Livros de Gastronomia: Os 10 Melhores [2021]

Livros de Gastronomia: Os 10 Melhores [2021]

Confira a lista com os 10 melhores livros de gastronomia para que você possa iniciar o ano com conteúdos relevantes. Confira!

Uma coisa não podemos negar, livros sempre são excelentes companheiros no mundo das panelas. Quando se trata de cozinha livros de culinária são os verdadeiros oráculos.

Seja nos ajudando a conhecer novas receitas ou apenas trazendo mais informações sobre as nossas escolas preferidas, ter livros de qualidade na prateleira da sua cozinha vai te ajudar a ser um cozinheiro melhor com certeza.

Está ansioso para conhecer nossa lista de Livros de Gastronomia? Esses são alguns dos livros de culinária mais vendidos da história. Vamos a eles:

tecnicas culinarias le cordon bleu
 

1 – Técnicas culinárias Le Cordon Bleu.

de Jane Wright e Eric Treuille

Antes de mais nada, começamos nossa lista com um clássico, considerada “a bíblia da gastronomia” do instituto de culinária mais renomado do mundo, essa é uma leitura mais do que obrigatória para quem deseja mergulhar no mundo da gastronomia.

A obra reúne mais de 800 técnicas de cozinha, ilustradas com passo a passo. Também reúne dicas e sugestões de chefs renomados da escola.

O livro contém diversas receitas de diferentes culturas que variam da culinária francesa ao oriente bem como mais de 2.000 fotografias e orientam o leitor a alcançar os melhores resultados de suas preparações.

Definitivamente, se você tiver dinheiro para comprar APENAS um livro. A escolha definitivamente é esse.

larousse gastronomique2 – New Larousse Gastronomique

por Hamlyn

Em primeiro lugar, esse livro tem mais de 35.000 cópias vendidas somente no Reino Unido, Larousse Gastronomique, é uma obra de referência da culinária mundial.

Com versão somente em inglês, o livro contém receitas, dicas, estilos e diversos pratos da história, se tornou uma fonte valiosa de informação para cozinheiros entusiastas, que desejam aprimorar na cozinha.

Facilmente pode ser considerado bíblia da gastronomia (assim como o número 1 dessa lista), mas por estar disponível somente em inglês, caiu uma posição.

Esse é sem dúvidas um dos melhores livros de gastronomia da história.

Livros de Gastronomia: Os 10 Melhores [2021]3 – O que Einstein disse ao seu cozinheiro

de Robert L. Wolke

A ciência pode ser muito divertida.

Um pouco diferente dos outros livros de gastronomia, essa é a proposta de Wolke que mostra de forma simples e didática sobre os princípios científicos que acontecem dentro da cozinha, auxiliando cozinheiros a tomarem as melhores decisões na hora de preparar os seus pratos.

Todas as dicas são explicadas com uma boa dose de humor além disso se tornando uma leitura muito agradável no seu aprendizado.

O livro explica questão como porque o álcool evapora inteiro quando cozinhamos com vinho e cerveja ou até mesmo porque nada gruda em uma panela antiaderente.

Uma leitura muito gostosa que contribui muito para qualquer cozinheiro apaixonado pelas suas panelas.

Livros de Gastronomia: Os 10 Melhores [2021]4 – A fisiologia do gosto

de Brillat Savarin

Essa obra de Savarin é uma viagem no tempo diretamente para o século XVIII, na França. Um livro da época das grandes receitas preparadas para banquetes a realezas, da época de paladares delicados e desapressados.

Este é um livro feito para aqueles que desejam apreciar os prazeres da mesa sem pressa. Uma leitura gostosa sobre uma cozinha apaixonada para aqueles que acreditam que a boa refeição pertence a tudo e a todos.

Não pense nesse livro como um consumo rápido e técnico da cozinha, mas sim como aquele prato trabalhoso e romântico de se fazer.

A Fisiologia do Gosto é um ode do prazer da mesa.

Livros de Gastronomia: Os 10 Melhores [2021]5 – Modernist Cuisine

de Nathan Myhrvold

Composto por 6 volumes, a série de livros é elaborada pela Modernist Cuisine, um grupo que inclui cientistas, chefs de pesquisa, liderados por Nathan Myhrvold para aplicação do conhecimento científico e técnicas experimentais dentro da cozinha.

Nathan se assemelha muito a um cientista maluco (que de maluco não tem nada. Foi ex-CEO da Microsoft, registrou 17 patentes na empresa e é co-responsável por outras 900.

Um daqueles caras que não consegue ficar parado, é uma mente brilhante que usa toda sua capacidade para desvendar a cozinha.

Além disso, o livro é voltado para todos aqueles que desejam aprimorar na culinária. É um dos livros de gastronomia que pode levar a sua cozinha para outro nível.

Livros de Gastronomia: Os 10 Melhores [2021]6 – Cooked

de Michael Pollan

Em nossa 6ª posicão desta lista de dicas de livros de gastronomia, o livro que serviu de inspiração para criação da série de mesmo nome da Netflix.

Michael Pollan utiliza dos quatro elementos da natureza em Cooked para criação de pratos deliciosos: água, fogo, ar e terra.

