Sous Vide: Os 3 Melhores Modelos no Brasil

sous-vide-o-que-e-sous-vide-sous-vide-brasil

Se você está nesse artigo é porque já não é mais um iniciante no mundo da gastronomia e se interessa por Sous Vide. O interesse por essse método tem crescido muito ultimamente por isso esse artigo veio para te ajudar nessa nova jornada.

Se você está iniciando nesse mundo e deseja aprender tudo sobre Sous Vide, seguir a leitura na ordem vai te ajudar. Se você já conhece o método e quer ir direto aos modelos da lista de Top 3, pode utilizar nosso índice interativo abaixo:

O que é Sous Vide?

o que é sous vide
O resultado do Sous Vide é alimentos com uma textura e pontos de cozimento perfeitos! (Foto: Reprodução)

Sous Vide é um método de cozimento que envolve o uso de temperaturas precisas e controladas para produzir alimentos perfeitamente e uniformemente cozidos durante todo o tempo. Ele é sem dúvidas um dos métodos mais inovadores do mundo da cozinha. 

O processo de sous vide, como o próprio nome (‘sob vácuo’) sugere, envolve selar os alimentos a vácuo dentro de uma embalagem e colocá-los dentro de um “banho-maria”, onde eles lentamente alcançarão, mas não excederão, a temperatura desejada. 

Desta forma, os preparos são realizados de uma forma muito mais precisa. O ponto da carne e dos vegetais pode ser controlado sem que se perca textura ou sabor.

Como os alimentos estarão dentro da embalagem a vácuo, todos os sucos e temperos ficam concentrados e o sabor se acentua!. Após o preparo seus pratos podem ser finalizados por uma breve selagem, ao grelhar no fogo ou fritar por exemplo.

Porém, para que o processo funcione de forma adequada, é preciso contar com a ajuda de alguns equipamentos específicos. 

A máquina a vácuo é o primeiro deles e serve para embalar os alimentos e impedir a contaminação por bactérias. Vamos falar mais delas no final do post, com alguns exemplos de máquinas que indicamos.

Além disso, outro equipamento que essencial é o termocirculador, que assegura o controle preciso da temperatura durante o cozimento.

o que é sous vide
O que é Sous Vide? A reposta está nos tópicos abaixo. (Foto: Reprodução)

A grande verdade é que os Termocirculadores são cada vez mais um recurso para as cozinhas profissionais e amadoras. 

Mas ainda há muita dúvida quanto ao modelo ideal, visto que não temos muita informação no mercado. Não se preocupe, falaremos com detalhes sobre todos eles durante esse artigo.

Pensando nisso, e para te ajudar a encontrar o modelo ideal para que assim, você possa aproveitar todos os benefícios deste incrível método, elaboramos uma lista com informações importantes e alguns dos principais Termocirculadores do mercado brasileiro. 

Você vai encontrá-la logo abaixo.

Porque Cozinhar Sous Vide?

Devido à sua conveniência, precisão e sabor, o sous vide agora é popular entre, praticamente, todos os tipos de cozinheiros. 

Por muito tempo esse método foi utilizado apenas por restaurantes para fornecer resultados consistentes e de alta qualidade resultando em alimentos em pontos perfeitamente controlados, evitando o cozimento excessivo ou insuficiente. 

A grande verdade é que esta é uma ótima opção de economia de tempo para jantares e preparação de refeições, pois tudo pode ser embalado a vácuo e armazenado até que precise ser cozido.

No final, as temperaturas (geralmente médias) não danificam nenhuma parte do alimento e fazem com que todas as suas características naturais sejam mantidas.

Além disso, a união de medianas temperatura e longo período de tempo faz com que os temperos apareçam mais nos alimentos durante o cozimento.

Separamos um vídeo super legal do ChefSteps para você ver o método em prática:

Que equipamentos eu preciso para cozinhar Sous Vide?

Para que o processo funcione de forma adequada, é preciso contar com a ajuda de alguns equipamentos. 

A máquina a vácuo é o primeiro deles e serve para plastificar os alimentos e impedir a contaminação por bactérias.

Você pode encontrar exemplos de máquinas de selamento a vácuo clicando nesse link ou navegando até o final desse artigo onde apresentamos alguns modelos.

