As 7 Melhores Panela de Pressão Elétrica em 2022

panela-de-pressao-eletrica

Um dos utensílios mais utilizados na cozinha é a famigerada panela de pressão. Ela é muito utilizada no preparo de alimentos que demandam um maior período de tempo para ficarem prontos.

Com o avanço da tecnologia, surgiu a panela de pressão elétrica, uma forma de deixar esse processo mais prático e simples.

A panela de pressão elétrica traz muitas vantagens. Confira abaixo as principais informações que você precisa saber para adquirir a sua. Caso queira pular diretamente para os modelos de panela, clique em “As Melhores Panelas de Pressão Elétricas Do Mercado” no índice abaixo:

[the_ad id=”1004″]

As Melhores Panelas de Pressão Elétricas Do Mercado

Abaixo você pode conferir uma lista com as principais opções de panelas de pressão elétrica disponíveis no mercado, organizadas por ordem de preço (da mais barata para a mais cara):

Mondial Pratic Cook 3L Premium

mondial-pratic-cook-3l-panela-de-pressao-eletrica
Mondial Pratic Cook 3L Premium

A panela de pressão elétrica Mondial Pratic Cook é a panela mais barata da nossa lista, porém, nem por isso deve ser subestimada.

Com controles fáceis e intuitivos essa panela já vem com 10 funções pré-programadas para facilitar ainda mais o preparo dos seus alimentos.

A panela também conta com a função “manter aquecido” que utiliza energia para manter os alimentos quentes após ficarem prontos sem extender o cozimento.

Com dupla válvula de segurança, essa panela de pressão elétrica garante uma limpeza fácil, assim como muita praticidade no uso e e ergonomia.

Acompanham colher, copo medidor e livro de receitas. Uso residencial, 700W de potência, 127V e 220V, 1 ano de garantia.

Para consultar o preço dessa panela ou para mais detalhes, clique no link: https://amzn.to/39sAugS

Tem um vídeo bem legal da Mondial mostrando como funcionam as suas panelas:

Mondial Digital Master Cooker PE-39

mondial-digital-master-cooker-pe-39-panela-de-pressao-eletrica
Mondial Digital Master Cooker PE-39

Realize várias receitas com praticidade com a Panela Elétrica Master Cooker Red 5L de Mondial. Ela é feita em aço inox vermelho, trazendo cor e sofisticação.

A panela de pressão elétrica mondial conta com 14 funções programáveis também contém um timer que permite programar as receitas e o uso até 24h antes.

São 5L de capacidade e o seu display digital ajuda a visualizar todas as funções, tempo e até temperatura atual da panela.

A parte de dentro é removível e antiaderente, o que vai te ajudar muito na limpeza. Pode ir na Lava Louça sem problemas. A panela possui tampa com alça ergonômica, térmica e com trava, garantindo sua segurança na hora de cozinhar.

Também acompanha colher e copo medidor.

Para consultar o preço dessa panela ou para mais detalhes, clique no link: https://amzn.to/3AyOPVb

Eletrolux Chef Digital PCC 20

eletrolux-chef-digital-pcc-20-panela-de-pressa-eletrica
Eletrolux Chef Digital PCC 20

O primeiro modelo intermediário dessa lista, traz várias tecnologias interessantes, entre elas o controle de pressão (alta, média e baixa.)

De construção robusta e sistemas completos de segurança, a PCC20 tem cabo elétrico removível e mais 10 dispositivos de segurança incluídos.

Segundo o fabricante, são eles: “Travamento automático da tampa, travamento mecânico da tampa, pino de verificação na tampa, controle de pressão, dispositivo de alívio de pressão, válvula de alívio de pressão, cobertura anti-bloqueio da válvula de pressão, termostato, fusível térmico e aviso sonoro na tampa”.

A panela de pressão elétrica eletrolux conta também com 15 receitas pré-programadas, 5,8Kg e pode ser adquirida tanto em 110v como em 220v.

Para consultar o preço dessa panela ou para mais detalhes, clique no link: https://amzn.to/3AAAzuW

Philco 6L Retrô PPP01BV

philco-retro-ppp01vb-6l-panela-de-pressao-eletrica
Philco 6L Retrô PPP01BV

Para quem gosta de qualidade e não abre mão do estilo na sua cozinha, a Philco Retrô PPP01BV é a panela de pressão elétrica perfeita.

Um visual lindo feito em vermelho, pensando 4,58kg a Philco Retrô traz 13 opções de programação facilitando o preparo dos alimentos mais utilizados nesse tipo de panela.

Com mais de 9 sistemas de segurança, a panela desliga sozinha e alivia a pressão ao detectar superaquecimento. Caso a panela detecte que foi ligada sem alimento ou ultrapasse a pressão previamente configurada, também desliga automaticamente.