Durante a leitura, você poderá acompanhar a preparação das receitas incríveis, dispensando o uso de produtos industrializados compostos de açúcar e gordura, estabelecendo um vínculo com a natureza.

O livro é uma viajem pela história da gastronomia e sobre a essência de tudo que fazemos nas panelas.

Livros de Gastronomia: Os 10 Melhores [2021]7 – Sal, gordura, ácido, calor

por Samin Nosrat

Com ilustrações de Wendy Mac Naughton e prefácio de Michael Pollan, esse livro também inspirou mais uma da Netflix série: Salt Fat Acid Heat.

A autora ensina em sua obra a sua filosofia para a preparação de qualquer prato, que consiste no domínio de quatro elementos para a execução de qualquer receita.

Samir Nosrat é uma chef americana, filha de imigrantes iranianos, que já trabalhou em restaurantes do mundo todo. Dona de um carisma incrível, ela conduz o livro de uma forma muito leve e gostosa.

Finalmente você poderá acompanhar a preparação de mais de 100 receitas e suas variações, colocando-as em prática na sua cozinha. Para quem gosta de livros de gastronomia, esse é um prato cheio.

Livros de Gastronomia: Os 10 Melhores [2021]8 – Chef Profissional

por Senac Editoras

Esse guia elaborado pelo Senac é uma obra essencial para quem deseja aperfeiçoar suas técnicas culinárias.

O livro faz uma vasta abordagem sobre o trabalho do chef em cada etapa da cozinha, como preparação de molhos, carnes, vegetais, café da manhã.

O livro também conta com informações sobre segurança alimentar, equipamentos e ingredientes.

Por último, devemos retratar que é uma produção 100% brasileira, o que nos dá um orgulho maior ainda dessa belezinha. Livro referência para todos os chefs brasileiros.

Livros de Gastronomia: Os 10 Melhores [2021]9 – Facas e Cortes

por Shaun Hill

“A faca é uma extensão do cozinheiro”.

No livro de Shaun Hill, você terá um guia que explicam sobre todas as técnicas de corte, como: trinchar, picar, filetar e fatiar alimentos.

Todo mundo que cozinha de forma séria sabe o quanto é importante desenvolver boas técnicas de corte.

Com isso, o autor orienta a melhor forma de utilizar a faca em cada preparação, poupando tempo, otimizando processos e realçando os sabores das receitas.

Livros de Gastronomia: Os 10 Melhores [2021]10 –  Dona Benta

por Dona Benta

Eleito por muitos “chefs raiz” como o livro mais importante da culinária brasileira, esta obra é composta por receitas tradicionais, que estão presentes na nossa gastronomia até os tempos atuais.

Com milhares de edições vendidas desde o seu lançamento em 1940, esse clássico teve sua versão atualizada periodicamente e se mantem atual até hoje. Quem nunca viu um desses na casa de uma vó ou até da mãe?

A leitura do Dona Benta é extremamente gostosa, afinal, nos traz muitas memórias afetivas. Definitivamente um dos melhores Livros de Gastronomia da história do Brasil.

Recomendações Extra de Livros de Gastronomia

[EXTRA 1] – O Grande livro dos Ingredientes: por vários autores

Uma grande fonte de pesquisa e conhecimento a aspirantes da cozinha.

Este livro reúne mais de 2.500 fotos de vários ingredientes ao redor do mundo, além de algumas receitas clássicas.

Nele os autores descrevem suas características, modos de preparo, harmonizações e informações relevantes para que você possa aproveitar o máximo de cada item em suas preparações.

Esse livro é praticamente um guia para qualquer cozinheiro não se pegar de “calças curtas” em situação diferente. A sensação é a que os autores catalogaram todos os ingredientes do mundo em um só lugar.

[EXTRA 2] A história da culinária em 100 receitas: de William Sitwell

Para finalizar, falaremos sobre o livro de William Sitwell. Em sua obra, o autor apresenta a história da gastronomia com base nas 100 receitas que iniciam cada capítulo.

O livro é um deleite de receitas clássicas que são explicadas com muita clareza e situam o cozinheiro tanto na sua complexidade técnica quanto importância histórica.

Seja como for, você poderá acompanhar a trajetória da culinária ao longo dos anos e a evolução das técnicas e utensílios até os dias atuais, desvendando fatos históricos que popularizaram os pratos em suas épocas.

Conclusão

A leitura pode nos levar a outro nível sempre, seja em qualquer setor da nossa vida.

Nessa lista passamos por muitos livros altamente técnicos como o Técnicas Culinárias e o Larousse, assim como conhecemos outros livros mais conceituais como A Fisiologia do Gosto e O que Einstein disse ao seu Cozinheiro.

Independente do leitor que você seja, uma coisa é certa: continue aprendendo.

Dica da Cozinha: Se você gosta de história, não deixe de ler o nosso post A Verdadeira Origem da Feijoada. Está imperdível!

Enfim, e você, gostou da nossa lista? Já leu algum dos livros de gastronomia citados aqui? Tem alguma sugestão de leitura que ficou de fora? Compartilhe conosco nos comentários.

Se a sua cozinha falasse, o que ela diria? Aqui eu digo tudo! MUITO PRAZER, sou a Cozinha que fala! #cuisinenopopulê

Deixe uma resposta:

Your email address will not be published.

Site Footer