Você também precisará de um recipiente para armazenar bastante água caso queira fazer preparações grandes. Cubas de policarbonato são uma ótima nesse caso.

Outro item essencial é o termocirculador, que assegura o controle preciso da temperatura durante o cozimento.

Usar um termocirculador permite, inclusive, que você aplique essa técnica facilmente em casa.

E como falamos no início do artigo, escolher o termocirculador correto faz toda a diferença na preparação do alimento. 

Pensando nisso, e para te ajudar, listamos algumas das melhores opções de termocirculadores do mercado:

Os 5 melhores Sous Vide do Mercado em 2021

0. [O Líder do Segmento] Sous Vide Anova Nano Bluetooth

Eleito por muitos usuários como o melhor Sous Vide portátil do mundo, o Anova Nano Bluetooth é um show de equipamento.

Por isso que ele foi alçado a posição ZERO dessa lista, acreditamos que a Anova está a frente nesse mercado.

A marca carrega uma tecnologia desenvolvida ao longo de 10 anos de pesquisa. O Nano é um Sous vide compacto, preciso e silencioso.

Já o aplicativo da marca entrega receitas e tempos de cozimento precisos para os mais variados tipos de alimentos. Além disso, você pode controlar o equipamento 100% com ele e ter as suas preparações na palma da mão.

Quer ver o Anova Nano em ação? Dá uma olhada no vídeo abaixo:

O termocirculador da Anova Nano Bluetooth é definitivamente o toque de tecnologia certo para os seus novos pratos, esse cara com certeza não vai te deixar na mão.

Se você quer a investir em um aparelho tecnológico, que vá te trazer uma experiência completamente diferente e conectada na sua cozinha e não quer ficar procurando um monte por aí, o Anova NANO é um aparelho que indicamos de olhos fechados.

Ele é utilizado pela maioria dos chefs amadores e youtubers do segmento e o app da empresa tem crescido a cada mês, o que significa que muitas coisas legais ainda virão após a sua compra. Para mais detalhes, dá uma olhada na tabela abaixo:

Sous Vide Anova Culinary NANO
  • Resultados Perfeitos: Mantenha total controle na preparação dos seus alimentos. O Sous Vide de Precisão Anova Nano (pronuncia-se “su-vid”) circula a água na temperatura exata refeições perfeitamente cozidas. Use o aplicativo Anova para acessar milhares de receitas gratuitas e monitorar seu termocirculador no smartphone via Bluetooth.
  • Compacto e Poderoso: Quase 5 cm menor do que o Sous Vide Anova 1, o Nano é pequeno o suficiente para caber na gaveta da cozinha, mas poderoso o suficiente para preparar refeições para uma mesa de quatro pessoas. 
  • Componentes incluídos: 1 Sous Vide Anova Nano. Precisão de temperatura- +/- 0,1˚C (0,2˚F). Faixa de temperatura - 0˚-92˚C (32˚-197˚F)

1. [Escolha do Editor] Termocirculador Sous Vide, 110v, Preto, Easy Cook

O Termocirculador Sous Vide Easy Cook não é apenas um aparelho, mas sim uma técnica de cozimento completa. 

Este modelo é capaz de cozinhar carne e diversas receitas, o kit do equipamento contém uma bomba d’água, que faz a água circular para a temperatura ser homogênea. 

Além disso, você poderá contar com um termostato para controlar a temperatura da água. Que tal ver com seus próprios olhos um preparo de Ovo no Easy Cook? Dá uma olhada no vídeo da Spicy abaixo:

Essa é nossa escolha porque é simplesmente o melhor custo benefício dessa lista. Utilizamos o Easy Cook aqui no Cozinha que Fala e ele nunca nos deixou na mão.

Claro, ele pode não ter um background de coisas como os termocirculadores da Anova tem, mas pela metade do preço tá mais do que valendo! Para mais detalhes, dá uma olhada na tabela abaixo:

Termocirculador Sous Vide, 110v, Preto, Easy Cook
  • Temperatura ajustável
  • Desligamento Automático
  • Luz indicadora de funcionamento
  • Timer para até 99 horas
  • Suporte de fixação
  • 800 Watts de potência

2. [A Compra Da China] Termocirculador Sous Vide Max Vide PX7

Para quem quiser se aventurar no mundo das compras internacionais, o Sous Vide Max Vide PX7 pode ser uma boa opção.