O modelo também acompanha espátula e copo medidor. Indicamos para quem não precisa de uma panela extremamente robusta e quer deixar a sua cozinha bonita e moderna.

Para consultar o preço da panela de pressão elétrica philco ou para mais detalhes, clique no link: https://amzn.to/3nX5LkF

Quer conhecer a Philco Retrô? Assista o vídeo abaixo:

Arno PP01

arno-pp01-panela-de-pressao-eletrica
Arno PP01

A Arno aposta na robustes para trazer um modelo simples e eficiente ao mercado.

A Pp01 não conta com visor digital e tem seus controles todos organizados em um seletor redondo que se encontra no centro da panela.

Porém não se engane com sua simplicidade, a panela tem capacidade para 5L e contém 7 ótimos programas de cozimento pré-configurados para te ajudar a não perder o ponto em nenhuma preparação.

A sua cuba tem revestimento antiaderente e a panela toda pesa 4,5kg, o que facilita o seu transporte e armazenamento. Também acompanha copo medidor, espátula, li vro de receitas, manual de instruções e certificado de garantia.

Para consultar o preço dessa panela ou para mais detalhes, clique no link: https://amzn.to/3lI77Nu

Midea Multicooker Exclusive 6L

midea-multicooker-exclusive-6l-panela-de-pressao-eletrica
Midea Multicooker Exclusive 6L

Se você procura por uma panela “custo-benefício” e que vai durar para o resto da vida com qualidade e modernidade, você pode estar procurando pela Midea Multicooker Exclusive.

Com capacidade total de 6L, essa panela de pressão elétrica da Midea traz 6 funções super úteis como: esterilizar, assar, fritar, refogar, cozimento lento e iogurte.

Além opções de receitas prontas para ingredientes como carne, frango, feijão, arroz e sopa.

Você pode escolher o tempo da sua receita e até o ponto de sua preferência! Isso torna a Midea Multicooker Exclusive uma panela de pressão elétrica moderna e útil no dia a dia da cozinha.

Seu valor é um pouco superior as outras dessa lista, porém nitidamente ela conta com funções que vão além. Se você está procurando por qualidade e um aparelho durável, essa é a escolha certa.

Para consultar o preço dessa panela ou para mais detalhes, clique no link: https://amzn.to/2XAv7d0

Phillips Walita Viva Digital 5L

philips-walita-viva-digital-5l
Phillips Walita Viva Digital 5L

Chegamos a opção mais cara dessa lista, a Philips Walita Viva Digital tem capacidade para 5L e um design lindo que cabe em qualquer cozinha, das retrôs até as modernas.

Com diversos dispositivos de segurança, essa panela também tem programação de receitas no período de 24h. Isso quer dizer que você pode sair de casa pela manhã e deixar seus ingredientes na panela programados para ficarem prontos exatamente na hora que você chega em casa.

A panela traz a programação de arroz pronto em 3 minutos, o que é realmente surpreendente. Sua cuba também é removível, facilitando assim a limpeza.

Seu preço é realmente acima das demais mas a fabricante garante que essa é a panela mais durável do mercado.

Para consultar o preço da panela de pressão elétrica walita ou para mais detalhes, clique no link: https://amzn.to/3hZJQWd

Como Funciona a Panela de Pressão Elétrica?

O princípio de funcionamento da panela de pressão elétrica é o mesmo da panela de pressão comum, em que o vapor contido dentro da panela cria uma grande pressão no interior, aumentando a temperatura e reduzindo o tempo de cozimento dos alimentos.

A grande diferença se encontra na fonte de calor usada para esquentar a panela. Na panela de pressão convencional, utiliza-se o fogo proveniente da chama do fogão a gás.

Já na panela de pressão elétrica, como o próprio nome diz, a fonte de calor é a eletricidade que vem da rede elétrica.

A panela de pressão elétrica possui uma tampa hermética que garante que o vapor não irá escapar durante o preparo do alimento.

Em seu circuito básico, encontra-se uma resistência que é aquecida pela passagem de corrente elétrica, fazendo com que a panela esquente.

Além disso, a panela de pressão elétrica também possui sensores térmicos que controlam a passagem de corrente e impedem que a resistência se aqueça mais do que o necessário, impedindo também que a panela superaqueça causando danos ao circuito interno e ao alimento.

Outras funcionalidades presentes na panela elétrica de pressão são as possibilidades de programações disponíveis, que permitem controlar o tempo de cozimento, programar o horário de desligamento da panela, controlar a temperatura a depender do tipo de alimento, e entre outras possibilidades.

E para quem tem receio de utilizar uma panela de pressão convencional, a panela de pressão elétrica é ideal pois é equipada com dispositivos que garantem a segurança durante o preparo dos alimentos.

Como Utilizar A Panela de Pressão Elétrica?

