utilizadas na alimentação, mas são muito consumidas em países da África, por exemplo, por ajudar no combate à desnutrição.

Atualmente, a Nigéria é o país que mais produz mandiocas no mundo.

Benefícios Das Raízes Da Mandioca

tipos-de-mandioca-1
Tipos de Mandioca (Foto: Reprodução)

As raízes comestíveis do pé de mandioca apresentam grande quantidade de dois tipos de carboidrato, a amilose e a amilopectina.

Esses dois carboidratos – ou hidratos de carbono – juntos formam o amido, sendo a mandioca uma importante fonte de amido para o organismo.

A amilose e a amilopectina juntas atua no corpo humano fazendo com que a glicose seja liberada de forma lenta no organismo, o que ajuda a diminuir os níveis de açúcar na corrente sanguínea, evitando também os picos de insulina.

Essa atuação promove a saúde do pâncreas, auxiliando no combate de doenças como a diabetes.

A grande quantidade de amido – ou polissacarídeos –, juntamente com as fibras, garante uma maior sensação de saciedade para o corpo, regulando o trânsito intestinal, o que contribui também para o emagrecimento, se consumida com moderação.

Mais Informações Nutricionais

Os valores nutricionais da mandioca, ou macaxeira, ou aipim são importantíssimos para o corpo humano.

Como dito anteriormente, as raízes da planta da mandioca são ricas em amido e, portanto, carregam grandes quantidades de carboidrato.

Não é à toa que a mandioca é a terceira maior fonte de carboidrato, perdendo apenas para o arroz e o milho.

O carboidrato presente na mandioca é uma importante fonte de energia para o corpo, por isso a macaxeira é um tubérculo muito utilizado em dietas feitas com foco em gerar disposição para atletas e praticantes de atividades físicas.

Além disso, é uma excelente fonte de boas calorias, e se consumida com moderação, a mandioca pode ser inserida em dietas de restrição calórica.

Um quilo de mandioca apresenta cerca de 1460 calorias.

Outras Propriedades

As raízes tuberosas da planta da mandioca são ricas em vitaminas e antioxidantes. Um exemplo é a presença da vitamina C, que é um importante aliado para a imunidade do corpo.

Além disso, a macaxeira fornece um poderoso antioxidante, que o betacaroteno.

A presença do betacaroteno é muito mais comum em mandiocas que possuem uma coloração mais amarelada.

Esse antioxidante atua no corpo humano favorecendo a absorção da vitamina A, que possui ação anticancerígena.

A mandioca, ou macaxeira, apresenta também grandes quantidades de minerais essenciais como o cálcio, o ferro e o fósforo.

Apesar da grande quantidade de fibras e do menor teor de gordura encontrados na raiz da mandioca, ela apresenta quantidades baixas de proteína.

Como É O Pé De Mandioca?

pé-de-mandioca
Pé de Mandioca (Foto: Reprodução)

O pé de mandioca, ou aipim, é uma espécie de planta perene, ou seja, o seu ciclo de vida é continuo. Além disso, é uma planta do tipo arbusto, isto é, é uma planta lenhosa com um caule que pode ou não ser ramificado, e não contém tronco.

No caso da macaxeira, o arbusto pode atingir até aproximadamente cinco metros de altura.

A folhagem da mandioca é bem simples e é formada por lâmina e pecíolo, com um número de lóbulos que varia.

São divididas em três a nove ramificações, ou dedos. A sua coloração pode oscilar entre tons de verde e roxo.

As raízes do pé de mandioca são do tipo tuberosa, ou seja, raízes que armazenam grandes quantidades de amido e outras substâncias como reserva.

Apresentam um formato alongado e cilíndrico, uma casca com coloração em tons de marrom, e uma polpa dura, podendo variar a sua cor entre branca e amarelada.

A planta desenvolve aproximadamente entre cinco a dez raízes tuberosas comestíveis, cujo comprimento varia entre 15 cm a um metro.

Já o diâmetro varia entre três e quinze centímetros. E cada raiz tuberosa pode pesar, em média, entre quatro a sete quilos.

Algumas mandiocas gigantes podem atingir mais de 4 metros e pesar até 40 quilos.

Como É O Cultivo Da Mandioca?

A cultivo da planta da mandioca é relativamente simples, uma vez que é uma espécie de planta que se desenvolve bem em solos pobres, ou seja, solos menos férteis.

Além disso, é uma planta muito resistente a doenças e pragas, o que reduz a quantidade de agrotóxicos usados durante o cultivo.

Para plantar o pé de aipim, é necessário utilizar pedaços do caule da planta, que são comumente chamados de manivas, e apresentam um tamanho variando entre 15 a 25 centímetros.

As manivas, ou os caules, devem ser colocados em buracos no solo, onde irão se desenvolver com o tempo e gerar novos caules, e deverão ser colhidas manualmente.

Mas é bom observar o solo, pois as manivas não se desenvolvem em solos muito arenosos ou que se mantém alagados por muito tempo.

O recomendado é realizar o plantio nos meses chuvosos, isso porque o calor e a umidade do ar contribuem para a brotação e um melhor enraizamento das manivas.

Os novos indivíduos começarão a brotar em cerca de uma a duas semanas, ficando, assim, prontos para a colheita após um período de dez a quatorze meses.

tipos-de-mandioca
Mandioca (Tipos de Mandioca – Foto: Reprodução)

Tipos De Mandioca

A mandioca possui muitos benefícios e faz muito bem pra saúde, mas é importante levar em consideração que a planta da macaxeira é cianogênica, ou seja, possui ácido cianídrico – HCN, o cianeto de hidrogênio – em sua composição, caracterizada como uma substância bastante tóxica.

