Qual É A Melhor Air Fryer em 2021? [Top 20]

-

As fritadeiras elétricas são a nova sensação do momento! Com o avanço da tecnologia, já era de se esperar que a cozinha tradicional ficaria cada vez mais moderna. Isso tudo nos leva a uma pergunta: Qual é a melhor air fryer que eu posso comprar?

Novos aparelhos e eletrodomésticos começaram a substituir as velhas formas de cozinhar e executar tarefas domésticas.

Alguns exemplos interessantes desses novos aparelhos são o micro-ondas, a panela de pressão elétrica, as cafeteiras elétricas, as chapas e frigideiras elétricas, as chaleiras elétricas, os fornos elétricos e até mesmo os fogões de indução.

A Air Fryer é mais um exemplo da modernidade que está tomando conta – aliás, já tomou conta – da cozinha tradicional.

Nada de sujar o fogão de óleo ou se queimar. E isso tudo tem facilitado a vida e o dia a dia que já é tão corrido, tornando mais leve e prático o preparo das refeições.

Mas o que é a Air Fryer e como ela funciona? Continue lendo para ter todas as informações necessárias pra você adquirir a sua agora mesmo.

Caso você queira 

O Que É A Air Fryer?

A tradução livre do nome já diz o que é. Na língua inglesa, a palavra “air” significa “ar, e a palavra “fryer” significa “fritadeira”. Em outras palavras, fritadeira a ar, que na prática é um ar quente.

Levando em conta a tradução do termo, a Air Fryer é uma fritadeira elétrica que não precisa do óleo para fritar os alimentos, de forma a substituir o processo tradicional de fritura, deixando o alimento com aspecto e sabor semelhante, porém sem os malefícios da gordura adicional.

A fritadeira a ar tem se mostrado muito eficiente no preparo de diversos alimentos que normalmente são fritos, bem como outros preparos não convencionais.

Não é à toa que a procura por esse aparelho tem crescido cada vez mais no mercado.

Com ela, é possível preparar diversos tipos de alimentos, mesmo aqueles que normalmente não são fritos.

A Air Fryer oferece a grande vantagem de fritar alimentos sem a necessidade da imersão em óleo, e deixar o alimento com aspecto crocante ainda assim, o que é um ponto positivo para a saúde do corpo humano.

Dessa forma, o alimento preparado na fritadeira elétrica não adquire um maior valor calórico.

Como Funciona A Air Fryer?

Como explicado acima, a Air Fryer é uma fritadeira elétrica que utiliza o ar quente para a cocção dos alimentos, e não só fritar, mas também grelhar e assar os alimentos a depender do tipo de preparo.

A Air Fryer funciona como mágica, mas o funcionamento do aparelho é bem simples. Mas como isso é possível?

Na parte superior interna encontra-se uma bobina equipada com hélices que, assim que acionada, começa a girar de forma muito rápida, em altíssima velocidade.

Enquanto isso, a resistência acoplada ao aparelho, é percorrida por correntes elétricas que fazem com que ela comece a esquentar gradativamente.

Lembra da bobina que gira super rápido? Então, esse giro produz ar, que fica muito quente com o aumento da temperatura interna e circula de forma extremamente rápida pelo interior da fritadeira elétrica.

E como a bandeja interna feita possui furinhos, o ar percorre todo o espaço, aquecendo todo o alimento.

A velocidade com que o ar quente passa pelos alimentos é tão grande que é capaz de dar a eles o aspecto crocante tão desejado nas frituras tradicionais, e sem precisar de óleo.

Alguns tipos de ingredientes podem vir a precisar de um fio de óleo ou água para melhor resultado, mas também vai depender do tipo de receita.

O pessoal do canal Manual do Mundo fez um vídeo mostrando tudo que tem dentro de uma air fryer. Vale a pena assistir se tiver curiosidade, o vídeo está logo abaixo:

As Funções Da Air Fryer

Temperatura

A temperatura é uma das funções da fritadeira elétrica, e deve ser escolhida com cautela. Nada de colocar no valor máximo e deixar o alimento sem supervisão, pois isso pode danificar a sua receita.