Para utilizar a panela, basta colocar os ingredientes em seu interior, como faria normalmente com uma panela de pressão convencional.

Em seguida, feche a panela com a tampa e posicione a válvula para criar a pressão.

Observe as funções e escolha aquelas que estão de acordo com o preparo do seu alimento, podendo ser tanto as funções já pré-programadas ou você mesmo estabelecer os parâmetros de tempo e pressão adequados.

Assim que a panela pegar pressão, a tampa irá travar automaticamente, reduzindo os riscos de escape de vapor, e só pode ser aberta após o fim do cozimento.

Quando o preparo é concluído e a panela é desligada, a pressão escapa pela válvula.

Funções da Panela

As funções presentes nas panelas de pressão elétrica variam de marca para marca.

Algumas são mais simples, com poucos comandos, e por isso mais baratas. Outras são mais complexas, com funcionalidades que vão desde o ajuste de tempo e temperatura até comandos pré-estabelecidos a depender do tipo de alimento a ser preparado.

As panelas de pressão elétrica, diferentemente das panelas de pressão convencionais, servem para o preparo de outros tipos de alimentos, não apenas feijão, como por exemplo, arroz integral, macarrão de panela, ensopados, sopas, carnes, legumes cozidos, e entre outros.

As principais funções da panela de pressão elétrica são:

  • A função timer, ou tempo, em que é possível programar um tempo pelo qual o alimento será cozido. Após o tempo, a panela se desliga sozinha. Isso torna o preparo mais prático, pois você pode se ausentar enquanto a comida está sendo preparada.
  • A função aquecer, que pode ser acionada após o preparo dos alimentos para que ele se mantenha quentinho até o momento do consumo. Em alguns modelos, a refeição se mantém aquecida por até 12 horas.
  • É possível também ajustar os níveis de pressão a depender do alimento, se ele for mais leve ou mais pesado, o que pode reduzir o tempo de preparo.
  • A panela de pressão elétrica também pode ser usada para outros tipos de preparo, sem necessariamente utilizar a pressão, como refogar, assar ou fritar alimentos.
  • Alguns modelos possuem também a função de esterilizar.

[the_ad id=”1020″]

Configurações Importantes Na Hora De Escolher

No momento em que for adquirir a sua panela de pressão elétrica, é interessante que você observe alguns aspectos importantes, de forma que o modelo escolhido atenda às suas necessidades na cozinha:

A Capacidade Da Panela de Pressão Elétrica

As panelas de pressão elétricas disponibilizadas no mercado têm sua capacidade nominal variando entre cerca de 3 a 6 litros. A capacidade nominal diz respeito à capacidade total do interior da panela.

Já a capacidade efetiva é a capacidade utilizável, ou seja, quantos litros de água ou alimento a panela suporta para funcionar perfeitamente e com segurança.

A depender das suas necessidades, a capacidade da panela é um fator importante a ser levado em consideração. Seja para alimentar uma grande família ou realizar o preparo de receitas em maior quantidade, ou refeições mais pesadas como feijão, sopas e feijoadas, o ideal é a panela de 6 litros.

Já a panela de 3 litros de capacidade permite preparos mais rápidos e mais simples, e é o modelo ideal para quem mora sozinho, por exemplo, ou para preparar refeições para uma ou duas pessoas.

Para uma família média, de até quatro pessoas, por exemplo, uma panela de aproximadamente 4,5 litros é suficiente. Lembrando que para um mesmo modelo, quanto maior a panela, mais cara.

Como Funciona A Potência Da Panela

A potência é definida como a capacidade de realizar trabalho. No caso da panela de pressão elétrica, quanto maior a potência, menor será o tempo de preparo dos alimentos pois a panela terá maior capacidade de trabalho. Já se a potência não for muito grande, mais demorado será o processo de cozimento.

Ou seja, a potência da panela de pressão elétrica irá definir o tempo necessário para preparar os alimentos. E ela pode variar conforme a marca, o modelo e o tamanho da panela.

Nos modelos disponíveis no mercado, a potência varia entre 700 W para as panelas menores com cerca de 3 litros, a 1000 W para as panelas maiores, como as de 6 litros de capacidade.

[IMPORTANTE] A Segurança Da Panela

É interessante observar, no momento da compra, os dispositivos de segurança da panela de pressão elétrica. Esses dispositivos incluem sistemas interno e externos como:

  • Alças antitérmicas que evitam queimaduras durante o manuseio e facilitam a abertura da panela
  • Válvula de pressão por onde o ar pode escapar com segurança após o preparo
  • Tampa com travamento mecânico e automático para que não abram durante o cozimento, evitando o escape do vapor
  • Dispositivo para impedir o entupimento da válvula
  • Coletor de vapor
  • Botões para ajustar a intensidade da pressão a depender do tipo de alimento e do tipo de preparo
  • Desligamento automático da panela, de forma a evitar que a comida queime
  • Termostato para a regulação da temperatura interna da panela
  • Controle de pressão para evitar explosões

O Tipo De Painel

Talvez não seja o tipo de painel seja o mais levado em consideração na hora da escolha, pois pode dificultar ou facilitar o manuseio, a depender da pessoa. O painel indica as configurações para cada preparo, o tempo de cozimento, se a panela está ligada ou não, bem como indica a presença ou não de pressão em seu interior.