O aparelho conta com 1800w de potência, quase o dobro da maioria dos termocirculadores do mercado brasileiro. Isso garante um aquecimento muito mais rápido da água e uma capacidade de recuperação de temperatura elevada.

Como nem tudo são flores, o frete um pouco mais demorado e a assistência técnica fora do Brasil podem ser um problema, porém, o seu preço um pouco mais baixo dos modelos top aqui no Brasil pode fazer a diferença.

Esse é um dos sous vides que nós não testamos aqui, somente fizemos uma pesquisa com pessoas que já haviam utilizado e requisitamos dados para o fabricante. Então não podemos atestar 100% o funcionamento.

Mas, todavida, continua sendo uma alternativa. Para mais informações, segue tabela:

Sous Vide Max Vide PX7
  • 【CICLOS TÉRMICOS UNIFORMES E RÁPIDOS】Sistema de Aquecimento de Água Super Rápido;
  • 【FÁCIL DE USAR】Nenhum equipamento adicional é necessário;
  • 【ALARME DE PROTEÇÃO E TEMPERATURA】Quando o nível da água estiver abaixo do nível mínimo, o Sous Vide irá parar de funcionar e alertá-lo. Um alarme também é emitido quando a temperatura atinge o ponto de ajuste desejado;
  • 【PÓS-VENDA】A empresa garante 100% do serviço pós-venda, se dispondo a responder qualquer problema em no máximo 24h.

3. [O Chique da Lista] Sous Vide Breville Cs10001 

Esse modelo é para quem gosta de tecnologia internacional e uma pitada extra de charme. O Sous Vide Breville alia uma alta conectividade com um tamanho compacto e uma super potência.

A parte negativa desse termocirculador é que ele é um pouco mais caro que os demais, chegando a custar mais de 5x o valor do nosso querido Easy Cook e saindo por praticamente o dobro do Sous Vide Anova (que é a considerada hoje a melhor marca desse tipo de equipamento no mundo).

O seu desempenho é muito bom mas não fica TÃO a frente assim de nenhum dos outros itens dessa lista.

Se o seu inglês está em dia, pode dar uma olhada no vídeo abaixo que mostra esse modelo funcionando:

Se você está procurando por um Sous Vide chique para dar um tcham a mais na sua cozinha, essa pode ser a sua escolha. Caso esteja procurando somente por bom aparelho com preço justo, essa pode não ser a sua melhor opção.

Breville Cs10001 Joule Sous Vide, Aço Inoxidável Branco/Inox Breville Cs10001 Joule Sous Vide, Aço Inoxidável
  • A menor e mais elegante ferramenta sous vide disponível no mercado.
  • Economiza espaço: com metade do tamanho de outras máquinas de sous vide, é pequeno o suficiente para caber em uma gaveta. Rede IEEE 802.11 b/g/n compatível com Wi-Fi de 2,4 Ghz
  • Aquece rapidamente: 1100 watts de potência para aquecimento de água hiper-rápido.
  • Resultados perfeitos: o recurso de cozimento visual no aplicativo Joule exibe exatamente como os alimentos cozinham. O jantar sai previsivelmente perfeito, todas as vezes. 
  • Pronto para Wi-Fi e bluetooth: Funciona com iPhone ou Android. Conecte-se apenas com Bluetooth ou cozinhe de qualquer lugar com Wi-Fi.

Outros Equipamentos Necessários para Utilizar o Método

Seladoras a Vácuo – Qual Escolher?

Seladoras a vácuo são equipamentos razoavelmente fáceis de comprar. Elas basicamente fazem a mesma função, porém, algumas podem ser mais “confortáveis”do que outras.

Existem seladoras a vácuo que já tem dispenser interno para líquidos. Isso ajuda muito na hora de fazer um confit por exemplo, pois dentro do saquinho sempre vai ter óleo e isso pode fazer uma lambança caso a seladora não sele rapidamente.