As fritadeiras elétricas do mercado disponibilizam opções de temperatura que variam entre zero a 200º C, que a temperatura média de um forno comum, com a diferença que o preparo na Air Fryer é muito mais rápido.

Para preparos de alimentos mais crocantes por fora e macios por dentro, a maior temperatura pode ser ideal, pois rapidamente a superfície ficará pronta.

Essa temperatura é ideal para o preparo de carnes, batatas fritas e batatas chips, legumes fritos, por exemplo.

Já as receitas em que é ideal cozinhar o alimento por dentro também, opte por utilizar temperaturas mais brandas, como 140º C, de forma a permitir que o ingrediente tenha tempo suficiente para esquentar o seu interior.

É indicado para o preparo de bolos, biscoitos, salgados, omeletes, entre outros.

Timer (Tempo)

A função timer na fritadeira elétrica varia de zero a 60 minutos. Alguns modelos mais básicos possuem um timer máximo de apenas 30 minutos.

Mas essa função é perfeitamente capaz de ser reajustada ao longo do preparo do alimento.

O desligamento é sempre automático, o que garante maior praticidade, e permite que você possa fazer outras atividades enquanto o alimento é preparado, sem o perigo de queimar por ficar mais tempo que o necessário.

Tipos De Painel E Capacidade

A maioria das fritadeiras apresentam um painel analógico, com dois botões centrais giratórios para realizar o ajuste de temperatura e tempo.

Mas há alguns modelos mais caros que contam com painel digital, como por exemplo o modelo Air Fryer Philco Digital Timer de 3 litros.

Quanto à capacidade, há fritadeiras elétricas de diversos tamanhos no mercado, com modelos de 2, 3, 4, 5 e até 6 litros.

Quanto maior a capacidade, mais alimentos ela é capaz de fritar em menos tempo.

Para famílias com pelo menos quatro pessoas, os modelos com até 4 litros são suficientes. Já para famílias maiores, é recomendável escolher um modelo maior.

Benefícios Da Air Fryer

Assim como muitos outros utensílios elétricos disponíveis no mercado, a fritadeira elétrica oferece muitos benefícios para quem adquire esse aparelho. Confira a seguir:

  • Praticidade: com a Air Fryer, você pode deixar o alimento sendo preparado sem a necessidade de ficar supervisionando sempre. Ela faz todo o processo sozinha. Basta deixar pré-programado o tempo e a temperatura ideal para o seu tipo de alimento.

Com o desligamento automático, ao finalizar o timer, você não precisa se preocupar em estar por perto quando o preparo estiver pronto.

  • Versatilidade: na fritadeira elétrica é possível preparar vários tipos de comida, não apenas frituras, mas também outros realizar outras formas de preparo, como assar e grelhar, ou até mesmo aquecer os alimentos.
  • Menor tempo: a depender do tipo de receita que será feita na Air Fryer, um preparo comum pode ser feito em muito menos tempo que a forma convencional, reduzindo o tempo de preparo.

Além disso, o tempo é otimizado uma vez que você pode fazer outras coisas enquanto ela prepara seu alimento. Isso é garantido pela alta velocidade com que o ar quente circula em seu interior.

  • Segurança: por não ser necessário o uso de óleo para realizar a cocção, a fritura é mais segura, sem o perigo de haver acidentes que possam causar queimaduras graves.
  • Fácil de limpar: após o preparo, basta retirar o recipiente interno da fritadeira elétrica e lavar com esponja macia e detergente neutro. Esses recipientes geralmente são antiaderentes para evitar que o alimento grude, o que ajuda a facilitar a limpeza.
  • O alimento não queima: assim como em outros aparelhos elétricos que utilizam a temperatura para o preparo de alimentos, a Air Fryer é equipada com um regulador de temperatura, o termostato, que impede que ela aumente sem parar.

O termostato controla a temperatura, para que ela se mantenha sempre no valor previamente programado, dessa forma o alimento não corre o risco de queimar por aumento de temperatura.

  • Redução do valor calórico dos alimentos: uma vez que os alimentos podem se preparados de forma natural e sem adição de gorduras, o valor calórico do alimento não aumenta, como ocorreria na fritura convencional.