Nos modelos de panela de pressão elétrica com painel analógico, existe um grande botão giratório no meio, por onde podem ser feitas as regulações desejadas. Já no painel digital, semelhante ao do micro-ondas, há a presença de um visor por onde são exibidas as configurações de acordo com a escolha das funções, como tempo e pressão.

Nas panelas com painel digital, é comum encontrar funções de preparo pré-estabelecidas, como feijão, carnes, sopas. Através dele é possível também escolher outras formas de preparo, como refogar e fritar. Além disso, pode-se ativar ou desativar a função de aquecer o alimento após o cozimento.

Já nas panelas com controle analógico, essas funcionalidades são um pouco limitadas, e os comandos são feitos pelo controle de tempo, geralmente entre 0 e 60 minutos. Algumas panelas de painel analógico também possuem funções para outros tipos de preparo, como refogar, fritar e aquecer.

Ambos os tipos de painéis oferecem praticamente os mesmos recursos, com a diferença que as panelas de pressão elétrica com painel analógico tendem a ser mais baratas.

[the_ad id=”1014″]

Vantagens E Desvantagens da Panela de Pressão Elétrica

No mercado é possível encontrar vários tipos de utensílios em versões elétricas, com a panela de pressão não é diferente. Mas quais seriam as vantagens de se adquirir uma? Confira abaixo:

  • Praticidade: com a panela de pressão elétrica, você não precisa estar sempre por perto para garantir que o alimento não vai queimar, verificando se o ar está escapando ou se a pressão está muito alta. Ela faz todo o processo sozinha, de forma pré-programada.
  • Versatilidade: nela é possível cozinhar vários tipos de comida, não apenas feijão, como muitos pensam, mas também outros preparos que normalmente não são feitos na panela de pressão convencional, além de ser possível fritar, refogar e aquecer o alimento.
  • Silenciosa: a panela de pressão elétrica, diferente do modelo convencional, não produz o famoso chiado quando pega pressão, apenas um pequeno ruído quase imperceptível.
  • Menor tempo: a depender da potência da panela de pressão elétrica, um cozimento comum é feito em muito menos tempo que a panela de pressão convencional, reduzindo o tempo de preparo. Além disso, o tempo é otimizado uma vez que você pode fazer outras coisas enquanto ela prepara seu alimento.
  • Segurança: quem nunca teve medo da panela de pressão explodir? É um pensamento comum e necessário, já que de fato as panelas de pressão convencionais oferecem esse risco se mal utilizadas. Já as panelas elétricas possuem sistemas de segurança para evitar esse tipo de situação perigosa.
  • Fácil de limpar: após o preparo, é possível retirar apenas o recipiente interno da panela e lavar com esponja macia e detergente neutro. Os recipientes geralmente são antiaderentes pelo material com que são fabricadas, o que evita que o alimento grude e facilita a limpeza.
  • O alimento não queima: com o sistema inteligente de controle de tempo e temperatura, o alimento não queima, pois, a temperatura é regulada pelo termostato, impedindo que ela aumente sem parar. E o controle de tempo permite que a panela desligue automaticamente após o preparo, impedindo que queime.
  • Maior controle: com a panela de pressão elétrica você consegue ter um maior controle sobre o preparo do alimento, escolhendo parâmetros como nível de pressão e tempo de cozimento, fazendo com que você possa prever o resultado final do cozimento, de acordo com suas necessidades.
  • Maior economia: além de não gastar o gás, ela também não gasta muita energia, apesar da sua resistência interna. Como a panela é hermeticamente fechada, a pressão é rapidamente atingida. O termostato logo faz o controle da temperatura e a corrente elétrica circula menos, gastando menos energia.

A Panela De Pressão Elétrica Vale A Pena?

Se você deseja maior praticidade no preparo de refeições mais elaboradas ou que demandam maior tempo, vale a pena sim adquirir a sua panela de pressão elétrica.

Com ela você pode controlar melhor o seu tempo, cozinhar com segurança e aproveitar a versatilidade desse produto.

Se a sua cozinha falasse, o que ela diria? Aqui eu digo tudo! MUITO PRAZER, sou a Cozinha que fala! #cuisinenopopulê

1 comments On As 7 Melhores Panela de Pressão Elétrica em 2022

Deixe uma resposta:

Your email address will not be published.