Quantos ml tem um Copo Americano?

quantos-ml-tem-um-copo-americano

Sempre vejo em receitas a medida de um copo americano, pode ser fácil quando se tem um em casa, mas eu (que não tenho um) sempre sofro para saber. Fui pesquisar quantos ml tem um copo americano e cheguei nas seguintes medidas.

O copo americano possui uma capacidade de 190 ml, quando medido da base até a borda. Se enchido até a marca de saliência no vidro, a medida é de 150 ml. Já foi divulgado de forma errada na internet que ele equivale a 250ml mas essa informação não procede.

O copo americano, também conhecido como copo lagoinha, é um famoso item bem presente nas cozinhas das residências mais tradicionais do país, em padarias, lanchonetes, bares, botecos e em restaurantes com aquela pegada bem brasileira.

Ele é popularmente conhecido como o melhor copo para tomar aquela cervejinha gelada ou um cafezinho com leite no café da manhã. Mas a sua utilidade vai muito além, ele pode também ser usado como medidor de ingredientes no preparo de receitas. Por isso, é comum querer saber quantos ml tem um copo americano.

Quantos ml tem um copo americano?

Confira abaixo algumas equivalências culinárias mais comuns utilizando o copo americano:

1 copo americano de:equivale a:
feijão100 g
arroz130 g
macarrão100 g
açúcar140 g
leite em pó90 g
quantos-ml-tem-um-copo-americano-1

Como surgiu o copo americano?

Apesar do que o seu nome sugere, o copo americano é na verdade de origem brasileira! Tudo começou no ano de 1947, quando a fábrica de louças Nadir Figueiredo que fica em São Paulo passou a produzir copos de vidro.

O nome “copo americano” ficou popular devido ao fato que a máquina utilizada na sua fabricação é americana. O dono da fábrica havia feito uma viagem aos Estados Unidos e lá adquiriu esse equipamento próprio para fabricação de copos.

Atualmente, ele é produzido por uma empresa americana, depois que a companhia de investimentos H.I.G. Capital comprou as ações da fábrica Nadir Figueiredo, no ano de 2019.

Para que serve o copo americano?

O copo americano possui muitas utilidades na cozinha. É perfeito para medir os ingredientes de diversas receitas. Mas atenção! O copo americano não é equivalente a uma xícara, que pode variar entre 200 ml a 250 ml, a depender do modelo. Portanto atente-se para esse detalhe e não erre o preparo do seu prato.

Além disso, o copo americano é geralmente usado para servir de uma maneira bem brasileira aquele delicioso cafezinho, o tradicional café com leite, sucos, e principalmente cerveja.

quantos-ml-tem-um-copo-americano

A popularidade do copo americano

Versátil, prático, acessível e muito resistente, o copo mais famoso da fábrica Nadir Figueiredo, ganhou muita popularidade ao longo do tempo! Começou a ser usado em bares, padarias, botecos, restaurantes e residências.

Os copos americanos produzidos pela Nadir Figueiredo possuem selo de autenticidade no fundo que é reconhecido internacionalmente. Curiosamente, nos anos 90 ele foi considerado o melhor copo para o consumo de cerveja.

Um fato interessante é que no ano de 2009 o copo americano ficou internacionalmente conhecido como um grande símbolo do Brasil ao ser exposto no Museu de Arte Moderna (MOMA) que está situado na cidade de Nova York, nos Estados Unidos.

Copo americano ou copo lagoinha?

Essa é uma dúvida comum sobre o nome correto para esse copo. Mas a verdade é que o copo lagoinha foi a primeira versão do copo americano no Brasil.

Esse é um nome muito popular na cidade de Belo Horizonte, capital mineira. E o motivo é que era um copo muito utilizado para servir cervejas em bares e botecos numa região muito badalada da cidade, o bairro Lagoinha.

A versão mais antiga do copo americano, o copo lagoinha, apresentava uma capacidade de 200 ml, diferentemente da versão atual do copo que possui a medida de 190 ml.

Se a sua cozinha falasse, o que ela diria? Aqui eu digo tudo! MUITO PRAZER, sou a Cozinha que fala! #cuisinenopopulê

Deixe uma resposta:

Your email address will not be published.

Site Footer