Isso é um ponto muito positivo para pessoas que convivem com colesterol alto ou com doenças cardiovasculares. Além disso, é possível controlar melhor as calorias dos alimentos ingeridos, o que é ideal para quem segue uma alimentação regrada.

Algumas Desvantagens Da Air Fryer

Como qualquer aparelho elétrico, a Air Fryer apresenta algumas desvantagens que valem a pena de serem levadas em consideração, para que você adquira a sua fritadeira elétrica com consciência.

  • Redução de nutrientes: os alimentos preparados na fritadeira elétrica podem vir a perder um pouco do seu valor nutricional. Isso acontece porque os nutrientes, como vitaminas e minerais, são sensíveis às altas temperaturas.

A Air Fryer, a depender do modelo, pode atingir até mesmo mais que 200º C, reduzindo o valor nutricional em determinados preparos. Por isso, se houver a necessidade de manter os nutrientes em casos de deficiência nutricional, a fritadeira elétrica não é a forma mais indicada para preparar os alimentos.

  • Presença de acrilamida em alguns alimentos: a depender do tipo de alimento que será preparado na Air Fryer, uma substância chamada acrilamida pode ser produzida.

A acrilamida é uma substância química que resulta da cocção de determinados alimentos quando submetidos a altas temperaturas, e é prejudicial ao organismo por alimentar células cancerígenas.

Os principais alimentos que podem produzir essa substância são os alimentos ricos em amido, como a mandioca, os vários tipos de batatas e a cenoura, ou em geral algumas raízes tuberosas.

Para reduzir esse efeito, basta controlar a temperatura, evitando programa-la para um valor muito alto, permitindo que eles sejam preparados por mais tempo numa temperatura mais branda.

Qual A Melhor Air Fryer?

Melhores Air Fryer Até R$ 399

Air Fryer Cadence – Cook Fryer (110v)

Air-Fryer-Cadence-Cook Fryer-melhor-air-fryer-2020-1

https://amzn.to/3B4ANup

Air Fryer Multilaser – Air Fry Gourmet – 4Lt

Air-Fryer-Multilaser-Air-Fry-Gourmet-melhor-air-fryer-2020-2

https://amzn.to/3y5Oabu

Air Fryer Midea – Branca – 3,5Lt

Air-Fryer-Midea-melhor-air-fryer-2020-3

https://amzn.to/3AXtmoD

Air Fryer Midea – 3Lt – Preta

Air-Fryer-Midea-melhor-air-fryer-2020-4

https://amzn.to/3j1Vj8H

Air Fryer Midea – 3,5Lt Preta

Air-Fryer-Midea-melhor-air-fryer-2020-5

https://amzn.to/3D3WcW6

Air Fryer Mallory – Grand Smart

Air-Fryer-Mallory-melhor-air-fryer-2020-6

 