Pensando nisso, organizamos uma lista com alguns modelos legais para que você possa escolher de acordo com a sua necessidade. Vamos lá:

Seladora a Vácuo Eletrolux: https://amzn.to/3g540xh

Seladora a Vácuo AB Midia: https://amzn.to/2U9wtKw

Seladora a Vácuo Nutrichef: https://amzn.to/3ArIRVK

Seladora a Vácuo Nutrichef Intermediária: https://amzn.to/3fLluyv

Seladora a Vácuo Nutrichef Pro: https://amzn.to/2X5TtuN

Sacos para Seladora a Vácuo

Parece ser um detalhe bobo, mas ele faz toda a diferença na hora da sua preparação. Sacos preparados para Sous Vide tratam o calor de uma forma diferente.

Algumas Seladoras a Vácuo (como a Eletrolux) utilizam sacos específicos para suas seladoras, porém, a maioria aceita os sacos que são vendidos em rolos.

Você pode consultar alguns modelos de sacos para seladora a vácuo clicando nesse link.

Cubas de Policarbonato

Você pode utilizar o método Sous Vide onde quiser, desde que o seu termocirculador ou fonte de calor se adeque. Uma ótima opção nesse caso são as cubas de policarbonato.

Elas podem trazer muito mais praticidade e agilidade nas suas preparações. 

Você pode consultar alguns modelos de cuba clicando nesse link.

Perguntas e Respostas Sobre Sous Vide

O que é Sous Vide?

Sous Vide é uma técnica de cozimento francesa, criada nos restaurantes de alta gastronomia para cozinhar alimentos em temperaturas médias, com o auxílio de um termocirculador, conservando assim a textura e extraíndo mais sabor.

Para que serve o termocirculador?

O termocirculador serve para manter uma temperatura média estável em ambiente líquido, proporcionando assim o ambiente necessário para se cozinhar Sous Vide.

Quando surgiu o Sous Vide?

O Sous Vide surgiu nos resturantes de alta gastronomia na França, durante a Nouvelle Cuisine na década de 70. Se difundiu na década de 90 e se popularizou a partir dos anos 2000 com o surgimento dos termocirculadores portáteis.

Onde comprar Sous Vide no Brasil?

O melhor lugar para comprar Sous Vide no Brasil hoje é a Amazon.com.br. A loja oferece o modelo Anova NANO (líder de mercado) e também opção com ótimo custo benefício como o Easy Cook.

Conclusão – Termocirculador Sous Vide – O que é Sous Vide?

Como foi possível perceber durante a leitura do artigo, o Sous vide é sem dúvidas um dos métodos mais inovadores do mercado.

E não poderia ser diferente, afinal, o método de cozimento que envolve o uso de temperaturas precisas e controladas para produzir alimentos perfeitamente e uniformemente cozidos durante todo o tempo. 

Porém, como foi falado durante o texto, para que o processo funcione de forma adequada, é preciso contar com a ajuda de alguns equipamentos. 

E um destes itens considerado essencial é o termocirculador, que assegura o controle preciso da temperatura durante o cozimento.

A grande verdade é que os Termocirculadores são cada vez mais um recurso para as cozinhas profissionais e amadoras. 

No entanto, ainda há muita dúvida quanto ao modelo ideal, visto que temos muitas opções no mercado. 

Por isso, recomendamos que você salve este artigo e o utilize como um guia na sua próxima compra. 

Todas as dicas e informações passadas neste artigo vão te ajudar a fazer uma compra muito mais assertiva.

Dica da Cozinha: Se você quer investir ainda mais em utensílio para sua cozinha, não deixe de ler o nosso artigo – Guia de Panelas de Vidro A Cozinha Que Fala

Enfim, e você, gostou da nossa lista? Tem alguma sugestão que ficou de fora?

Dica da Cozinha: Se você gosta de sempre aprender, não deixe de ler o nosso artigo os 10 Melhores Livros de Gastronomia de 2021. Está imperdível!

Enfim, e você, gostou da nossa lista? Tem alguma sugestão que ficou de fora? 

Compartilhe sua opinião conosco nos comentários.

Até a próxima! 

Se a sua cozinha falasse, o que ela diria? Aqui eu digo tudo! MUITO PRAZER, sou a Cozinha que fala! #cuisinenopopulê

6 comments On Sous Vide: Os 3 Melhores Modelos no Brasil

Deixe uma resposta:

Your email address will not be published.

Site Footer