É por isso que é recomendado que a mandioca apenas seja consumida após o cozimento, e em nenhuma hipótese deve ser consumida em sua forma crua.

Isso porque a alta temperatura do cozimento é capaz de evaporar e reduzir o ácido cianídrico, que é um composto muito volátil.

A presença do cianeto de hidrogênio no organismo pode causar doenças como hipertireoidismo e outras como konzo, que pode causar paralisia e é irreversível.

Por isso, há um tipo específico de mandioca que pode ser comercializada para consumo, a mandioca mansa, diferentemente da mandioca brava.

Mandioca Mansa E Mandioca Brava

O tipo de mandioca que pode ser consumido ou não é definido pela quantidade de ácido cianídrico presente em sua composição.

A mandioca mansa – também chamada de mandioca de mesa – é o tipo de mandioca que pode ser consumido após o cozimento, e que é comercializada em feiras e supermercados.

O seu teor de cianeto de hidrogênio é considerado mais baixo, com valores abaixo de 50 mg por quilo de polpa de raízes frescas.

Já a mandioca brava – ou mandioca de indústria – é um tipo de raiz utilizada na fabricação de farinha e outros produtos a base de mandioca.

É uma variedade de maniva que contem maior teor de cianeto de hidrogênio, em níveis mais elevados. Caso seja necessário o consumo, a mandioca brava deve ser cuidadosamente preparada, de forma a garantir que o ácido foi devidamente eliminado.

É importante frisar que para uma pessoa leiga é muito difícil saber diferenciar os dois tipos de mandioca, pois ambas as variedades de maniva não apresentam grandes diferenças em suas cores e formatos, o que dificulta a identificação de forma efetiva.

Por isso, algumas vezes pode ser necessário efetuar testes de laboratório que identifiquem o teor de cianeto de hidrogênio presente nas raízes da planta, caso o agricultor não conheça a espécie.

Derivados Da Mandioca

A Farinha De Mandioca

farinha-de-mandioca
Farinha de Mandioca (Tipos de Mandioca)

Diferentemente do pensamento comum de que há apenas uma farinha de mandioca, na verdade existem vários tipos de farinha, e cada uma delas é preparada de uma forma diferente.

Algumas são feitas em água, outras são secas. Também são diferenciadas pela granulometria e o ponto de torra.

Tem a farinha de beiju, que é também conhecida como a goma da mandioca, e apresenta um aspecto de flocos.

É muito consumida com café, ou até mesmo pura, principalmente no estado da Bahia onde é mais comum.

O tipo mais utilizado é a famosa farinha de mesa, ou farinha seca, que é um tipo de farinha torrada que não se dissolve em água.

Outra farinha de mesa é a farinha de copioba, que pode ser branca ou amarela, é fina e bem seca. Seu nome se dá pelo fato de ser produzida na Serra de Copioba, no estado da Bahia.

Outro tipo é a farinha de puba, também chamada de farinha d’água, e é produzida a partir da massa da mandioca pubada – ou fermentada – e depois peneirada.

O resultado é uma farinha seca, ácida e crocante, que pode ser usada tanto no preparo de receitas quanto consumida como acompanhamento.

O Sagu

sagu-tipos-de-mandioca
Sagu (Tipos de Mandioca)

O sagu é uma fécula de mandioca muito semelhante à tapioca, e é feito a partir da farinha fina da macaxeira.

O resultado são pequenas bolinhas de amido que após entrar em contato com líquidos, se tornam gelatinosas.

Pode ser usado no preparo de receitas doces, ou ser consumido puro. Por ser livre de glúten, pode ser adicionado a dietas próprias para celíacos.

A Tapioca

tapioca-tipos-de-mandioca
Tapioca (Tipos de Mandioca)

A tapioca é preparada utilizando uma goma que é formada pela fécula da mandioca, e é por vezes obtido aproveitando o a fécula que sobra após o processo de fabricação de farinha.

É um pó mais granulado e é preparado ao esquentá-lo numa frigideira. Os pequenos grãos da fécula irão se unir formando uma massa única, que pode ser recheada ou consumida pura.

Receita De Purê De Mandioca

Confira abaixo uma deliciosa receita feita à base de mandioca:

Ingredientes

  • 1 kg de mandioca descascada
  • 3 colheres de sopa de manteiga com sal
  • 1/2 caixa de creme de leite
  • sal à gosto
  • orégano à gosto
  • queijo muçarela à gosto

Modo de Preparo

  • Inicialmente limpe as mandiocas, e descasque-as com cuidado para não machucar. Descarte se observar algumas manchas acinzentadas.
  • Corte a mandioca em pedaços, mas não precisa ser muito pequeno, apenas para facilitar o cozimento.
  • Leve para cozinhar na panela de pressão em fogo alto por aproximadamente 15 minutos.
  • Deligue o fogo, retire a pressão e escorra a água. Ponha a mandioca cozida em outra panela e amasse bem com um garfo ou espremedor, até que não sobre pedaços.
  • Adicione a manteiga, o sal, e misture bem. Depois acrescente o creme de leite até que fique em consistência de purê.
  • Cubra com o queijo muçarela ralado e orégano a gosto, e sirva ainda quente.

Agora que você sabe tudo sobre a mandioca, que tal ir agora até a feira adquirir a sua macaxeira e se deliciar com essa saborosa receita de purê de mandioca?

Aproveite os benefícios desse vegetal super brasileiro.

Se a sua cozinha falasse, o que ela diria? Aqui eu digo tudo! MUITO PRAZER, sou a Cozinha que fala! #cuisinenopopulê

Deixe uma resposta:

Your email address will not be published.

Site Footer