https://amzn.to/3kf2Tfk

Air Fryer Multilaser – 4Lt 1500w

Air-Fryer-Multilaser-melhor-air-fryer-2020-6

https://amzn.to/3iZVZLH

Qual a Melhor Air Fryer Até R$ 549

Air Fryer Philco – Gourmet Black 4Lt

Air-Fryer-Philco-melhor-air-fryer-2021-2-1

https://amzn.to/3syLAK9

Air Fryer Mondial – Family Inox – I, 4Lt

Air-Fryer-Mondial-melhor-air-fryer-2021-2-2

https://amzn.to/2Uyhc60

Air Fryer Midea – 4Lt

air-fryer-midea-melhores-air-fryer-2021-2-3

https://amzn.to/38fO0UR

Air Fryer Mondial – Grand Family Inox – 5Lt

air-fryer-mondial-melhores-air-fryer-2021-2-4

https://amzn.to/3D4V5FO

Air Fryer Midea – 5,5Lt – Inox

air-fryer-midea-melhor-air-fryer-2021-2-5

https://amzn.to/37YGTQr

Air Fryer Oster

air-fryer-oster-melhor-air-fryer-2021-2-6

https://amzn.to/2XJDWBn

Modelos de Air Fryer Acima de R$ 550

Air Fryer Black+Decker – AFM15

air-fryer-black-decker-melhor-air-fryer-2020-3-1

https://amzn.to/3gi9i8o

Air Fryer Arno – Moderna

air-fryer-arno-melhor-air-fryer-2020-3-2

https://amzn.to/2W7hPE6

Air Fryer Arno – Ultra – 4,2Lt

air-fryer-arno-melhor-air-fryer-2020-3-3

https://amzn.to/3sACxZc

Air Fryer Oster – Painel Touch Digital

air-fryer-oster-melhor-air-fryer-2020-3-4

https://amzn.to/2WbSvNc

Air Fryer Philco – Inox Redstone – 4,6Lt

air-fryer-philco-melhor-air-fryer-2020-3-5

https://amzn.to/3k8KJfy

Air Fryer Phillips Walita – Viva Black Edition

air-fryer-walita-melhor-air-fryer-2020-3-6

Melhor air fryer

https://amzn.to/3ka1MOi

Melhor Air Fryer 2021 – Melhor Air Fryer 2020

Se nenhuma das opções acima te agrada, você pode dar uma olhada nas mais vendidas da Amazon, clicando nesse link. Lá você pode conferir qual foi a melhor air fryer de 2020 e também ver se ela continua sendo a melhor air fryer de 2021.

Receitas Na Air Fryer

Confira abaixo algumas receitas ideias para serem preparadas na Air Fryer:

Almôndegas Na Air Fryer

Ingredientes

  • 500 gramas de carne moída (patinho)
  • 3 dentes de alho picado
  • 1/2 cebola branca picada
  • 2 colheres de sopa de cheiro verde
  • 1 colher de chá de páprica defumada
  • 1/2 pacote de caldo de carne em pó (opcional)
  • Sal à gosto
  • Pimenta do reino à gosto

Modo De Preparo

  • Em um recipiente, adicione a carne moída, os dentes de alho picado, a cebola branca picada, o cheiro verde, a páprica defumada, o caldo de carne, o sal e a pimenta do reinol. Misture todos os ingredientes com uma colher, até que fique uma massa homogênea. Se necessário utilize as mãos.
  • Pré-aqueça a Air Fryer por aproximadamente 5 minutinhos.
  • Com o auxílio das mãos, pegue pequenas porções da mistura e modele em formato de bolinhas. Reserve em uma bandeja.
  • Disponha todas as bolinhas no recipiente interno da Air Fryer, e programe o aparelho para uma temperatura de 200º C por 20 minutos.
  • Na metade do tempo, abra a Air Fryer e vire as almondega para que elas fritem por completo e fiquem bem douradinhas.

Batata Recheada Na Air Fryer

Ingredientes

  • 3 batatas inglesas grandes
  • Bacon picado a gosto
  • Queijo cheddar cremoso
  • Requeijão cremoso
  • Sal à gosto
  • Azeite de oliva

Modo De Preparo

  • Inicialmente lave e higienize bem as batatas, retirando pontinhos pretos, mas sem retirar a casca.
  • Com o auxilio de uma tábua de corte e uma faca afiada, faça cortes transversais na batata, sem cortá-la por inteiro, apenas profundo o suficiente para adicionar o recheio.
  • Quanto mais finas forem as fatias, melhor.
  • Tempere as batatas com o sal e as disponha na cesta interna da Air Fryer. Regue com um pouco de azeite e leve para fritar com o aparelho pré-programado em temperatura de 200º C por aproximadamente 20 minutos.
  • Após esse período, abra a Air Fryer, e adicione o recheio nas batatas, colocando o bacon, o cheddar cremoso e o requeijão dentro dos cortes das batatas.
  • Se quiser, pode regar com mais um pouco de azeite de oliva.
  • Depois, leve novamente a cesta para a fritadeira elétrica, e programe a máquina para uma temperatura de 200º C por cerca de 15 minutos.
  • Em seguida, é só servir ainda quentinha. Serve como entrada ou acompanhamento e é uma delícia.

Agora você tem todas as informações necessárias para adquirir a sua Air Fryer, suas vantagens, funcionalidades e benefícios. Teste agora uma dessas receitas!

A Cozinha Que Falahttps://acozinhaquefala.com.br
Se a sua cozinha falasse, o que ela diria? Aqui eu digo tudo! MUITO PRAZER, sou a Cozinha que fala! #cuisinenopopulê

Posts Recentes

Categorias Populares

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui